Colunas
Observatório - 02/07/2013
terça-feira, 02 de julho de 2013
Gigante pela própria natureza
A mística da camisa pesa. A torcida brasileira faz a diferença. A raça é fundamental. E esses três ingredientes fizeram a toda poderosa Espanha — a melhor seleção do mundo — sucumbir diante de um Brasil que se agigantou no Maracanã. O dia 30 de junho ficará conhecido como o dia em que o futebol brasileiro ressurgiu. Como cantavam os torcedores: "O campeão voltou”. No mesmo 30 de junho em que o Brasil conquistou o penta em 2002, conquistou o tetra das Confederações, sendo o primeiro do mundo a conquistar três vezes seguida uma competição da Fifa.
Protestos à parte — diga-se, mais do que justos protestos contra a absurda privatização do Maracanã —, a seleção brasileira vestiu esse nacionalismo ascendente das ruas. O hino nacional ganhou o jogo, diriam alguns. Foi de arrepiar. Que inveja deu daqueles que estavam lá no Maracanã, testemunhando com os seus próprios olhos esse jogo histórico. O hino arrepiou tanto que com apenas dois minutos o Brasil já havia destruído todo o favoritismo da melhor seleção do mundo. A Espanha que tem por característica principal a posse de bola, não conseguiu isso diante de um Brasil marcando a saída de bola. Um Brasil que teve tranquilidade, tanto quanto raça para salvar um ao outro. O lance de David Luiz, que deu um pique fenomenal para tirar a bola quase em cima da linha após Julio César ser vencido, demonstrou que nem a reconhecida técnica espanhola seria capa de derrotar o Brasil.
Com sorte de campeão, o segundo no final do 1° tempo praticamente sacramentou a vitória. O terceiro no início do 2° tempo decretou: o futebol continua sendo um esporte fantástico, porque nem sempre o melhor vence e nem só de técnica se conquista taças. Raça, tradição, torcida... Continuam sendo essenciais, diferenciais. E o Brasil é o país do futebol, tanto quanto é gigante pela própria natureza.
Se a Copa das Confederações é um evento teste para a Copa do Mundo, todos já apostam que o Brasil é mesmo um favorito. Não por ter um grande time, porque ainda não tem. Mas de fato, tem 12 jogadores: a torcida brasileira faz toda a diferença!
13º (1)
Os servidores públicos, federais e municipais, já receberam a primeira parcela do 13º salário. A Prefeitura de Nova Friburgo fez o pagamento junto com o salário do mês de junho, pago no último dia 28. O governo federal fez o pagamento neste dia 1º.
13º (2)
De acordo com tabela do Estado do Rio, o pagamento aos servidores estaduais acontece, com valor integral, no dia 31 de julho para quem recebe até R$ 950. Acima desse valor, a antecipação de 50% sem descontos acontece no mesmo dia. O restante será pago em 19 de dezembro.
13º (3)
Além dos servidores públicos, o dinheiro extra também será antecipado a aposentados e pensionistas do INSS que têm calendário para crédito do benefício em agosto. Em breve, vem o pagamento do PIS/Pasep. O calendário de pagamento começa no final deste mês.
Encontro Sesc de Dança (1)
Começa nesta quinta, 4, em Nova Friburgo, a 25ª edição do Encontro de Danças do Sesc. O maior evento do gênero do interior do estado do Rio de Janeiro contempla as companhias locais e traz atrações nacionais e internacionais. Com entrada franca, o evento deixa de fazer parte da programação do Festival de Inverno.
Encontro Sesc de Dança (2)
Na programação deste ano que vai até domingo, 7, destaque para Ana Botafogo, que apresenta o espetáculo "Lendo Linóleos”, dia 6, às 19h. A bailarina também conversará com o público na palestra "Dançar é escrever com movimentos”, dia 5, às 15h, ocasião em que lançará seu livro "Ana Botafogo – na ponta dos pés”.
Encontro Sesc de Dança (3)
Outro destaque vem diretamente de São Paulo, a Cisne Negro Cia. de Dança aporta no encontro para encerrar a noite de abertura com "Sra. Margareth, com excertos de Monger”. Além das companhias de dança consagradas, a programação conta com a apresentação de 21 companhias amadoras, a maioria de Nova Friburgo.
Friburguense
Após as duas derrotas para o Macaé, ambas por 2 a 0, o Friburguense intensifica ainda mais os treinos nesta semana e pretende marcar pelo menos quatro amistosos para esse mês. A expectativa é de que a tabela da Copa Rio seja divulgada nos próximos dias.
Programação de Inverno (1)
A programação de inverno da cidade ganhou uma página com toda a programação de eventos da cidade. Destaque para o 11º Festival Internacional de Inverno de Nova Friburgo com shows, apresentações teatrais e artísticas. Na programação, destaque para a Orquestra Sinfônica de Campos, Miguel Proença e Duo Santoro.
Programação de Inverno (2)
O Festival de Inverno do Sesc também está confirmado com destaque para shows de Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Titãs, Maria Rita e Zé Ramalho. Toda a programação da Temporada de Inverno pode ser conferida no site: www.temporadainverno.com.br, que também oferece um guia de hospedagem e informações para os turistas.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário