Observatório - 04/02/2014

terça-feira, 04 de fevereiro de 2014

Hoje é dia

das Missões Portuguesas

 

O dia

Hoje, 4, é aniversário do Facebook. A maior rede social do mundo foi fundada em 2004 por Mark Zuckerberg — na época, um estudante de 19 anos. A rede de relacionamentos, portanto, completa hoje 10 anos. 

 

Um terço de Estadual já foi — e já tem gente rezando o terço inteiro

Pouco fora do roteiro previsto. Os grandes começam a se distanciar dos pequenos e a diferença entre eles fica cada vez mais clara. À exceção do Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense já estão no G4, com apenas um pequeno de intruso, a Cabofriense. Se terá força para ficar naquela posição, só as próximas rodadas dirão. 

Apesar de ter apenas cinco rodadas jogadas, o Estadual já vai se dividindo entre os que brigarão pelas vagas nas semifinais, aqueles que apenas passarão pela competição e os que brigarão para não cair. Nesse ínterim, a luta dos pequenos pela Taça Rio. O melhor entre os pequenos, contabilizando apenas os confrontos entre eles, leva a Taça Rio, diferente da briga pela vaga na Série D do Brasileiro, que contabiliza todos os jogos, pequenos e grandes. O mesmo vale para possíveis vagas na Copa do Brasil. 

Cinco rodadas parecem pouco, mas já é um terço de campeonato. 15 pontos já não se recuperam mais. Outros 30 estão em jogo. Muito pode acontecer, mas cá entre nós, pouco pode mudar, salvo uma surpresa ou outra.

Flamengo, Vasco e Fluminense estarão nas semifinais. O Botafogo, se forçar um pouquinho, também estará lá. É o único que periga perder vaga para um dos pequenos. Nessa batalha, destaque para Cabofriense, Boavista, Nova Iguaçu e Resende. São os quatro melhores pequenos, não só pela pontuação atingida até aqui, mas pelas partidas que têm feito.  

Todos sabiam da tabela difícil do Friburguense. A mais complicada de todos. No campeonato que realmente interessa — campanha mediana. Uma vitória, um empate e uma derrota. O Friburguense tem pago alto preço por falhas defensivas, que tem mais a ver - na minha opinião – com displicência do que com falta de qualidade técnica. O ataque? Já não me consome. Quantos anos o Friburguense não tem um matador? A torcida já até se acostumou a ver o time criar, criar e criar oportunidades e os gols não traduzirem o maior volume de jogo tricolor. O jogo contra o Macaé, amanhã, 05, sacramentará a posição que o Friburguense ocupará neste Estadual: briga para não cair ou volta para a disputa por uma vaga na Série D. Sinceramente, e, não quero jogar balde de água fria em ninguém, mas não nutro otimismo com vaga nas semifinais do Estadual. É preciso tomar certa dose de realidade. Sem dinheiro não se faz mais futebol. Não sei como o Friburguense consegue com tão pouco investimento.

Duque de Caxias e Audax têm mesmo que rezar muito o terço. São favoritíssimos ao descenso. Mas não deixemos de rezar o nosso para que, com fé, o Friburguense possa voltar ao que realmente lhe interessa: vaga no Brasileiro da Série D.    

  

Friburguenses ganham prêmio internacional (1)

Um aplicativo criado por um  grupo de Nova Friburgo foi o grande vencedor do Desafio Fi-Ware, realizado na Campus Party 2014, um dos principais concursos de tecnologia do mundo. O grupo levou para casa um prêmio de 75 mil euros, aproximadamente R$ 250 mil.


Friburguenses ganham prêmio internacional (2)

Iniciativa da Comunidade Europeia e de empresas privadas, o Fi-Ware reúne diversas aplicações para facilitar o desenvolvimento de novas ferramentas. A equipe brasileira e friburguense, ganhadora da categoria de Cidades Inteligentes, contou que o desenvolvimento do sistema teria durado até dois anos e nasceu da tragédia climática de 2011. 


Friburguenses ganham prêmio internacional (3)

Marcos Marconi, Viviane Lessa, Leonan Carvalho, Miquéias Faria e Willian Ferreira desenvolveram o Fi-Guardian. O aplicativo foi o único projeto brasileiro a ser premiado no Desafio, que distribuiu outros nove prêmios entre mais de 7 mil concorrentes. Os friburguenses irão disputar agora a etapa mundial do Desafio.


Friburguenses ganham prêmio internacional (4)

O projeto friburguense é um software que integra, em um mesmo local, todas as fontes usadas pelo governo para gerenciar desastres naturais (Inea, Cemaden, Inpi e Climatempo, por exemplo). Além disso, permite que as cidades instalem novos sensores para expandir o gerenciamento de risco e fornecer mais informações ao sistema.


Friburguenses ganham prêmio internacional (5)

O programa ainda permite a participação popular. As pessoas têm a oportunidade de avisar as autoridades, via aplicativos instalados em seus celulares, sobre situações adversas, para colaborar com a prevenção de situações de risco. Ainda na fase de protótipo, o aplicativo será disponibilizado para iPhones e aparelhos que rodem Android.


CVT Olaria (1)

Terminam hoje, 04, as inscrições para os cursos gratuitos do CVT de Olaria. As inscrições podem ser realizadas somente pelo site www.faetec.rj.gov.br, no link "Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo um deles, obrigatoriamente, de Informática ou de Idiomas. 


CVT Olaria (2)

Para se candidatar, é preciso ter a idade mínima, que varia de 14 a 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso, e o Ensino Fundamental completo.  Todos os cursos têm duração de 12 ou 20 semanas. O sorteio público das vagas será realizado no dia 6, a partir das 9 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte.  Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 7 e 11 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 10 de março.


Carteira de trabalho digital (1)

O estado do Rio de Janeiro já conta com a versão eletrônica da carteira de trabalho.  O cartão digital com código de barras reúne o histórico do trabalhador, além do número do Programa de Integração Social (PIS) e as contribuições declaradas pelos empregadores ao longo da carreira profissional do empregado, desde o primeiro emprego até a aposentadoria. 


Carteira de trabalho digital (2)

O pedido do novo modelo da carteira de trabalho poderá ser feito, por enquanto, só na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, a previsão é que, a partir de março, todos os municípios tenham, pelo menos, um emissor de carteira de trabalho eletrônica.

 

Palavreando

Heróis do futuro, sejam heróis do presente, para que não se tornem mais uma vez os vilões do passado.

 

Olha quem visita! Os jardins e pátios da UFF Nova Friburgo tem sido invadidos nos últimos dias por dezenas desses amáveis

macacos. Os bichinhos têm aproveitado o período sem aulas para usar o espaço. Se quando os alunos voltarem,

eles se manterão no espaço sem se assustar, temos que esperar para saber

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.