OBSERVATÓRIO - 03/12/2014

terça-feira, 02 de dezembro de 2014

Hoje é dia

  • Internacional dos Deficientes Físicos
  • Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência 
  • do Manifesto Republicano
  • do Selecionador de Pessoal
  • do Trabalhador das Minas de Carvão


O dia

Em 3 de dezembro de 1967, foi realizado o primeiro transplante de coração humano. A operação ocorreu na Cidade do Cabo, na África do Sul. Louis Washkansky viveu apenas 18 dias. Atualmente, os transplantes de coração têm obtido resultados animadores. No Estado do Rio de Janeiro, apenas um hospital faz transplante de coração. O Instituto Nacional do Coração, em Laranjeiras, capital fluminense.  

 

Chaves eterno

Por que toda essa comoção em torno da morte de Roberto Bolaños, o Chaves? Essa resposta é fácil? Chespirito, Chaves e o Chapolin Colorado são alguns dos mais importantes ícones da cultura latina. Um dos poucos a ganhar gerações e mais gerações. Os personagens fascinam a quem já tem 50 anos de idade, a quem tem 30, a quem tem 18, a quem tem 5 aninhos. É a tal piada imperecível, cujos chavões vencem o tempo. Algo tão difícil na sociedade contemporânea. Roberto Bolaños conseguiu isso com suas criações. Por isso é tão genial. Sua morte não encerra, tampouco fecha esse ciclo que continuará atravessando gerações.

A morte de Chaves para a América Latina é algo parecido com a morte de Che Guevara, cada qual em seu campo, é claro. Fazem parte daquele pequeno círculo de figuras que perdem a nacionalidade para se tornarem de fato continentais, internacionais.

A comoção em torno dessa passagem é natural, ainda que não se pudesse prever tamanha mobilização. O México parou. Tantos outros países também choraram. No Brasil, não deu nem para a Globo passar batida pelo herói do SBT que tantas vezes salvou a audiência da emissora de Silvio Santos, incomodando as concorrentes.

Nas mais diversas manifestações de carinho e devoção aos personagens que ainda nos encantam, fica a lição de que a vida é tão simples como a arte e que um sanduíche de presunto é tão gostoso como o sonho de um menino ter uma bola quadrada.

Viva Bolaños e seus fascinantes personagens! Viva Chespirito e suas maravilhosas criações! O criador vai, mas as criaturas permanecem e, permanecendo, mantêm vivo seu criador. 

 

Festival de Truta (1) 

O Festival de Truta de Nova Friburgo terminou neste domingo, 30, e o balanço do evento foi positivo. Durante os quatro fins de semanas do festival, a truta e os pratos do evento atraíram turistas e moradores para os restaurantes da cidade, representando um aumento de 15% na taxa de ocupação da rede hoteleira.


Festival de Truta (2) 

Mais de 1.500 pratos foram consumidos durante o evento, também registrando um aumento de aproximadamente 15% no consumo da truta que é produzida na região. Dezenas de empresas do segmento de turismo, micro e pequenos empreendedores da cadeia produtiva do turismo e pessoas da comunidade no município estiveram envolvidos na produção e execução do evento. Que venha a edição 2015, que já começa a ser pensada.


Combate à seca (1)

Cantagalo está ganhando uma unidade de produção de mudas de cana-de-açúcar, instalada no Horto Municipal, com o objetivo de alimentar o rebanho bovino local. Essa é uma das estratégias para minimizar os prejuízos decorrentes da estiagem e os impactos de uma possível repetição do fenômeno junto aos criadores familiares.


Combate à seca (2)

A previsão é de concluir todo plantio até fevereiro de 2015. Tudo isso deve gerar 160 toneladas de mudas a serem doadas aos produtores, que serão previamente cadastrados. O uso da cana-de-açúcar com ureia é uma alternativa eficiente para alimentação de bovinos no período de seca. 


Shopping

Se a moda pega... Um shopping do Rio está proibindo o público de ‘vadiar’ pelas dependências do estabelecimento. De acordo com uma das 16 normas que compõem o "Código de Conduta para Clientes” do estabelecimento, as pessoas que circularem pelo centro comercial sem objetivo definido podem ser classificadas como "vadias” e solicitadas a se retirar do local. Caso não concordem em sair, podem até mesmo ser detidas e processadas por invasão. A OAB/RJ diz que a norma trata os frequentadores de modo preconceituoso.


Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Operadoras francesas sofrem com altos custos de banda larga

- Pesquisadores verificam que vírus HIV está cada vez mais brando e lento para causar aids

- Estudantes dos EUA voltam a visitar Cuba após anos de embargo

- Coordenador da campanha de Marina Silva será homem-forte da nova diretoria da CBF

- Rogério Ceni pede perdão à mulher por filho fora do casamento


Palavreando

Temos que celebrar o que temos. 

 

Nas redes sociais circularam as mais diversas homenagens a Roberto Bolaños. Foram tirinhas, charges, desenhos, fotos, depoimentos. Tudo que se possa imaginar para se homenagear os personagens que encantaram gerações. Uma das mais belas e compartilhadas foi do artista mexicano Vadelate. Ele desenhou Chaves indo ao encontro de Seu Madruga, Dona Clotilde (a Bruxa do 71), Jaiminho e uma mesa cheia de sanduíches de presunto. "Lá em cima vai ter todos os [sanduíches] que quiser, Chavinho”, escreveu ele. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.