Colunas
Observatório — 01/07/2015
Hoje é dia
das Almas dos Antepassados
da Comunidade Madeirense
Mundial da Arquitetura
da Vacina BCG
do Cooperativismo
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Dilma está decidida a provar que Pessoa mente sobre doações eleitorais
- Cresce número de famílias que dizem não ter como pagar dívida
- Fiat testa novo modelo compacto para substituir o Palio Fire
- Brasil deve ter de escolher duas sedes para jogar Eliminatórias; medida agrada CBF
- Marília Pêra e Daniel Filho são os homenageados do Festival de Cinema de Gramado 2015
Palavreando
O amor não se faz em certezas, mas nas surpresas que cada flor apresenta ao se abrir e no que cada nuvem tenta dizer com os desenhos e letras tortas que rabisca no céu.
Facebook colorido
Assistimos na última semana a um verdadeiro fenômeno nas redes sociais. Segundo o próprio Facebook, mais de 26 milhões de pessoas usaram cores da causa gay em foto de perfil. É comum que pelo menos uma pessoa declaradamente hétero que conhecemos tenha colorido sua foto.
Mais do que o número de usuários, está o alto número de interação. De acordo com a rede social, as fotos com o filtro com as cores da bandeira da causa gay receberam mais de meio bilhão de interações, entre curtidas e comentários.
O que esses números querem dizer?
Comprovam que as redes sociais viraram parâmetro para que discutamos as questões da sociedade e defendamos nossas ideias e pontos de vista. Na rede social parece ser mais fácil apontar bandeiras e vestir causas do que propriamente no cara a cara. Isso é bom e ruim. Bom, porque as redes sociais possibilitam certa coragem que não teríamos no debate olho no olho. Ao mesmo tempo é ruim, porque não tendo esse têti a têti, as pessoas passam a pensar que podem tudo. E, na verdade, não podem. Porque seja frente a frente ou na frente de um computador, celular ou tablet, estamos falando de pessoas e das vidas dessas pessoas.
A quantidade de pessoas que coloriram sua foto de perfil é mesmo uma demonstração de avanço no respeito às liberdades e na consideração de que como diz a música, é justa toda forma de amor.
Também demonstra que precisamos de lideranças e percussores que nos motivem a ver o ser humano no seu mais nobre espectro. O espectro do amor e de que orientação sexual não define ninguém.
Que se viralize, acima de tudo, o amor e todo o respeito que esse sentimento traz! É preciso colorir a sociedade que ultimamente aparenta estar mais raivosa do que o comum.
220V (1)
Nova Friburgo é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro que usa a tensão de 220V. É também uma das poucas de toda a Região Sudeste que usa exclusivamente essa tensão de energia elétrica. Na capital fluminense, por exemplo, apenas alguns prédios usam o 220V. A questão é revestida de curiosidades.
220V (2)
Além do Brasil, apenas Arábia Saudita, Belize, Jamaica, Libéria, Malásia, Marrocos, Indonésia, Vietnã e Madagascar têm em seu território dois tipos de tensões elétricas. Nova Friburgo, assim como os estados do Norte e Nordeste, adotaram o 220V por causa da influência europeia. O governo garante que não há qualquer possibilidade, até por falta de razões técnicas e financeiras, de padronizar o sistema.
Novos mapas do estado (1)
A Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) entregou 300 mapas oficiais do estado do Rio de Janeiro ao Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), ao Comando de Polícia Ambiental (CPAM) e à Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Edição Comemorativa pelo Jubileu de Ouro - 50 anos do Ceperj é a edição de 2010 do território fluminense.
Novos mapas do estado (2)
Nesta versão, o estado foi dividido em oito macrorregiões. Além disso, apresenta o Arco Metropolitano, atualizações de limites municipais, a nova composição da Região Metropolitana, com base em decreto de 2009, e a mudança do nome da região da Baía da Ilha Grande para Costa Verde.
Festival de Inverno (1)
Começa amanhã, 2, a 13ª edição do Festival de Inverno de Nova Friburgo. Causa confusão, mas é bom ressaltar que Nova Friburgo têm dois festivais de inverno. Um de iniciativa privada com pouco apoio público e outro realizado pelo Sesc com apoio do Estado. A programação do evento do Sesc ainda não foi divulgada com suas datas de apresentações.
Festival de Inverno (2)
Já o Festival de Inverno de Nova Friburgo vai até o dia 12 de julho, com diversas atrações gratuitas e também pagas. Neste ano, a programação musical foi retomada para os jardins do Nova Friburgo Country Clube. O formato não contempla a ilha como palco. A programação conta com shows musicais em um grande palco móvel, localizado próximo ao chalé, além de atrações no teatro do clube.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário