Colunas
Observatório — 05/05/2016
Hoje é dia
- do campo
- Nacional das telecomunicações
- Nacional do expedicionário
- de rondon
- da comunidade
O dia
Em 5 de maio de 1955, Estados Unidos, França e Inglaterra encerraram a ocupação na Alemanha Ocidental, e a República Federal da Alemanha voltou a ser um estado soberano.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Cinco presidentes das 25 comissões internas da Câmara Federal são investigados
- Amigo pessoal de Lula revela que ex-presidente está deprimido
- Empresa de biotecnologia vai tentar trazer 20 mortos de volta à vida
- Brasil verá mini eclipse de Mercúrio com o Sol em plena luz do próximo dia 9
- Caetano Veloso avalia que funk e sertanejo universitário são a nova Tropicália
Palavreando
Amores impossíveis não podem ter textos coerentes, tampouco frases que se encontram, é desespero e fascinação, mas nunca um desperdício.
Precisamos falar de Nova Friburgo
Nem a nós nos salvamos e ousaremos salvar o Brasil? É difícil sair do foco da pauta nacional. Nas esquinas, nas ruas, em qualquer roda de conversa de amigos ou mesmo grupos de estudos a análise é uma só: a crise política nacional e a crise econômica. É impeachment pra cá, impeachment pra lá, e está passando batido aquilo que acontece debaixo do nosso nariz.
A crise do estado e a crise de Nova Friburgo, que perduram já algum tempo, não estão sendo tratadas pelas ruas como deveriam. Não desmerecendo a narrativa nacional, mas precisamos falar de Nova Friburgo, ainda mais num ano em que a cidade escolherá seus representantes para os próximos quatro anos, para a simbólica época dos 200 anos de fundação de Nova Friburgo.
Há uma série de problemas que se perfilam no dia a dia local, e a preocupação do discurso só está em Brasília. Ou falamos de Nova Friburgo ou pegaremos emprestado problemas que não estão no espectro de nossas resoluções.
Nem a nós nos salvamos e ousaremos salvar o Brasil? Nova Friburgo precisa se olhar para se resolver. A mudança global começa no local, então mãos às obras agora, antes que seja mais tarde ainda.
Tocha Olímpica
Dois servidores públicos friburguenses estão entre os 50 selecionados pelo Governo do Rio de Janeiro para carregar a Tocha Olímpica. Eles venceram a campanha Servidores que Valem Ouro. Eles superaram 805 candidatos de 52 municípios fluminenses. A cidade do Rio de Janeiro é a com maior número de selecionados (32). Nova Friburgo vem em segundo com dois.
Licença-paternidade (1)
A licença-paternidade no serviço público está ampliada para 20 dias. De acordo com a decisão, a licença-paternidade ampliada será concedida ao servidor público que pedir o benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento ou a adoção da criança e terá duração de 15 dias, além dos cinco dias já concedidos. Nos casos de adoção, o decreto considera criança a pessoa de até 12 anos de idade incompletos.
Nova grade do ensino médio (1)
O Ministério da Educação (MEC) lançou a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular, atendendo às críticas em várias áreas, como História e Língua Portuguesa, e dando um novo perfil aos ensinos infantil e médio. O texto agora segue para discussão e a previsão é de que até 24 de junho a versão definitiva esteja pronta.
Nova grade Ensino Médio (2)
Se o cronograma for seguido à risca, a versão final poderá começar a ser adotada no próximo ano. Mas, no primeiro momento, apenas pontos específicos seriam colocados em prática, com mudanças pedagógicas pontuais. O conteúdo do documento deverá estar totalmente presente nos currículos das escolas somente em 2018.
Major Fábio Gonçalves
Carregará a tocha olímpica o bombeiro militar Fábio Gonçalves, que representou o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro no Mundial de natação da corporação militar e da PM em 2010, no Canadá. Fábio trabalhou na tragédia que abalou o município de Nova Friburgo em 2011.
Adriana Bernardes
O outro friburguense que carregará a tocha é a professora Adriana Bernardes. Professora de Física há 20 anos, especialista em astronomia fundou um grupo na área e desenvolve projetos para tentar tornar a física mais próxima dos alunos. Efetivou a utilização de recursos didáticos para ensinar física a alunos surdos e cegos.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário