Observatório - 05/11/2013

quarta-feira, 06 de novembro de 2013

Hoje é dia

  • Nacional do riso
  • Nacional do Amigo da Marinha do Brasil.


O dia

Em 6 de novembro de 1986, o Conselho Federal de Educação (CFE) aprovou resolução que mudava currículos escolares. A disciplina Comunicação e Expressão passou a se chamar Português e Matemática deixou de fazer parte da área de Ciências.

 

Cultura é multiplicidade

Nesta terça, 5, foi celebrado o Dia Nacional da Cultura. O dia foi escolhido por ser a data de nascimento de Rui Barbosa, uma das mentes mais privilegiadas que esse país já teve, na só pela inteligência, mas pela sensibilidade em crer que um país só muda quando investe em educação e cultura. 

O que é cultura? Não tenho a pretensão de responder a tal pergunta que de certo possibilita monografias extensas, livros e estudos muito apurados. No entanto, tenho convicção de que cultura é tudo aquilo que um povo produz. Nesse foco, afirmo e reafirmo que não há cultura melhor ou pior. Toda produção cultural deve ser respeitada, ainda que possa ser rechaçada por um e não por outro. Com respeito, toda liberdade deve ser louvada e isso é cultura.

Prezo a multiplicidade cultural. Pleonasmo em meu ver colocar multiplicidade ao lado de cultura, afinal a cultura é por si só múltipla. Prezo ainda mais o dever de que se garanta o acesso de todos à cultura. O grande desafio é incluir as pessoas para a cultura, como platéia e também como protagonista. Experimentar - vendo e fazendo.

Nova Friburgo está em um processo de retrocesso no campo cultural. Se não fosse pelos produtores independentes, Nova Friburgo não estaria respirando cultura. No campo mais importante que é o de formação e inclusão, vemos atividades de particulares isoladas sendo realizadas. Isso entristece, porque uma cidade que não investe em cultura, não prioriza gente. Uma cidade que não prioriza cultura, não acredita em gente.

Salve, portanto, todas as nossas expressões culturais, das bandas centenárias aos grupos de Folia de Reis. Dos corais de idosos aos grupos de samba e pagode. Dos artistas do pincel aos dos palcos teatrais. Todas as formas e modos. Todos que mantém viva a nossa história e constroem novas histórias a partir dos hábitos que alimentamos e do jeito que inspiramos a vida. 


Engenharia Civil em Nova Friburgo

A Universidade Estácio de Sá de Nova Friburgo oficializa que oferecerá a partir do próximo semestre um novo e aguardado curso pela região: Engenharia Civil. Atualmente, oferece os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção. Alguns alunos, inclusive, iniciaram curso de engenharia de olho na possibilidade de Engenharia Civil, que agora se concretiza.


Medicina em Nova Friburgo

Enquanto o curso de Medicina pela UFF não chega e promete ainda uma estrada longa pela frente, a Estácio de Sá já traça planos para trazer seu curso de medicina para Nova Friburgo. Por ser privada, a caminhada para a Estácio pode ser mais curta. A atual direção já está empenhada nesse objetivo, mas não confirma oficialmente a empreitada.   


Técnico em Defesa Civil

Já no Cefet, com base na lei que criou Estatuto Nacional de Defesa Civil, serão iniciadas na semana que vem as conversas para a criação do primeiro curso técnico superior de Defesa Civil. A ideia ainda é embrionária, mas já surge com força na instituição e por seus idealizadores políticos.          

 

Friburguense

Dia 25 é data confirmada de representação dos jogadores do Friburguense que participaram da Copa Rio. Além deles, devem se apresentar ao técnico Gerson Andreotti, os jogadores que estavam emprestados ao Macaé. Na primeira parte da pré-temporada já visando o Estadual, os trabalhos físicos devem ser prioritários.  

 

Salão Bossa Nova de Moda

O polo de moda íntima de Nova Friburgo participa até sábado, 9, no Pier Mauá, na 2ª Edição do Salão Bossa Nova de Moda e Negócios. Criado a partir da unificação do Rio-à-Porter e do Fashion Business, o evento fortalece a cadeia produtiva de moda no estado do Rio de Janeiro. Pequenas e grandes empresas do polo de moda de Nova Friburgo apresentam as apostas para o inverno 2014.


Luau TV

Está confirmada a mudança de direção da Luau TV, canal 5 da TV a cabo local. A Universidade Candido Mendes já assumiu a emissora com o objetivo de manter a atual programação e incrementá-la com novos programas. No próximo dia 11 está confirmada a festa que celebrará cinco anos do canal de Tati Zavolli e cia.


Palavreando

Seguir adiante não significa que você esquecerá aquela pele e aquele beijo, tampouco deixará de se lembrar daquela conversa ou daquele abraço.

 

Todos os caixas eletrônicos da agência da Alberto Braune da Caixa estavam assim, desligados, desde domingo, 3, e por toda

a segunda, 4. Os serviços dentro da agência também estiveram prejudicados, sem atendimento. Tudo por conta da falta

de conexão com a internet. A agência alegou que a Oi estava trocando o cabeamento      

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.