Colunas
Observatório -01/10/2013
terça-feira, 01 de outubro de 2013
Hoje é dia
Nacional do Vereador
do Prefeito
dos Municípios
da Esquadra
do Viajante Comercial
do Representante Comercial
Internacional do Vendedor
Mundial da Terceira Idade
Municipal de Combate ao Crack
O dia
Em 1° de outubro de 1977, Pelé fez sua última partida como jogador profissional. Na despedida, ele marcou um gol de falta na vitória do Cosmos, de Nova York, por 2 a 1 sobre o Santos, time que projetou o jogador. Na ocasião, o craque jogou meio tempo em cada time.
Quando tudo pode acontecer
O futebol é uma das melhores metáforas da vida. Não à toa, não causa qualquer estranhamento a afirmação de que no futebol tudo pode acontecer. Mais evidente ainda fica essa máxima quando estamos na parte final do Campeonato Brasileiro. Não sou eu que estou dizendo, mas as próprias edições recentes da competição. E nessa parece que não será diferente! Basta olhar a rodada deste fim de semana.
Nas rodadas finais é comum times que estão na parte debaixo da tabela derrubar os favoritos. Pela necessidade de vitória, pelo objetivo de escapar do rebaixamento. Os times da chamada zona de degola, mesmo com qualidade técnica inferior, se superam no desespero, e em alguns casos conseguem somar preciosos pontos que os livram da segundona.
O que chama a atenção neste ano e aguça a curiosidade do torcedor é que mais da metade das equipes está correndo risco. Do Fluminense para baixo, com 33, ninguém pode dizer que está seguro. Apenas o Náutico, virtual rebaixado, está fora do campeonato. Todos os demais lutam para escapar do rebaixamento e porque não podem sonhar com Libertadores. Ou seja, se o título está praticamente definido para o Cruzeiro, com as recentes derrapadas do Botafogo, a briga contra o rebaixamento é a grande atração do Brasileirão.
Por falar no Botafogo... O que está acontecendo com o Botafogo? Depois da derrota para o Cruzeiro por 3 a 0, parece que o time jogou a toalha. Fato é que o pênalti que decretou a derrota do Alvinegro para a Ponte Preta foi no mínimo duvidoso. Óbvio que o Botafogo também não fez por onde para evitar o revés.
O Fluminense é que vem crescendo, o Flamengo se mantém no mesmo ritmo de quem não encanta, mas marca os pontos necessários, enquanto o Vasco tem o mesmo ritmo do Flamengo, porém não vem sendo visitado pela sorte. Que a sorte sorria mais para o futebol carioca!
Estadual 2014
O Estadual de 2014 deverá ser diferente dos anos anteriores por conta da Copa do Mundo. Os clubes grandes definiram, e, agora falta a aceitação dos pequenos. Prevalecendo o acordo dos grandes com a Federação, a competição será disputada em turno único, todos contra todos, se classificando os quatro primeiros para semifinal e final.
Copa Rio
O Friburguense não entra em campo amanhã, 2, pela Copa Rio, mas está de olho na partida entre América e Madureira, 15h, em Edson Passos. Toda torcida por um empate ou pela vitória do Madureira. Isso porque o Frizão tem 4 pontos, contra 8 dos americanos e 11 do Madureira. Ou seja, melhor o Madureira disparar do que a diferença para o América saltar para 7 pontos.
Câmeras em viaturas da PM (1)
As câmeras instaladas nas viaturas da PM foram testadas no primeiro semestre no 12° BPM (Niterói) e agora serão expandidas para todo o estado. A parte final do teste foi o envio de imagens em tempo real ao Batalhão.
Câmeras em viaturas da PM (2)
As duas câmeras instaladas em cada veículo são capazes de gravar até imagens noturnas em alta definição, além de registrar a rota e localização das equipes. Até o fim do ano, dois mil veículos de todos os batalhões do estado vão ganhar os kits de videomonitoramento que registram as ações dos policiais durante 24 horas por dia.
Procon-RJ x ônibus (1)
O Procon-RJ está fechando o cerco aos chamados ônibus rodoviários, que possuem apenas uma porta de entrada e têm adesivos que garantem o acesso facilitado a cadeirantes. Trata-se da Operação Leva Eu. As empresas flagradas em discordância com a legislação estão sendo autuadas e multadas por causa da propaganda enganosa.
Procon-RJ x ônibus (2)
Constatada a irregularidade, os fiscais arrancaram os adesivos dos veículos, e os ônibus que tinham o símbolo pintado na lataria têm cinco dias úteis para retirá-los ou adquirirem a cadeira apropriada para pessoas com necessidades especiais.
Palavreando
Quando o poeta escreve a poesia ele quer revelar o seu íntimo.

O macaco muriqui foi definido e agora oficializado como símbolo da Região Turística Caminhos da Serra, que abrange
11 cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro. O maior primata sul-americano é uma espécie endêmica
da Mata Atlântica brasileira, presente em toda a região

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário