Colunas
OBSERVATÓRIO - 03/03/2015
segunda-feira, 02 de março de 2015
Hoje é dia
- do Careca
- do Meteorologista
- do Seringueiro
- dos Dirigentes de sociedades desportivas, culturais e assistenciais
- Mundial da Oração
O dia
Em 3 de março de 1923 era lançado o primeiro número da revista americana Time, uma das mais importantes do mundo. A revista completa hoje, portanto, 92 anos, a caminho do histórico um século de circulação.
Friburguense — momento de dificuldade
O Friburguense passa pelo seu pior momento neste campeonato estadual. Sem pontuar e sem fazer gols há três partidas, o time se mantém, no entanto, entre os dez primeiros colocados — objetivo número um do clube. É sempre bom lembrar que apenas os dez primeiros estão garantidos na fase principal do estadual do ano que vem. Os demais, exceto os dois últimos que serão rebaixados, disputarão uma única vaga numa espécie de seletiva.
Para piorar, o próximo adversário é o Flamengo. Ou seja, pela lógica — grande contra clube de menor investimento — o Friburguense pode amargar o seu quarto jogo sem vitória. Pessimismo à parte, é um bom momento para o time virar o jogo, vencer o seu primeiro jogo contra um grande nesse ano e de quebra vencer pela primeira vez na história dos estaduais o Flamengo — único dos chamados grandes que jamais perdeu para o Friburguense na história do campeonato. É com otimismo que se quebra tabus. Aliás, este seria um bom momento para quebrá-los.
Porém, o Friburguense terá pela frente um Flamengo mordido após a derrota para o Botafogo. Derrota que custou o G-4. O rubro-negro precisa da vitória tanto quanto o Friburguense. Hoje, estaria fora das semifinais.
Há que se reconhecer o momento de dificuldade, mas não se pode atribuir desespero a este instante. O Friburguense tem elenco estruturado e experiente para superá-lo. É preciso firmeza e autoestima por parte dos jogadores e compreensão por parte da torcida que, é claro, quer sempre as vitórias. E, ainda que pareça cada vez mais distante o sonho da Taça Rio ou a vaga na Série D, chegamos somente agora à metade da competição. Portanto, que na outra metade os resultados venham e o jogo vire. Isso é possível! Na primeira metade, não se esqueçam, o objetivo do G-10 foi cumprido. Podemos mais!
Aumento da conta de energia (1)
O aumento médio da conta de energia elétrica no Brasil é de 25%. Isso quer dizer que pode ser menor ou maior que 25%. Pois em Nova Friburgo será maior: 26,9%. O aumento nas contas dos 96 mil imóveis tarifados em Nova Friburgo foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão federal que controla as alterações tarifárias da distribuição de eletricidade.
Aumento da conta de energia (2)
Na indústria e comércio, a fatura poderá ter impacto ainda maior, ultrapassando 30%. A alta ainda será maior no ano. A revisão anual das contas locais, realizada tradicionalmente em junho, deve reajustar a tarifa novamente. Em 2014, o reajuste médio foi de 14%. Os percentuais aplicados também são repassados para a Taxa de Iluminação Pública.
Mais PMs (1)
A Polícia Militar formou mais 422 soldados para reforçar a segurança no Estado do Rio de Janeiro. Os novos policiais, entre eles 191 mulheres, realizaram capacitação na capital, onde devem permanecer, principalmente nas UPPs. Este ano, a meta da corporação é preparar seis mil profissionais.
Mais PMs (2)
Muitos dos formados são de Nova Friburgo e região. Estes sonham em atuar no batalhão local, o 11º BPM, mas a atual política do Estado não permite esta conquista. A preferência é para que os iniciantes reforcem as UPPs no Grande Rio. Muitos outros já atuando na capital também sonham em vir para Nova Friburgo. O número de pedidos de transferência ultrapassa a casa de 200.
Magistério Estadual
Mais de 1.200 professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro ficaram licenciados por depressão ou transtornos mentais em 2014. O número corresponde a 12,5% dos 9.680 mil docentes que tiraram licença médica no ano passado. O afastamento por motivos psiquiátricos é a segunda maior causa, perdendo apenas para os 33% por problemas ósseos e fraturas.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Mujica promete não abrir mão da política em despedida da presidência
- Dilma vai ao supermercado em Montevidéu comprar leite
- Marcha naval da Bolívia irrita governo chileno
- Três homens se casam em união tríplice na Tailândia
- Muricy Ramalho vai tirar período sabático após término de seu contrato com São Paulo
Palavreando
Mais nobre do que a literatura, a filosofia ou ideais de qualquer corrente é a beleza da virtude de seus sentimentos.

Situação alarmante a dos feirantes do Bairro Ypu. Problema que, obviamente, atinge também os moradores. As obras estão paralisadas. Enquanto isso, a terra deixada na via atrai mosquitos e ratos por conta do mato que já está alto. O pedido é pela retomada das obras, mas enquanto isso não acontece, que pelo menos seja feita a capina no local — apelam os feirantes e frequentadores da tradicional feira

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário