Observatório - 01/05/2013

quarta-feira, 01 de maio de 2013

Dia do Trabalhador


Hoje é Dia do Trabalhador! Dia também de reflexão. A maior preocupação local é a renda. Os salários pagos aos trabalhadores em Nova Friburgo são muito baixos. A média salarial não chega nem a dois salários mínimos e mais de 70% da população, segundo dados do último censo, recebem abaixo de dois salários mínimos, cerca de mil reais. Muito pouco para uma cidade da grandeza e do passado de Nova Friburgo. Passado. Passado de glórias, com presente angustiante e futuro duvidoso. 
É na renda que ficam claros os deslizes de Nova Friburgo ao longo dos últimos anos. É na renda do trabalhador que está o maior dos problemas. Povo pobre faz cidade sem riquezas. É na renda que fica apontada a direção na contramão do município com relação ao Estado e ao país. Enquanto o Brasil e o Rio de Janeiro crescem, Nova Friburgo cai. A cidade não conseguiu acompanhar esse crescimento e se distancia dos seus áureos tempos, em que estava muito acima das médias estadual e federal. 
A saber também que, enquanto poucos ganharem muito, os tais donos da cidade, estes também perderão a longo prazo, como já vêm perdendo. Faz parte do ciclo. 
Em linhas gerais, o mais importante a se dizer neste dia é que não dá para o povo viver para a economia. A economia é que tem que viver para o povo! Esta é a máxima para se refletir neste Dia do Trabalhador em todo o mundo.      
Muito se pensa no trabalho realizado e no lucro proveniente dele, mas pouco ou quase nada se pensa na pessoa que o realiza. Sem pessoas não há trabalho realizado! As pessoas têm que importar! Elas são o mais importante!
Dizem: “o trabalho dignifica o homem”, mas esquecem de dizer que salários bem pagos, reconhecimento e respeito dignificam o homem que trabalha. Ou seja: é preciso também reverter essa posição de sujeito e objeto. O homem dignifica o trabalho, tanto quanto o trabalho dignifica o homem.      
O homem tem que ter o direito e a ciência do dever de lutar pelo que acredita! O trabalho é parte importante da felicidade e todo trabalho é importante. Seja no campo, na fábrica, nas ruas. Exija mais esforço mental ou físico. Todo trabalho merece respeito e reconhecimento. 
Desta forma, celebremos diariamente a importância de cada um para a sociedade, para uma sociedade mais feliz! Busquemos o valor que todos merecem perante seus esforços, que mantêm e constroem o mundo! Que cada trabalhador seja devidamente respeitado e reconhecido. Que cada trabalhador possa estar feliz com sua intervenção no destino do mundo, através de seu esforço de torná-lo melhor!

Fiscalização de obras
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo estão trabalhando na vistoria de obras irregulares por toda a cidade. A equipe escalada para fiscalizar as obras promete fazer uma varredura em diversos bairros, a fim de orientar os proprietários e, naquelas em que tenham pendências, embargar, até que a situação possa ser regularizada.

Aftosa
Maio é mês de vacinar o rebanho contra a febre aftosa. Até o fim do mês, o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do Estado. Todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.


Vacina
Os produtores podem adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha. Após a vacinação é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito através da internet.

Olimpíada Brasileira de Física
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas estão abertas até o dia 10 de maio no site www.obfep.org.br. A competição é destinada a estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e federais.

Friburguense
Está completamente descartada qualquer possibilidade de diminuição no número de participantes do Estadual em 2014. A Federação de Futebol do Estado (FERJ), inclusive garante que tal ideia jamais foi cogitada. Chegou a ser ventilada pela imprensa a hipótese de diminuição por conta da Copa do Mundo no Brasil.

Estadual 2014 
A competição do ano que vem terá a mesma fórmula deste ano. Serão 16 participantes, sendo que só faltam definir dois. Saem Olaria e Quissamã, que foram rebaixados, e entram os dois que vieram da segundona. O Bonsucesso já está nas finais por ter conquistado o 1° turno.   

Festival Varilux de Cinema Francês
O Festival Varilux de Cinema Francês está de volta às telas do Brasil. A partir deste dia 2, até dia 10, o cinema local, através de parceria com a Aliança Francesa, exibirá uma seleção inédita de 15 filmes franceses, contemplando os mais variados gêneros, desde a comédia e animação, passando pelo drama, romance e até suspense. 14 ANOS 

Première
Para a première exclusiva em Nova Friburgo do Festival Varilux de Cinema Francês, nesta quinta-feira será exibido o filme Populaire (“A Datilógrafa”, 2012, comédia). Também neste dia 2, a partir das 19h30, a Aliança Francesa realiza uma apresentação cultural em que personagens marcantes da literatura, da arte e da história francesas conduzirão os presentes por uma viagem pela história.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.