OBSERVATÓRIO - 05/11/2014

terça-feira, 04 de novembro de 2014

Hoje é dia

  • Nacional da Cultura e da Ciência
  • do Técnico Agrícola
  • Mundial do Radioamador
  • Mundial do Técnico em Eletrônica
  • da Prevenção contra Doenças do Coração


O dia

Há 32 anos era inaugurada a usina hidrelétrica de Itaipu. Ela tem capacidade de geração de 14 mil megawatts. Com apenas uma de suas 20 turbinas a usina é capaz de abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes.

 

Eternamente, Tim Maia

O cinema nacional vem crescendo de forma constante. Além de investir nas comédias e no romance, algo que fazemos muito bem na TV com os seriados e novelas, as cinebiografias nacionais também começam a ganhar seu espaço com respeito. O filme que conta a vida de Tim Maia é mais um daqueles que mostram o ser humano por detrás do ídolo.

Baseado na excelente obra de Nelson Motta, o filme não supera o livro, mas tem grande qualidade. Haverá a discussão que nenhum filme será melhor que um livro que lhe dá base. Nesse ponto de vista, o filme cumpre então o seu papel.

Desde criança sou fã das músicas de Tim Maia. Sem influência familiar. Gostava do gingado, do soul, das letras profundas e da voz marcante. Até hoje, ouço Tim Maia com gosto. Suas músicas permanecem frequentes nas festas, nos karoakês. Tudo isso, 16 anos após a morte do cantor. Música de qualidade é assim — fica!

Vale a pena conferir o filme que não pinta Tim nem como vilão, tampouco como herói. Apenas um gênio indomável, controverso como esses grandes talentos que só nascem de cem em cem anos. Possivelmente, você sairá do cinema sentindo falta de uma ou outra canção. Pudera, em meio a tantas obras primas. De certo, sairá cantando muitas músicas do rei do soul, com ansiedade para ouvir Tim no carro e em casa. Afinal, o gordinho recusava-se a si mesmo, mas o talento e a história nunca lhe viraram as costas. Tim permanece!  


Taxa de visita técnica proibida

A partir de agora, está proibida a cobrança da taxa de visita técnica ao consumidor no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o texto sancionado pelo governador, as empresas prestadoras de serviços ou técnicos autônomos ficam proibidos de cobrar a taxa quando o orçamento for aprovado e o serviço contratado. Os infratores estão sujeitos às penalidades contidas no Código de Defesa do Consumidor. 


Febre aftosa

Novembro é mês da segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. A estimativa é que sejam vacinados mais de 860 mil animais que se encontrem nesta faixa etária no Estado do RJ.


Vestibular Cederj

Após serem prorrogadas, terminam hoje, 5, as inscrições para o concurso do Vestibular para o primeiro semestre de 2015 do Cederj. Em Nova Friburgo, oportunidades para os cursos semipresenciais de Letras, Biologia, Pedagogia, Geografia e Segurança Pública.   


Cerveja (1)

Nova Friburgo estará presente no maior festival de cerveja do mundo, o ‘Mondial La Bière’. O evento acontece entre os dias 20 e 23, no Rio de Janeiro. Na ocasião, será lançada a Rota Cervejeira Serra Verde Imperial. O espaço reunirá grandes rótulos e personalidades do segmento, com cervejas exclusivas e que ainda não são distribuídas no Brasil, como as cervejas artesanais de Nova Friburgo.


Cerveja (2)

As cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim se uniram para criar a Rota Cervejeira, um passeio para conhecer o processo de produção da bebida preferida do brasileiro. O circuito interliga 10 micro e grandes cervejarias, além de bares e pubs que produzem a própria bebida. O projeto Rota Cervejeira já foi apresentado ao Ministério do Turismo e à Secretaria de Turismo do Estado.

 

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu...

- Motos respondem por 76,7% dos inválidos no trânsito

- Governo venezuelano assina convênio com o MST

- Casa onde Hitler nasceu não acha inquilinos e dá prejuízo

- Band confirma saída de Marcelo Tas do time do CQC

- Sônia Braga processa Globo por direito autoral de Dancin’ Days


Palavreando

São as pessoas as plataformas que nos lançarão ao céu, são as pessoas que testemunharão e perpetuarão aquilo que somos e fazemos.

 

Já é Natal... Quando a música de um conhecida rede de varejos toca na TV, todos já sabem que o Natal se aproxima.

Os shoppings também acusam a chegada do Natal com seus enfeites. No Cadima, o Natal está chegando

e já é possível observar os primeiros enfeites da grande data 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.