Observatório - 01/03/2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Stam—orgulho friburguense

É incontestável o orgulho que nós friburguenses temos do Friburguense no futebol e das nossas escolas de samba e blocos de enredo do nosso carnaval. Duas paixões nacionais: futebol e carnaval! E a Stam está diretamente presente não só nos dois, como em muitas outras instituições e setores.

A Stam está presente lá na biblioteca do Cefet, que só veio para Nova Friburgo graças a essa contrapartida do município que se deu através da empresa, assim como tem sua marca de solidariedade presente na pediatria do Hospital Raul Sertã. E isso, só para citar dois exemplos!

Presença na vida de Nova Friburgo. Presente para os friburguenses.

É a empresa que dá certo, porque emprega centenas de friburguenses, gera renda indireta para muitos outros e divide seus lucros com as famílias friburguenses. Mas mais do que isso é empresa que pratica além da responsabilidade social. Participa da vida da cidade. É a chave que abre muitas portas. É a fechadura que assegura que podemos confiar. É o cadeado que sela uma amizade duradoura, repleta de confiança e esperança no porvir. Não se omite, não se esconde. Por isso é muito comum ouvir: se não fosse a Stam isso não seria possível. Quem dera se tivéssemos muitas outras como a Stam!

Hoje, quando a empresa completa 41 anos, por sua qualidade e maneira de se reinventar, não podemos fazer outra coisa que se não reverenciar o sonho do Chico da Stam, Francisco Faria, e, todo trabalho que teve para construir por suas próprias mãos a grande empresa que a Stam é hoje. Não podemos fazer outra coisa que se não agradecer à Dona Helena por sua parceria e crença nesse sonho que hoje é realidade. Não podemos fazer outra coisa que se não respeitar a abnegação dos irmãos Rogério, Gustavo e Reginaldo, por tocarem adiante e ir além daquele sonho que nasceu do homem simples, batalhador e corajoso, tomando, acima de tudo, suas atitudes como exemplo. Não podemos fazer outra coisa que se não aplaudir de pé cada funcionário, do mais simples ao mais graduado, por nos permitir que hoje possamos dizer: parabéns, Stam, por seus 41 anos!

Os frutos desses 41 anos nos dão a certeza de muitas outras décadas de pujança e orgulho por termos em nossa cidade uma empresa exemplar como a Stam! Que Nova Friburgo possa se inspirar nessas pessoas, na história e no exemplo da Stam para prosseguir sua trajetória de uma cidade que cresce para o céu e que não tem limites para ser nova e sempre nova de novo!

Vestibular Uerj 2013

Aberto ontem, 29, os candidatos interessados em requerer isenção da taxa do vestibular 2013 da Uerj têm até amanhã, 2, para se inscrever pelo site www.vestibular.uerj.br. A documentação comprobatória deverá ser apresentada até o dia 5 de março. O resultado será anunciado no dia 30. As datas são válidas para o 1º Exame de Qualificação.

Isenção de taxa

Para o 2º Exame, o prazo de inscrição estará aberto de 13 a 15 de junho. Para ficar isento do pagamento da taxa, o candidato deve comprovar sua condição de carência socioeconômica e ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio. Em Nova Friburgo são oferecidos os cursos de engenharia mecânica e engenharia da computação.

Aulas na Filó

Em tempo: a partir da semana que vem, quando as aulas recomeçam, as atividades da Uerj já estarão ocorrendo num galpão da Fábrica Filó, na Vila Amélia, que foi completamente adaptado para receber as aulas e também os laboratórios.

Atraso nas obras

Desde a tragédia do ano passado, quando a Uerj foi fortemente atingida na Vila Nova, as aulas estavam ocorrendo na Estácio, nas Braunes. Enquanto isso, as obras de adaptação ocorriam na Filó, cujo espaço foi alugado. Inicialmente a previsão é que a mudança para a Filó ocorresse ainda no semestre passado, mas as obras atrasaram e só agora as aulas passarão para o novo local.

Sem compensação financeira

O Friburguense não recebeu ou receberá qualquer compensação financeira por ter tido o jogo contra o Flamengo transferido de Nova Friburgo para Volta Redonda, pelo fato da Rede Globo ter escolhido essa partida para transmissão na TV aberta. O Friburguense não ganha nada pela mudança, pelo contrário, gasta mais por ter que viajar até Volta Redonda para fazer a partida e ainda arcar com os custos do Estádio em que a partida é realizada.

Federação não protege clubes do interior

O regulamento do Estadual do Rio é um dos poucos, senão o único entre os estados que permite esse tipo de interferência da TV detentora dos direitos de transmissão na tabela da competição. Essa possibilidade interfere diretamente nas questões técnicas, uma vez que equipes do interior perdem mando de campo.

Ipem em Nova Friburgo

Cumprindo a promessa feita em reunião ao deputado federal Glauber Braga, o Ipem-RJ anuncia que o micro-ônibus de serviço móvel do órgão passará a circular a partir da segunda quinzena de março e o primeiro município a ser visitado será Nova Friburgo, que está sem a sua regional desde dezembro.

Unidade móvel

Enquanto o impasse continua—alugar ou construir um novo espaço—, o micro-ônibus tentará atender à demanda da cidade. Porém, inicialmente, segundo anúncio oficial, a unidade móvel ficará apenas três dias em Nova Friburgo, pois a demanda também é grande em outros municípios.

Taxímetros e balanças comerciais

A unidade móvel que será usada em Nova Friburgo é equipada com computadores operados por técnicos dos laboratórios e conta com um sistema para a emissão de laudos, caso alguma irregularidade seja encontrada. Servirá para aferir balanças em estabelecimentos comerciais e taxímetros, além do tacógrafo de ônibus e caminhões.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.