Colunas
OBSERVATÓRIO - 05/02/2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Hoje é dia
- do Datiloscopista
- da Papiloscopia
O dia
Dia triste para a história da democracia brasileira. Em 5 de fevereiro de 1966, o Ato Institucional nº3 foi promulgado. Ele estabelecia eleições indiretas para governador e vice-governador no país.
Coisa boa de fazer
Conhecer novos lugares
Ir a um lugar que nunca foi. Pode ter até ido no imaginário das fotos, mas que de fato nunca colocou os pés lá. Fazer isso quantas vezes puder. O mundo é grande para se conhecer, reconhece-se. Mas é possível conhecer muito. Quanto mais, melhor. E não é preciso milhas e milhas para se conhecer novos lugares.
Muitas vezes, na sua cidade ou bairro, você não conhece lugares que podem ser lindos, libertários, incríveis. É possível se surpreender apenas mudando o caminho que faz para ir de casa para o trabalho. É uma árvore florida, é um canteiro ou mesmo uma casa diferente. Pode ser um riacho ou cachoeira, uma montanha vista por outro ângulo. Conhecer lugares diferentes te permite a prova de que não estamos em uma ilha. Que fazemos parte de algo maior e que, mesmo no pequeno espaço, há grandeza.
Assim, não precisa ir a Cancún, Dubai ou Bora Bora para ter aos seus olhos, paraísos. Ao nosso lado há belas paisagens que estão ali, prontas para serem percebidas e apreciadas.
Conhecer novos lugares nos abre possibilidades, experiências. Conhecer novos lugares nos permite também conhecer novas pessoas, mas isso é tema para outro tempo de coisa boa de fazer.
Nova Friburgo em queda (1)
A Sondagem Econômica Regional feita pelo Sistema Firjan registrou redução da atividade produtiva na Região Serrana no 4° trimestre de 2014, acompanhando os resultados obtidos em todo o estado. O recuo do volume de produção se evidenciou nos 37,2 pontos, e no volume de empregos, com 44,2 pontos.
Nova Friburgo em queda (2)
A pesquisa da Firjan varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento. Nova Friburgo é a cidade que mais exerceu influência no cenário negativo. A indústria do município fechou 2014 com um saldo negativo, principalmente por conta da indústria têxtil do vestuário e artefato de tecido (-386). A Construção Civil friburguense registrou menos 265 postos de trabalho.
Ônibus carnaval (1)
Os ônibus intermunicipais terão novos itinerários no carnaval. O objetivo é diminuir o tempo da viagem. Este ganho no tempo médio de viagem será possível com a utilização, pela primeira vez, do Arco Metropolitano em conjunto com as rodovias, para aliviar o tráfego em vias já saturadas, ou com interdições para obras.
Ônibus carnaval (2)
A operação será feita entre os dias 11 e 23 de fevereiro, quando serão disponibilizados ônibus expressos que farão o trajeto direto pelo Arco Metropolitano. As linhas regulares não sofrerão alterações. Entre as linhas especiai, via Arco Metropolitano está uma nova, Campo Grande/Nova Friburgo. Os horários extras e seus ônibus terão a inscrição "Expresso – via Arco Metropolitano” fixada no para-brisa.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- EUA continuam a espionar Dilma
- Rede de doadores quer gastar US$ 1 bi na eleição dos EUA
- Após 30 anos, Xuxa deixa Globo e fecha com a Record
- Ministros defendem a proposta de uma agência nacional do futebol
- Flamengo é o time que mais ganhará com venda do pay-per-view
Palavreando
Da varanda observo-a tentando entendê-la, mas quem disse que estrelas entendem de gente e gente entende de estrelas?

A vista do teleférico é certamente uma das mais privilegiadas de Nova Friburgo. Um belo cenário,
tanto olhando à direita ou à esquerda. No registro, à esquerda do platô de visualização o
Colégio Anchieta formando a sílaba JO, de José, e as montanhas que levam para o Norte

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário