Observatório — 01/03/2016

terça-feira, 01 de março de 2016

Hoje é dia

  • Aniversário do Rio de Janeiro
  • da Vindima (Colheita de uvas)
  • das Crianças Doentes
  • do Turismo Ecológico
  • Pan-Americano do Turismo

O dia

1º de março de 1555, Nostradamus publicou o livro Os Séculos, contendo profecias sobre o futuro da humanidade.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Prefeitura do Rio quer expansão do VLT até a Zona Sul
  • Alckmin defende prévias no PSDB para disputa presidencial
  • Janela já levou 40 deputados federais a trocarem de partido
  • Jô Soares quer que última entrevista de seu programa seja com Silvio Santos
  • Empresário de Anderson pede revanche contra Bisping no Brasil

Palavreando

Há tanto por aprender com a simplicidade de ser feliz que há muitas possibilidades e probabilidades de ser intenso como a chama que nunca se apaga e extraordinário como a lágrima que não se estraçalha.

Os invictos

Se a fase inicial do Estadual do Rio é aparentemente absolutamente inútil para os quatro grandes, serve como motivação para torcida sob o olhar da rivalidade. Sem qualquer vantagem na fase decisiva, ficar em 1º ou 4º pouco importa. No entanto, a moral de Vasco e Botafogo estão elevadas. As goleadas do Flamengo também demonstram que o time pode fazer uma 2ª grande fase. Já o Fluminense...

Antes mesmo da última rodada, os quatro podem já estar classificados. Aliás, na última rodada, pode ser que apenas as duas vagas do grupo B estejam em jogo com cinco ou menos times na briga por ela. O Friburguense precisará de um empate diante do Fluminense para seguir sonhando. Derrota significa fim do sonho e muito sofrimento no grupo da morte que rebaixará os dois últimos e levará os dois primeiros para as semifinais da Taça Rio com o 5º e 6º colocado do grupo da Taça Guanabara.

Vasco e Botafogo, de fato, despontam como os melhores times, com leve vantagem para os vascaínos, ainda que na pontuação o Botafogo tenha dois pontos a mais. Justiça seja feita, não são apenas os dois invictos da competição. O Boavista se junta a esse grupo na sua brilhante campanha, com a classificação consumada por antecipação.

A partir da próxima fase, no entanto, tudo estará zerado e o Estadual de verdade começará! Serão muitos clássicos e os melhores pequenos que prometem tirar muitos pontos dos grandes. Será uma grande segunda fase em que esperamos que o Friburguense esteja lá!

Matemática tricolor (1)

O Friburguense não tem escolha e terá que no mínimo empatar com o Fluminense para seguir na competição e levar a briga pela vaga para a última rodada, dependendo de outros resultados. A vitória é o ideal. Vencendo, terá que conquistar os três pontos na rodada final diante da Portuguesa, em casa, dependendo apenas de um empate ou derrota do América para o Fluminense.

Matemática tricolor (2)

O Fluminense se vencer o Friburguense, por incrível que possa parecer, confirma sua classificação por antecipação, se juntando aos já classificados do seu grupo, Vasco, Boavista e Bangu. Neste caso, a luta pelas duas últimas vagas do grupo do Friburguense, ficariam restritas a Madureira, América e Volta Redonda. Em resumo: uma vitória do Friburguense não elimina ninguém e deixa os dois em situação muito boa na última rodada.   

Drones dos Bombeiros (1)

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro passou a contar com três drones para auxiliar as operações. Inicialmente, na busca por focos do Aedes aegypti e no resgate de pessoas em risco de afogamento. Uma força-tarefa realiza vistorias em imóveis urbanos. O equipamento faz imagens em 4 K (altíssima resolução) dos imóveis que são enviadas em tempo real para um tablet. O uso do drone tem agilizado as buscas.

Drones dos Bombeiros (2)

Com a epidemia de dengue em Nova Friburgo, há a possibilidade de o equipamento ser utilizado no município. O Corpo de Bombeiros do Rio é a primeira entidade pública do Brasil a ter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Marinha para usar os drones. Outros equipamentos devem ser adquiridos nos próximos meses.

Peste suína

O Rio de Janeiro está próximo de se juntar ao RS e SC pata ter o reconhecimento internacional de Zona Livre de Peste Suína Clássica. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recebeu solicitação apresentada pelo Brasil com os resultados de exames sorológicos realizados nos criatórios de suínos fluminenses. A comissão científica da OIE concluiu que o pleito cumpre os requisitos necessários para o reconhecimento dessas unidades da federação como zona livre da doença.

Foto da galeria
O domingo foi de homenagens no Caledônia Montanha Clube ao basquete friburguense. Um grande ícone do esporte, Luiz Rodrigues Martins, mais conhecido como Luizinho Goiaba. Através do aniversariante Tony Ventura e veteranos foi realizado um torneio para celebrar a história do desportista
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.