OBSERVATÓRIO - 02/12/2014

segunda-feira, 01 de dezembro de 2014

Hoje é dia

  • Pan-americano da Saúde
  • do Advogado Criminal
  • Internacional para a Abolição da Escravatura
  • Nacional do Samba
  • Nacional das Relações Públicas

 

O dia

Em 3 de dezembro de 1901, King Camp Gillette patenteou o primeiro aparelho de barbear. A marca é tão forte que até hoje muitos chamam qualquer aparelho de barbear de "gilete”. O mesmo ocorre com as marcas Durex, Xerox e Band-Aid. 

 

Final previsível: o glorioso na segundona

2014. Um ano para ser esquecido pelos botafoguenses. Sem grande resistência, o Botafogo sacramentou matematicamente a sua queda para a segunda divisão do futebol brasileiro com uma rodada de antecedência. Uma antecedência às avessas, bem distinta da conquista do Cruzeiro — campeão mais uma vez.

Pela segunda vez em sua história, o glorioso dispensará suas glórias para rodar o Brasil na difícil Série B. Ironicamente, o Botafogo de Garrincha teve sua queda decretada diante do Santos, clube com o qual dividiu o protagonismo do futebol nacional, quiçá mundial, na fabulosa década de 60.

As conquistas não se apagam. Pelo contrário. São substância essencial para encarar a segundona. É a história que dá o diferencial do Botafogo para todos aqueles que enfrentará em 2015. No entanto, não há como esconder a mágoa, a dor e as feridas abertas por esse vacilo que tem sim, seus culpados. O modelo administrativo incorreto, as brigas políticas internas no primeiro plano. No segundo, a falta de compromisso dos atletas e as decisões precipitadas da comissão técnica.

Discordo de quem defende que o rebaixamento é bom para rearrumar a casa. Que se rearrume a casa na elite. A segundona só traz mais dificuldades. Se fosse assim, o Vasco não teria caído duas vezes, quase que seguidas. O Vasco se rearrumou? As coisas só ficaram ainda mais complicadas. 

Que o Botafogo possa voltar a ser o glorioso que é! A torcida, tenho certeza, não abandonará o clube. No entanto, o mesmo compromisso do torcedor tem que ser da nova diretoria, que deverá montar um elenco que tenha a mesma ligação. Só a paixão poderá salvar o Botafogo.             


Uerj

Com o curso de Engenharia Mecânica, considerado um dos melhores do país, a Uerj de Nova Friburgo vê o aumento da busca por vagas. Neste domingo, 30, aconteceu a prova final do vestibular 2015. As provas do exame discursivo tiveram cinco horas de duração. As notas serão divulgadas no dia 19 de dezembro. A primeira chamada de aprovados sairá no dia 24 de janeiro de 2015. O gabarito já foi divulgado.


Mais policiais

O Estado do Rio de Janeiro ganhou o reforço de 596 policiais militares. 535 são homens e 61 mulheres, que fazem parte de duas turmas do concurso da Polícia Militar realizado em 2010. No próximo mês, mais 400 soldados estarão prontos para atuar no policiamento ostensivo no estado. Cerca de 4,5 mil policiais militares já se formaram em 2014. Em 2015, a meta será preparar 6 mil profissionais.


Ceasa (1)

A Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ) acaba de lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em três de suas unidades do interior do Estado (Nova Friburgo, Itaocara e São José de Ubá). O programa consiste na compra de alimentos de pequenos agricultores com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para serem doados a instituições socioassistenciais.


Ceasa (2)

Com duração de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco, o PAA vai permitir a ampliação do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ. Com o PAA, o produtor tem a garantia de venda de seus produtos e por um preço justo. A meta é cadastrar, já no próximo ano, mais de 2 mil agricultores. Cada agricultor tem direito de comercializar até R$ 6,5 mil ao ano.


Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Grupo aponta "começo do fim” da pandemia da aids, mas ressalta desafio

- Garoto sumido há quatro anos é encontrado atrás de parede falsa

-  Santa Catarina terá, pela primeira vez, mais times na Série A do que o Rio de Janeiro

- Band define nova bancada do CQC com Dan, Rafinha e Luque

- Aos 53 anos, cantora britânica Susan Boyle está namorando pela primeira vez


Palavreando

Um apaixonado sabe desvencilhar-se do futuro, pois um apaixonado respira o momento e aquilo pra ele já é o bastante.

 

É impressionante a capacidade comunitária dos moradores do Cônego. Sempre que convocados se unem e comparecem

aos eventos beneficentes do bairro. O almoço com a finalidade de salvar o GPH lotou. Centenas de pessoas

compareceram e lotaram a quadra durante as quatro horas de churrasco



TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.