Colunas
Observatório - 03/06/2014
terça-feira, 03 de junho de 2014
Hoje é dia
- Mundial do Administrador de Pessoal
- da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil
O dia
Completam hoje cinco anos da readmissão de Cuba como membro da Organização dos Estados Americanos (OEA). O fato aconteceu na 39ª Assembleia Geral, com todos os países votando a favor do retorno. O país havia sido expulso da OEA em 1962, por pressão norte-americana
Pausa angustiante para a Copa, mas bem-vinda!
Com gosto de angústia na boca. É assim que a torcida do Flamengo passará durante a Copa do Mundo. O Rubro-Negro termina as nove primeiras rodadas do Brasileirão na zona do rebaixamento. Se a pausa para a Copa é angustiante, serve pelo menos para tentar arrumar a casa. Parar para trocar as rodas do carro. O Flamengo merece a posição em que está. Reflete a realidade de uma diretoria trapalhona e de um time sem inspiração.
Com o mesmo gosto de angústia na boca está a torcida do Vasco. Fora do zona de classificação na Série B. Fora até do grupo dos 10 primeiros colocados. A pausa para a Copa só termina na noite desta terça, na partida que pode ser a última de Adílson Batista no comando técnico. Bom vascaíno, faz contagem regressiva para a saída de Roberto Dinamite da presidência. A expectativa é que depois dela, daqui a sete jogos, reacenda o espírito de grandeza do Gigante da Colina para que a torcida volte a abraçar o time, que está nitidamente carente desse apoio.
Se não há gosto de angústia no paladar botafoguense, há, sim, preocupação. Ainda que o time venha demonstrando tímida evolução nas três últimas rodadas. Tímida reação que deixa o Botafogo, por hora, fora da zona do rebaixamento. No entanto, é notório que pouco se pode sonhar com algo diferente da atual posição na tabela de classificação.
O torcedor do Fluminense tem gosto de esperança na boca. Vice-líder, o Fluminense é a única alegria do futebol carioca. O time de Cristóvão Borges não tem nada a ver com aquele do Estadual que Flamengo e Vasco fizeram a final. Como as coisas mudam. Como as aparências enganam. O que mudou no Fluminense de lá para cá? O técnico. E com ele, o espírito e a postura.
De certo, é que a pausa para a Copa nos dará a possibilidade de assistir um futebol menos angustiante. Os cariocas, simplesmente, não perderão, porque não jogarão. Merecidas férias aos sofridos torcedores de Botafogo, Flamengo e Vasco!
Operação Copa (1)
As operações da força-tarefa da Copa prosseguem. Já são mais de 15 prisões e toneladas de material apreendido. A Receita Federal está mobilizada em portos e aeroportos. Batalhões de policiais, guardas, fiscais e agentes públicos em alerta. O foco da operação é o combate à violação dos direitos comerciais da Fifa e suas parceiras na realização da Copa.
Operação Copa (2)
Produtos não licenciados ou falsificados que tragam as marcas oficiais da competição futebolística, da Fifa, de entidades esportivas e empresas parceiras são apreendidos seja no comércio ambulante ou em lojas. A apreensão de ingressos falsos ou vendidos a valores abusivos é outra frente. Os acusados são responsabilizados civil e criminalmente.
Friburguense
As pretensões de disputar a Série D do Brasileiro estão definitivamente sepultadas para o Tricolor da Serra. A fagulha de esperança que acendeu após desistências de Boavista e Volta Redonda terminou com a mudança de decisão do Boavista, que voltou atrás e decidiu participar da competição nacional. Houve pressão política e promessas de apoios para a empreitada.
Mais apartamentos (1)
27 de junho: essa é data marcada para a entrega de mais 300 imóveis para as vítimas das chuvas de 2011 em Nova Friburgo. Até o momento, foram entregues 950 apartamentos no Bairro Novo (Estrada Conselheiro-Riograndina). Até dezembro, outras 1.060 unidades serão concluídas no local.
Mais apartamentos (2)
Também estão prometidas uma Unidade Básica de Saúde, escola e creche. O espaço ainda terá um Posto de Policiamento Comunitário e um galpão comunitário onde serão instaladas máquinas de costura. Por enquanto, as famílias que lá estão têm muitas dificuldades de estrutura. As crianças continuam nas escolas e creches dos seus bairros de origem, bastante distantes em boa parte dos casos.
Resfenol gotas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as vendas do antigripal Resfenol solução oral gotas, que teve o registro cancelado pela reguladora por não apresentar estudos clínicos que comprovassem sua eficácia. De acordo com a Anvisa, a fabricante é responsável pelo recolhimento de todo o estoque do remédio existente no mercado.
Defensoria Pública
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro abriu nesta segunda-feira, 2, as inscrições para o 25º Concurso para Ingresso na Classe Inicial da Carreira de Defensor Público. Estão sendo oferecidas 26 vagas, mas o número pode aumentar até o final do concurso. O salário inicial é de R$ 19.820. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho e a taxa é de R$220.
Palavreando
O "tanto faz” é preguiça de tomar partido, é medo de quem prefere ver o mundo de cima do muro.

Essa é a situação de alguns moradores do Loteamento dos Maias, em Conselheiro Paulino. Todos os dias,
dezenas de moradores têm dificuldades de chegar às suas residências. Quando chove é pior ainda.
Inicialmente, não há qualquer perspectiva de que essa realidade mude

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário