Colunas
Observatório - 01/04/2014
terça-feira, 01 de abril de 2014
Hoje é dia
- da Mentira
- da Abolição da Escravidão dos Índios no Brasil
- do Humanismo
- da Livraria Espírita
- da Sociedade Espírita
O dia
Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no dia da mentira, mas a mais forte é por conta da implantação do calendário gregoriano. Desde o começo do século XVI, o ano novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera no Hemisfério Norte. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril. Depois da adoção do calendário gregoriano, o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança. Gozadores passaram então a ridicularizá-los.
Uma final justa
Flamengo e Vasco foram os dois melhores times do Estadual. Mesmo que o Vasco tenha terminado em 3º na fase classificatória, essa posição não refletiu o que foi a competição. Ainda que seja um time que está longe do ideal e das tradições cruzmaltinas, viveu nesse início de temporada momentos superiores ao do Fluminense. Tem mais consistência!
Quanto ao Flamengo, nem precisa falar. Os números da campanha sustentam essa posição por si só. Tanto é que é justa a vantagem de dois empates.
Flamengo e Vasco fazem a grande final do Estadual, final essa que não ocorria desde 2004. O clássico dos milhões que pode salvar um Estadual fracassado por sua fórmula ruim somado a ingressos caros no Maracanã.
Quem vencerá? Não arriscaria palpite. Tudo pode acontecer e não vejo favoritos. A vantagem de dois empates é ilusória. Afinal, tendo vitorioso em um jogo, a tal vantagem não existe na soma dos resultados e o campeonato seria decidido nos pênaltis em caso de igualdade.
Os dois melhores times da competição decidem até a artilharia. De um lado, Alecssandro (10 gols). Do outro, Edmílson (11). No coletivo, de um lado a supremacia rubro-negra da última década, chegando a quase todas as finais e conquistando metade dos títulos. Do outro, o Vasco de longo jejum, com nenhuma conquista nesse período. Um querendo se manter. Outro precisando ressurgir. No meio disso tudo, a saudável rivalidade que mantém vivo o futebol. O Rio de Janeiro precisava de uma decisão assim. Que me perdoem os tricolores e botafoguenses, mas Vasco e Flamengo ainda é o maior clássico do futebol carioca e um dos maiores do mundo. Que vença o melhor e que seja boa a história a ser contada para as gerações futuras!
Marlon Moraes
Marlon Moraes entrou para a história do MMA ao conquistar o título peso-galo do WSOF (World Series of Fighting). O friburguense é o primeiro brasileiro a se tornar campeão do WSOF. Ele mostrou superioridade e muita raça ao derrotar o americano Josh Rettinghouse na decisão unânime dos juízes (triplo 50-44). A luta intensa durou cinco rounds e Marlon venceu todos.
Reclamações ao Procon (1)
Reclamações ao Procon agora podem ser feitas pelo celular, tablet e computador. Já está à disposição o aplicativo Meu Procon-RJ. Agora, os consumidores fluminenses podem fazer suas reclamações pelos seus smartphones e tablets ou pelo computador. Com essa ferramenta, o consumidor poderá se queixar de onde estiver, via internet, sem precisar ir a um escritório do Procon.
Reclamações ao Procon (2)
Os consumidores receberão imediatamente um número de protocolo referente à sua queixa, que poderá ser acompanhada na internet. Além de poder fazer reclamações, o aplicativo ajuda a responder às dúvidas mais frequentes dos consumidores.
Reclamações ao Procon (3)
O sistema de reclamação via site do Procon-RJ permitirá também o acompanhamento e gerenciamento de todas as reclamações, pela autarquia, possibilitando uma comunicação mais fácil com os consumidores e as empresas reclamadas, além da geração de gráficos e relatórios sobre os mais diferentes tipos de queixas.
Recolhimento de animais
Nova Friburgo está com uma campanha para captura de animais soltos nas vias e áreas públicas. No entanto, esclarece que o serviço de retirada de animais ocorre através de atendimento terceirizado, mas incluindo, somente, os animais de médio e grande porte. O serviço, portanto, não trata da captura de cães e gatos.
Reajuste remédios (1)
Já está valendo o reajuste no preço dos medicamentos. Para os consumidores diretos, no entanto, o aumento só deve chegar nas próximas semanas. As indústrias farmacêuticas e distribuidoras podem adotar reajuste de até 5,68% nos preços de medicamentos regulados pelo governo.
Reajuste remédios (2)
A resolução é da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed). A regulação é válida para mais de 9 mil medicamentos, sendo que mais de 40% deles estão na categoria nível três — de menor concorrência, cujas fábricas só poderão ajustar o preço teto em 1,02%.
Artesãos na Copa 2014 (1)
Os artesãos de Nova Friburgo poderão expor e comercializar os seus trabalhos nos espaços culturais das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Mas para isso, deverão participar da reunião que acontece hoje, 1º, na sede do Sebrae/NF, na Rua Fernando Bizzotto 72, às 14h.
Artesãos na Copa 2014 (2)
As exposições acontecerão nas Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos. Na reunião, haverá toda a orientação para o edital que fica aberto até 6 de abril e pode selecionar até 60.000 peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.
Palavreando
Lutemos, sem armas nas mãos, mas com o espírito que emana da nossa real esperança de que apenas com a nossa voz e nossos passos podemos fazer a diferença. Salve as nossas cotidianas revoluções!

A Imperatriz de Olaria celebrou em grande estilo os seus 38 anos de fundação. Com direito a bolo e brinquedos para as crianças, a agremiação fez homenagens e iniciou a contagem regressiva para as quatro décadas de existência. E, claro, não faltou música, cerveja e muita empolgação com o samba-hino da vermelho e branco de Olaria

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário