Observatório - 03/12/2013

terça-feira, 03 de dezembro de 2013

Hoje é dia

  • Internacional dos Deficientes Físicos
  • Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência 
  • do Manifesto Republicano
  • do Selecionador de Pessoal
  • do Trabalhador das Minas de Carvão


O dia

Em 3 de dezembro de 1967 foi realizado o primeiro transplante de coração humano. A operação ocorreu na Cidade do Cabo, na África do Sul. Louis Washkansky viveu apenas 18 dias. Atualmente, os transplantes de coração têm obtido resultados animadores. No estado do Rio de Janeiro, apenas um hospital faz transplante de coração: o Instituto Nacional do Coração, em Laranjeiras, capital fluminense.  

 

Um pode se salvar, mas dois não!

A triste realidade se impõe. Pelo menos um grande time do Rio de Janeiro está rebaixado para a Série B do Brasileiro. Vasco ou Fluminense. Um até pode se salvar, mas ambos não. E o pior é que nenhum dos dois depende só de si. Terão que vencer e ver uma combinação de resultados que seja qual for rebaixa um ou outro. Não há qualquer possibilidade de ambos se salvarem. É duro depender de outros. Mas duro ainda é saber que Vasco e/ou Fluminense cairão não pelas últimas rodadas ou pela última partida, mas por todo um campeonato instável. Por incompetência de suas diretorias. Por fraqueza técnica e falta de comprometimento em alguns momentos. Ambos merecem o rebaixamento por suas próprias trapalhadas. As instituições e as torcidas não merecem isso!

Surpreendentemente, nenhum resultado ajudou o Vasco ou o Fluminense. Tudo que podia dar errado — deu. Algo que afeta as esperanças para a rodada final. A expectativa é de que pelo menos um se salve, já que ambos não têm como. Será trágico para o futebol do Rio de Janeiro se os dois caírem. Fato é que a situação é muito difícil. Diria que a do Fluminense então é quase impossível. 

Inusitadamente, o Fluminense pegará um adversário desinteressado, o Bahia, já cumprindo tabela. Tem que vencer de qualquer maneira. O empate já o rebaixa. Porém, tem uma combinação complicada para torcer. Tem que vencer e torcer para que Vasco e Coritiba não vençam. Nenhum dos dois pode vencer! 

O Vasco, por sua vez, pegará uma Atlético-PR precisando do resultado para se garantir na Libertadores. O Atlético-PR merece essa vaga pelo ano brilhante que teve. Mas, para isso, talvez precise vencer o Vasco. Não dará para amolecer. Vencer e indiretamente ajudar o grande rival Coritiba. Ao Vasco resta vencer e indiretamente ajudar o rival Botafogo na luta por uma vaga na Libertadores. Ao Botafogo resta vencer o Criciúma e indiretamente ajudar o rival Vasco! 

Em resumo, o Vasco tem a dificílima missão de vencer o Atlético-PR e torcer para que o Coritiba não vença o desinteressado São Paulo ou que o Criciúma perca para o Botafogo ou ainda para uma improvável derrota do Inter para a Ponte, em Porto Alegre. Um desses três resultados parece mais fácil que o Vasco vencer o Atlético PR.  

No ano da Copa do Mundo no Brasil, Vasco e/ou Fluminense estarão na segundona. Infelizmente, cabe me dizer que o meu palpite é que Vasco e Fluminense farão o clássico carioca da segundona. Péssimo para o futebol carioca e brasileiro. Tomara que o meu palpite esteja tão errado como os números que jogo na Mega-Sena! Tomara! Já que os dois não podem se salvar, que pelo menos um fique. 

 

Friburguense (1)

O goleiro Marcos ficará parado por seis meses, após ter sido constatado um rompimento nos ligamentos do joelho direito. Isso significa que o goleiro só volta aos gramados em maio, quando o Estadual já estiver acabado. O Friburguense deve mesmo apostar em Afonso, mas não descarta buscar uma contratação para a camisa 1. 


Friburguense (2)

Reforço, por enquanto, apenas um. O meia William, 24 anos, natural do Espírito Santo. Ele vem do Sampaio Correa de Bacaxá. Tem passagens pelo Americano e pelo Cardoso Moreira. Chega para disputar vaga com Jorge Luiz, Marcelo e Rômulo. A busca por um atacante continua, assim como por um lateral direito e um zagueiro. Em tempo: Marcelo ficará e não passou de rumor a sua possível ida para o Atlético-PR.     


Teste rápido de aids em farmácias (1)

Um teste para diagnóstico de HIV em casa começará a ser vendido nas farmácias de todo o Brasil, provavelmente a partir de abril. O exame desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é feito com base em análises de saliva. O teste é visto como uma ferramenta valiosa para ampliar o diagnóstico da doença. O exame é considerado seguro e confiável. Hoje, 20 organizações não governamentais estão em treinamento para usar o teste.

 

Teste rápido de aids em farmácias (2)

Os exames rápidos já são oferecidos em serviços públicos de saúde. Os números obtidos até agora, no entanto, são considerados tímidos. Em Nova Friburgo, o teste rápido é oferecido gratuitamente no Posto de Saúde do Suspiro. O governo estima que 150 mil pessoas tenham HIV no Brasil e não sabem. O problema é considerado grave porque reduz as chances de começar o tratamento na fase inicial da doença, além de evitar a proliferação do vírus em relações desprotegidas. 


Auto de Natal

Como antecipado pelo Observatório, no próximo dia 7 acontece a Parada de Natal. Não será a primeira vez que o desfile será realizado. Em 2011, a Prefeitura promoveu evento semelhante. Neste sábado, 7, a cidade pretende mergulhar de vez no espírito natalino. 


Cartas a Papai Noel

Todas as cartinhas do projeto "Papai Noel dos Correios” já foram adotadas em Nova Friburgo. Serão beneficiadas 348 crianças da Escola Municipal Estação Rio Grande, em Riograndina. Bola, brinquedos e chuteiras foram os pedidos mais frequentes. A entrega dos presentes às crianças será no dia 13 de dezembro, na própria escola, com a presença do Papai Noel.


Palavreando

Temos que celebrar o que temos. 


 

A chuva atrapalhou bastante, mas ainda assim a celebração municipal do Dia do Samba atraiu público para

a Praça do Suspiro. Participaram escolas de samba e blocos de enredo, além do grupo Remexesamba. O evento

foi uma reivindicação dos sambistas e esquentou os tamborins para o carnaval


TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.