Colunas
Observatório - 01/06/2012
Plural singular
Quando estou triste sou o mais triste entre todos. Quando estou feliz sou o mais feliz entre todos. E sou o que sou. Intenso como tem que ser, porque o que não é intenso não me apaixona e o que não me apaixona não me atrai.
Não tenho necessidade de meios-termos. Não desejo nada que não seja por inteiro. Assim dispenso o que não é tudo ou todo! Admito minha voracidade, pois só os vorazes são realmente felizes.
(...)
Sou canção, sou fogo. Sou furacão, sou dança. Sou arrepio, sou temperança. Sou lucidez, sou ameaça. Desafios me interessam, conquistas me instigam, mas vitórias fáceis me empobrecem. Sou misto sugestivo de buscas incansáveis com finalidades que precisam de um fim. Não posso flertar insistentemente com as reticências. Pontos finais me são bem-vindos se não há mais nada que me faça permanecer. Se a história foi boa—aplaudo. Se a história foi ruim—vaio. E reconheço que até boas histórias precisam de um desfecho. Todas as histórias precisam de...
As articulações se desgastam de maneira invisível, mas as pernas acusam o cansaço. Nem sempre dá para correr. Esmorecer nem sempre é uma escolha, pode ser uma prece! A pele também envelhece.
Sou desconexo! Sou ilusão passageira. Sou fugacidade incoerente. Sonhos me escapam. Não consigo cuidar de uma rosa nem por uma quinzena...
Não! Não é possível nos copiar, reinventar ou clonar! Somos únicos! Somos sós! Sou o único herdeiro de minhas aventuras tanto quanto sou o único culpado por minhas desventuras... Todos nós somos!
(...)
Estou aqui e, às vezes, quero sinceramente estar lá! Mas quando estou comigo, sei que posso contar com uma penca de sonhos e uma porção de esperanças que me fazem crer que até posso voar... E voando ver o mundo lá de cima, apreciar o rosto da menina e perceber o que não percebo quando estou perto do que realmente me satisfaz. A vida me satisfaz! Os caminhos que se desenham na ponta do lápis que escrevo o meu destino me dão certa paz, ainda que paz ansiosa. Sou tantas coisas, quando na verdade quero apenas ser eu por definição, mais do que por ocasião. Do tipo feliz por ser feliz, mais do que ser feliz por algo, situação ou alguém.
Eu tenho sono, sonho, insônia, adereços. Pretextos, irrelevâncias relevantes e muitas irrelevantes mesmo. Tenho ânsia por descobertas, como desinteresses interessantes. Sou caso para estudo, estapafúrdio espantoso, sem...
Leia na íntegra, amanhã, 2, no Caderno LIGHT de A VOZ DA SERRA
Vacinação gripe
Termina hoje, 1º, a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha, que terminaria no último dia 25, foi prorrogada por mais uma semana. Devem se vacinar gestantes, crianças de seis meses a dois anos, idosos com 60 anos ou mais e profissionais da área de saúde.
Índice de vacinação em Nova Friburgo
Segundo dados colhidos até quarta-feira, 23, do setor imunológico da Fundação Municipal de Saúde, o grupo que mais preocupa é o de gestantes, onde 56,2% tomou a vacina, ou seja, quase 900 gestantes ainda não haviam se vacinado até a data. A meta estipulada pelo Ministério de Saúde é de 80%.
Próximo da meta de vacinação
Os demais grupos atingiram ou ficaram próximo da meta. Entre as crianças 3.126 foram vacinadas, o que representa 90,1% da população dessa faixa. Entre os profissionais de saúde o índice de vacinação bateu 116,7%. Entre os idosos, 76,99% já haviam tomado a vacina até a última atualização. No total, 26.648 pessoas foram vacinadas em Nova Friburgo, o que representa 79,39% do público-alvo.
Edson Barboza Jr
O friburguense Edson Barboza Jr, derrotado por Jamie Varner por nocaute técnico no último sábado, ficará afastado dos octógonos do UFC pelo menos até 11 de julho por ordem médica.
Dia D na Câmara
Em sessão específica, antecipada do dia 12 para hoje, 1º, a Câmara de Vereadores faz ampla discussão acerca do número de vereadores. Representantes das redes sociais, do movimento liderado pelas Lojas Maçônicas “Menos vereadores, mais soluções” e presidentes de partidos terão a oportunidade de se posicionar sobre o assunto no plenário.
Soberania do plenário
Mas quem decidirá acerca da matéria são mesmos os vereadores que poderão deliberar as propostas apresentadas. Como o plenário é soberano, eles podem discordar do parecer já explicitado pela Procuradoria que entende não ser possível mudar a lei aprovada em 2008 que estipulou 21 vereadores para as eleições deste ano, evocando artigo da Constituição Federal que diz que qualquer mudança no processo eleitoral deve ocorrer um ano antes do pleito.
Possibilidades: 21, 15, 13, 9
São quatro as possibilidades: manutenção da lei que estipula 21 vereadores, 15 vereadores para as eleições 2016 e 13 ou 9 já para 2012. Obviamente que a proposta de 15 pode passar para a eleição deste ano com uma emenda. A única das propostas que pode não prosperar é a de 9, de autoria do vereador Vanozinho, que precisa de mais três assinaturas para avançar com a ideia.
Redução deve ocorrer
Em enquete informal com a maioria dos vereadores, pude constatar que deve haver consenso acerca de uma só proposta no que tange ao número de cadeiras no Legislativo já para o pleito 2012. O número de 15 é o favorito. Perguntados se topariam o risco de uma intervenção judicial futura, a maioria disse que correria o risco. Em resumo, deve ocorrer a diminuição.
Dois terços dos votos
Para aprovar a mudança na Lei Orgânica, a proposta obrigatoriamente tem que ser aprovada por dois terços, ou seja, 8 votos em duas discussões. Para valer para essa eleição, sem enfrentar outros embaraços jurídicos, a mudança tem que ser aprovada e publicada até o dia 30 de junho.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário