Colunas
Observatório - 05/06/2014
quinta-feira, 05 de junho de 2014

Parado há alguns meses, o chafariz da Praça Dermeval Barbosa Moreira deve voltar a funcionar em breve. Ganhará, inclusive, uma remodelação total, com recursos do governo do estado. Além da recuperação em si, o projeto prevê decks nas suas laterais contrárias às bandeiras, para exposição de flores
Hoje é dia
- Mundial do Meio Ambiente
- Mundial da Ecologia
O dia
Em 5 de junho de 1947, os Estados Unidos anunciam o Plano Marshall, com a finalidade de recuperar os países economicamente destruídos pela Segunda Guerra Mundial.
Somos todos um
Quando somos todos um? Apenas na Copa do Mundo? Em Nova Friburgo, parece que nem mesmo em Copa do Mundo. Por aqui, o clima do maior evento mundial ainda é frio como as temperaturas da cidade. Poucas ruas enfeitadas. Raros, para não dizer inexistentes, os incentivos públicos para que a cidade se vista de verde e amarelo.
Nas redes sociais, uma sátira chamou a atenção. Diz: "Ivete Sangalo, Munhoz e Mariano, Zeca Pagodinho, Jorge e Mateus, Claudia Leitte e artistas locais agitam a Praça Dermeval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, antes e depois dos jogos da seleção brasileira. Todos esses shows no mesmo telão em que os jogos serão transmitidos”.
Brincadeiras à parte, causa pavor a falta de ação no município, que perdeu a sua capacidade de aproveitar as oportunidades. Parece existir um movimento de envelhecimento da alma friburguense. Algo que não tem nada a ver com idade. Há um empobrecimento cultural como o fecho ao cerco, para não dizer perseguição aos músicos da cidade. Avalio como falta de equilíbrio certas decisões que precisam ser tomadas, mas com menos acidez e mais sensibilidade.
Que sejamos todos um na Copa do Mundo e também nas batalhas pelo que queremos: comida, diversão e arte, como diz a música do Titãs.
Tenho sido tomado por uma angústia coberta de aflição pela completa ausência de espírito coletivo. Nova Friburgo precisa cuidar melhor de seus filhos e os filhos de Nova Friburgo precisam cuidar melhor de sua cidade. Como um todo. Sendo, de fato, todos um!
Auxílio na Copa (1)
Com o início da Copa do Mundo no Brasil em breve, o Procon Estadual preparou uma cartilha com orientações sobre o funcionamento dos táxis no Rio de Janeiro e os direitos dos usuários do serviço. Foram impressos 50 mil exemplares da cartilha, dos quais 10 mil estão escritos em inglês e 10 mil em espanhol.
Auxílio na Copa (2)
As cartilhas começarão a ser distribuídas a partir desta sexta-feira, 6, quando será dado início ao esquema especial preparado para atendimento dos consumidores na Copa do Mundo. Profissionais do órgão atenderão às denúncias e reclamações, além de tirarem dívidas sobre relação de consumo, na Rodoviária Novo Rio, no Porto do Rio de Janeiro e nos aeroportos Tom Jobim (Galeão) e Santos Dumont.
Operação Novo Rio
Mais de 1,5 milhão de pessoas devem passar pela Rodoviária Novo Rio, a principal do estado, durante a Copa do Mundo. A previsão é de que haja aumento de 40% na quantidade de turistas estrangeiros. Para reforçar a segurança neste período, foi lançada uma ação conjunta entre a concessionária e o governo do estado com aumento no efetivo de policiais do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e vigilantes na fiscalização interna do terminal.
Prêmio Firjan Ação Ambiental
Uma empresa de Nova Friburgo foi contemplada com menção honrosa no Prêmio Firjan Ação Ambiental. Em sua segunda edição, a comissão julgadora concedeu menção à Elas Ecomodas por se destacar na categoria Reciclagem. A empresa de Nova Friburgo transforma os carretéis de linha de costura industrial em vasos de mudas para replantio da Mata Atlântica, e os retalhos de algodão e papelão em composto orgânico.
Dia do Meio Ambiente
Dia do Meio Ambiente não passa em branco em Nova Friburgo, que terá uma programação especial com uma série de atividades na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. A programação tem início às 10h e se estende até as 17h30. A organização é da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Agenda 21 Local.
Flores
Dados divulgados pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio) revelam que o número de produtores de flores cresceu 49% nos últimos cinco anos no Estado do Rio, passando de 686 para 1.020. Além de ocupar as áreas já tradicionais de produção, como os municípios das regiões Serrana e Metropolitana, a atividade está se expandindo para o interior do estado. Nova Friburgo é a principal responsável pelo título.
Circo Volante (1)
As companhias Circo no Ato e Circo da Silva e o Coletivo Instrumento de Ver estarão em Bom Jardim, desta quinta, 5, até o dia 15 de junho para dar vida ao projeto Circo Volante. Artistas de teatro, música, dança e malabares fazem espetáculos que terão preços populares e capacidade para até 500 espectadores. Metade das entradas será distribuída em escolas públicas, organizações e grupos sociais.
Circo Volante (2)
Bom Jardim é o terceiro município a receber o Circo Volante, realizado através de parceria firmada entre o Circo Crescer e Viver, o governo do estado, a Secretaria Estadual de Cultura e a Petrobras. Até o fim do ano, vai percorrer dez cidades do estado. Nova Friburgo não está no roteiro. Bom Jardim é o único município da região a receber o projeto.
Palavreando
Não há texto perfeito, como não há artigo inútil. Aquilo que não diminui — acrescenta.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário