Observatório — 03/03/2016

quinta-feira, 03 de março de 2016

Hoje é dia

  • do Careca
  • do Meteorologista
  • do Seringueiro
  • dos Dirigentes de Sociedades Desportivas, Culturais e Assistenciais
  • Mundial da Oração

O dia

Em 3 de março de 1980, em plena Guerra Fria, o Comitê Olímpico Brasileiro decidiu pela participação do Brasil nas Olimpíadas de Moscou. Os Estados Unidos haviam pedido que o país boicotasse os jogos.

Legenda da foto

Os moradores do distrito de Soledade, em Sumidouro, fazem campanha pelo retorno da linha direta com Nova Friburgo. Historicamente, o serviço era feito pela empresa de ônibus Faol. Posteriormente, o serviço passou para a empresa Carmense, que a partir deste mês encurtou a linha que vinha até o Centro para a localidade de Conquista. Dessa forma, os moradores têm que pagar mais uma passagem de ônibus, fazendo a migração para outro ônibus

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Crise faz acordos trabalhistas aumentarem 30% no país
  • Passaporte alemão é o mais poderoso. Brasil está em 21º lugar
  • Flu e Vasco rescindem com Viton 44 e receberão dívidas parceladas
  • Uefa suspende Galatasaray de competições continentais por duas temporadas
  • Band fatura 40% mais com novo MasterChef

Palavreando

Enquanto se olha, há algo não sendo visto. Enquanto não se é visto, nem sempre se é esquecido.

Greve dos professores da Rede Estadual

Eu fui aluno da Rede Pública Estadual de Ensino. Do atual 6º ao 9º ano no Jamil e no Ensino Médio fiz Formação de Professores no Ienf. Sempre convivi com apreensão as greves da Rede. Não me recordo um ano que eu não tenha convivido com paralisações. Jamais, no entanto, culpei meus professores por isso. Sempre serviu de inspiração para mim a luta deles. Obviamente, há culpados por isso: os gestores do Estado.

Foi lendo a carta de um estudante, Davi Macena, do Ciep de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, que voltei no tempo. Era exatamente como pensava e ainda penso. Diz ele:

“O que falar dessa greve que nem chegou e já me preocupa, me ensina, me amedronta e me orgulha pakas?

Estou no último ano do ensino médio e só me sinto forte para encarar a vida lá fora, porque tive professores que, dentre muitas outras coisas, me ensinaram a pensar. Esta é uma das coisas que ninguém pode tirar de nós, o nosso conhecimento, por isso sou grato a todos esses guerreiros. Aos antigos, aos novos e desde já, aos futuros.

O intuito dessa greve não é, de forma alguma, prejudicar os alunos, até porque essa luta também é nossa, caso reste alguma dúvida sobre.

É de todos nós porque sempre dizemos que a educação a base de tudo, que muitos problemas do país só existem pela falta de investimentos na educação; é nossa porque voltaremos para as salas de aula, alguns por mais de 5 anos, outros por apenas mais 1. Aos que como eu, já estão prestes a terminar o ensino médio, ou mesmo os que já terminaram, podem voltar para as salas de aula para ensinar. Por que não? E se não voltarem, seus filhos voltarão, seus netos, seus sobrinhos.

Por isso agradeço a todos os meus professores que já me ensinam em salas lotadas e quentes, que me ensinam nas redes sociais (um ótimo uso delas), e que estão me ensinando nas ruas a lutar pelos meus direitos.

Para os meus professores e todos os professores da rede estadual, toda força e apoio!!!” É isso, Davi! Aluno e professor junto e misturado. #SomosTodosDavi

Defensoria Pública

Dos 36 defensores públicos que tomaram posse nesta terça-feira, 1º, nenhum deve vir para Nova Friburgo. No entanto, 90% virão para o interior do Estado, especialmente Norte e o Noroeste, onde há a maior carência. Atualmente, o Estado conta com 786 defensores públicos.

Exame toxicológico CNH (1)

A partir de agora, o Detran-RJ passa a cumprir a Resolução do Contran que exige a realização de exame toxicológico de motoristas interessados em renovar, reabilitar, adicionar ou mudar carteira de habilitação nas classes C, D e E. A medida vale para quem tem exames médicos de aptidão física e mental agendados desta data em diante nesses processos para as três categorias.

Exame toxicológico CNH (2)

O procedimento poderá ser feito em postos de coleta de laboratórios credenciados pelo Denatran. Após fazer o requerimento de renovação, reabilitação, adição e mudança para as três categorias no Detran, os motoristas devem se encaminhar para um dos pontos habilitados para fazer a coleta de material para o exame toxicológico. Nos casos em que o resultado do exame toxicológico dê positivo, o motorista poderá repetir o procedimento após 90 dias, caso queira. Com resultado positivo, o  motorista fica impedido de dirigir qualquer tipo de veículo.

Aumento salarial

O Estado definiu em 10,37% a proposta para o novo piso regional dos trabalhadores da iniciativa privada do estado. O reajuste tem efeito retroativo a 01 de janeiro de 2016. A primeira categoria - que abrange empregados domésticos, trabalhadores florestais, serventes, auxiliar de serviços gerais, entre outros – passaria a receber R$ 1.052,34, ante R$ 953,47 do piso anterior.

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.