Colunas
OBSERVATÓRIO - 03/02/2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Hoje é dia
- da Bênção Contra os Males da Garganta
- da Navegação no Rio São Francisco
O dia
A 3 de fevereiro de 1488, as caravelas lideradas pelo navegador português Bartolomeu Dias conseguiram "dobrar” a ponta da África, depois batizada de Cabo das Tormentas. A proeza comprovou que a teoria do geógrafo Ptolomeu, que considerava os oceanos Atlântico e Índico como mares sem comunicação, estava errada.
O retorno do bom e velho Cariocão
O Estadual do Rio de Janeiro começou diferente dos últimos anos. O Carioca, que é considerado por muitos como o mais charmoso do país, se iniciou antes mesmo de bola rolar. Graças ao sempre velho e bom marqueteiro Eurico Miranda. O dirigente vascaíno tem o poder de trazer de volta rivalidades que se adormeceram. O ódio ao Vasco aumentou. O Flamengo e o Fluminense estão com ódio nos olhos. Nos bastidores, o Vasco voltou a ser imbatível. Já em campo... Aí é outra história!
Os pequenos demonstraram maior força. Não sabemos se pelo enfraquecimento dos grandes que estão se vendo obrigados a segurar a grana ou se os pequenos melhoram de nível. Não dá para desconsiderar aí que a pré-temporada dos pequenos é melhor, afinal, a maioria se prepara desde novembro.
Nessa 1ª rodada, o que vimos foi um Botafogo melhor do que se imaginava. Um Vasco em formação que dá esperanças. Um Fluminense que sai na frente dos demais grandes, mas que não tem uma grande diferença assim. Por sua vez, o Flamengo que, se não venceu na abertura, demonstra mais experiência que os alvinegros que estão em formação.
O Cariocão promete! Se as rivalidades é que sustentam o futebol, Eurico está certo em fazer o que faz. Algo, no entanto, não tem contestação. Para os chamados clubes pequenos, Eurico faz muito bem também!
Transferência de policiais (1)
São mais de 200 os pedidos de policiais militares que querem ser transferidos do Rio de Janeiro para o 11º Batalhão de Polícia Militar. A maioria deles está em serviço nas UPPs. São pessoas de Nova Friburgo que gostariam de atuar na cidade de origem. As dificuldades de transferência, no entanto, são imensas.
Transferência de policiais (2)
Explica-se: é que para alguém vir para cá, necessariamente alguém deve ir pra lá. O próprio comando de Nova Friburgo explica que não tem poder para as transferências, algo que também não cabe a agentes políticos locais. A definição é da própria Secretaria de Segurança, que, inclusive, já avisa que as dificuldades aumentarão. A prioridade será a capital, por causa da UPP e das Olimpíadas em 2016.
Transferência de policiais (3)
A única esperança para os policiais friburguenses em serviço fora do município é a abertura de novas vagas no batalhão local. Em tempo, o estado ganhou, na última sexta-feira, 30, o reforço de 398 novos soldados que se formaram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap.
Compras no exterior (1)
Receita vai apertar o cerco contra encomendas do exterior. Junto com os Correios, estão trabalhando em dois sistemas — um do fisco e outro do serviço postal — que se comunicam entre si, para aumentar a fiscalização das remessas que chegam do exterior. As mudanças devem começar no segundo semestre e, por enquanto, a maior parte dessa fiscalização segue feita por amostragem.
Compras no exterior (2)
Mesmo antes de mudanças na fiscalização, o consumidor deve ficar atento à cobrança de tributos antes de fazer encomendas do exterior. Isso porque vantagens como mercadorias mais baratas e fretes grátis podem acabar saindo caro, já que a suposta isenção de impostos para produtos que custem até US$ 50 só é válida para remessas de pessoa física para pessoa física.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Venezuela detém donos de rede de farmácias sob acusação de criarem filas intencionalmente
- Governo vai elevar mistura de etanol na gasolina para 27%
- Estudo observa que obesidade infantil pode ser prevenida ainda na gravidez
- Rick diz que reconciliação com Renner é impossível
- Jogador da Ponte diz que já jogou no lugar do irmão gêmeo e que ninguém percebeu
Palavreando
Eu temo, mas amo o perigo. Afinal, o que mais vale a pena geralmente está no que mais tememos.

O casarão do Nova Friburgo Country Clube continua em recuperação. No jardim interno, o chafariz com a bela
estátua é um verdadeiro cartão-postal. A casa do barão está entre uma das belezas do parque

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário