Observatório — 03/12/2015

quarta-feira, 02 de dezembro de 2015

Hoje é dia

  • Internacional dos deficientes físicos
  • Municipal da pessoa portadora de deficiência
  • do Manifesto Republicano
  • do selecionador de pessoal
  • do trabalhador das minas de carvão

O dia
Em 3 de dezembro de 1967 acontecia o primeiro transplante de coração humano. A operação ocorreu na cidade do Cabo, na África do Sul. Louis Washkansky viveu apenas 18 dias. Atualmente, os transplantes de coração tem obtido resultados animadores. No estado do Rio de Janeiro, apenas um hospital faz transplante de coração. O Instituto Nacional do Coração, em Laranjeiras, capital fluminense. 

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Lava Jato "engoliu" 2,5% da economia brasileira em 2015
  • Presidente eleito da Argentina escolhe Brasil para primeira visita ao exterior
  • Cidade de Pernambuco distribui peixes e reduz 75% de focos de mosquito da dengue
  • Delegado diz que Coritiba x Vasco é jogo de altíssimo risco
  • Após 20 anos, Marília Gabriela deixará o GNT

Palavreando
Temos que celebrar o que temos.

# meuamigosecreto

Meu amigo secreto se faz de acolhedor e sem preconceitos. Mas é extremamente conservador, segregador e só se olha no espelho de maquiagem. Quando fica nu, percebe-se que acredita que bandido bom é bandido morto, que Deus não é para todos e que o passado pouco importa para quem é do futuro. Ah! Tal futuro...

Meu amigo secreto se faz de desentendido para o que está na sua cara. É tão corrupto que destaca honestidade como qualidade e finge que não é obrigação. Fura fila quando é o cidadão comum, carrega dinheiro na cueca e na bagagem da impunidade quando está de colarinho branco.

Meu amigo secreto tem discurso fascista. É homofóbico em nome da falsa religiosidade. Se mete onde não deve e conceitua família como algo único. Família é quem se ama. Canta que considera justa toda forma de amor, mas amor ao seu jeito! Que jeito estranho de conjugar o verbo amar.

Meu amigo secreto se faz de cego para o que acontece debaixo do seu nariz. Tem crianças sendo abusadas sexualmente. Tem crianças fora da escola. Tem jovens marginalizados. Tem apenas vítimas das vítimas...

Meu amigo secreto se diz negro, mas odeia cotas raciais para corrigir distorções históricas. Não gosta de acertar sua dívida com o passado. Diz que é preciso erradicar a fome, mas é contra a tal da bolsa-família que se bem fiscalizada dá pão a quem precisa e ajuda o mercado do bairro do subúrbio e a economia dos micros.

Meu amigo secreto vive uma fase raivosa. Vive um momento delicado que vomita em cima da democracia sem saber o que é ditadura. Meu amigo secreto está suicidando a sua identidade. Meu amigo secreto é você... Somos nós como nação... Meu amigo secreto é você... Brasil!

Matrícula rede estadual (1)
Encerrada a fase de matrículas, no próximo dia 23 será divulgada a relação nominal de todos os alunos alocados. Além disso, será enviado SMS para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram o número do celular.  No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada.

Matrícula rede estadual (2)
A segunda fase da pré-matrícula acontecerá de 19 a 24 de janeiro, sendo os dois primeiros dias (19 e 20 de janeiro) exclusivos para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não confirmaram matrícula e os novos dos ensinos fundamental e médio.

Rosas serranas (1)
Consultor de Holambra, Adonis Patriani, percorreu as plantações de flores em Nova Friburgo e Bom Jardim. O objetivo foi orientar produtores para atender às exigências de mercado, dando assim condições de competitividade. Especialista em rosas, Adonis Antonio Patriani, veio a convite da Secretaria Estadual de Agricultura.

Rosas serranas (2)
Bom Jardim é o maior produtor de rosas do estado, com 200 floricultores e 47 hectares cultivados com a flor, que totalizam 2,256 milhões de dúzias por ano. A produção comercializada no mercado da Cadeg, na capital, movimenta R$ 67,7 milhões. Nova Friburgo é o maior produtor de flores no geral.

Foto da galeria
Jovem fotógrafo friburguense expõem trabalhos na Alerj. Thiago Lontra que atualmente trabalha para O Globo exibe diversas de suas fotos do amanhecer do Rio de Janeiro. A exposição fica em cartaz até 4 de janeiro no Palácio Tiradentes. Thiago iniciou sua carreira profissional em A VOZ DA SERRA.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.