Colunas
Observatório - 02/03/2012
Carona
As pessoas passam por nossas vidas e decidimos se damos ou pegamos carona ou não. A desatenção pode ser fatal e a escolha positiva ou negativa pode mudar tudo—o trajeto, o afeto, o destino da viagem e a presunção do que poderia se alcançar.
(...)
Aquela acenou e não foi vista. Aquele assoviou e foi ouvido. Parei para esse, pedi carona ao outro. Fui despejado e cortês. Fui insistente e perdi. Perdi tempo com a viagem cansativa daquela, perdi o rumo com o caminho desgastante daquele, ganhei o mundo por seguir sozinho, mas fui mais feliz por dar carona a quem despretensiosamente me conquistou. Fui pleno sem planos na estrada. Fui tolo com planos de suposições de ser pleno. Passagens de quem soube o que é dar carona, mas foi pouco habilidoso, talvez, em recebê-las. E a vida é assim, toda...
Pede carona ao cometa na viagem pelas galáxias próximas e distantes. Há cometas velozes, há estrelas paralíticas, há tristezas gritantes, há alegrias perturbantes. Pede carona ao mundo, mas não queria dar carona a todos, pois alguns prosseguem, outros não. Às vezes é possível esperar, mas na maioria é preciso seguir.
(...)
Nem todos herdarão a terra, mas inevitavelmente, todos terão história.
Que história construir? Que memória não trazer? Não há certeza em nenhuma carona, nem sempre valerá o perigo, mas sem o risco nada poderá se ter. Pede carona ao amigo, dá carona à menina, mas talvez seja pertinente nesse tempo evitar a carona daquela aparente inverdade.
Prosseguir sozinho, quem pode? Carona à música. Carona àquele pequeno poema do Mário Quintana. Carona ao gosto pelo ilegal. Carona ao certo do que é legal. Carona ao medo. Carona à euforia. Pede carona à vida! Enquanto dirige deixa o sorriso estampar o rosto ou deixa a lágrima rolar à vontade. Soca o volante do destino ou apenas abaixa a cabeça e levanta de novo porque é preciso seguir. Precisa parar? Pare, mas não demore muito tempo. Há outras...
Há pessoas cujas caronas marcarão para sempre a sua jornada, outras nem tanto. Há passatempos pertinentes e outros absolutamente desnecessários. Haverá caronas produtivas e outras apenas divertidas.
(...)
Mas entre o abstrato do que poderia ser com o concreto do que foi e é, talvez seja opção mais inteligente apenas avaliar que caronas vêm e vão e que você...
Leia na íntegra, amanhã, 03, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Fiscalização de ônibus
A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) prossegue checando as condições da frota de ônibus que opera as linhas intermunicipais em todo o estado. Só nos dois terminais rodoviários de Nova Friburgo, 9 veículos foram recolhidos.
Nove veículos recolhidos na cidade
Dos ônibus recolhidos, dois da Viação Teresópolis por iluminação inoperante e falta de CAT, um da Viação Brasil por falta do seguro obrigatório, dois da Natividade por falta do CAT e quatro da 1001 por iluminação inoperante, CAT vencido e falta de selo.
Cigarros com sabor
Foi adiada a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que deve proibir o uso de aditivos como menta e canela nos cigarros produzidos e vendidos no Brasil. A Anvisa esclarece que, para não prejudicar o produtor rural, foi pedido mais tempo para avaliar a proibição ou não do açúcar no cigarro.
Posto móvel da CEG
A CEG (Companhia Estadual de Gás) começou o serviço de atendimento móvel nos municípios do estado em que não tem sede. Assim, uma vez por mês o posto será montado no município com serviços como emissão de 2ª via da conta de gás, solicitação de instalação de gás natural, transferência, entre outros.
Mudanças no Estadual
O Fluminense acena com proposta de mudança no Estadual do próximo ano, o que seria compartilhado por dirigentes dos demais três clubes grandes. A ideia a ser apresentada à Federação é a da diminuição no número de participantes dos atuais 16 para 12. Como o peso de votos na Federação dos quatro grandes é maior do que dos 12 pequenos juntos, o que eles decidirem estará consumado.
12 clubes
A mudança pode ocorrer já para o Estadual do próximo ano, desde que seja estipulado em regulamento, de acordo com o Estatuto do Torcedor. Desta forma, duas são as alternativas para tal mudança: rebaixamento de cinco equipes em 2013 com uma subindo, sendo assim 12 a partir de 2014 ou um pré-Estadual em 2013 com os 12 pequenos e 8 se classificando para a fase principal com os 4 grandes. Isso só será definido no fim do ano, mas já vem preocupando.
Bolsa Família
O Governo Federal prorrogou o prazo para a atualização dos dados cadastrais de famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado. A data de encerramento para a regularização, que seria no dia 29 de fevereiro, foi prorrogada para 30 de março.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário