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O trânsito nosso de cada dia - 23 de março 2011
A mecânica do trânsito é algo fantástico. Um carro que pifa no meio da rua gera um transtorno impressionante. Um carro estacionado na esquina e que impede um ônibus de fazer a curva é muitas das vezes o que faz nascer um congestionamento. São pequenas situações que se amontoam e fazem o verdadeiro caos. Caos esse que vem se antecipando cada vez mais. Se ontem o congestionamento era coisa das 5 da tarde, hoje é coisa de 8 da manhã. Amanhã, será das seis da manhã. Sobram desculpas e quem paga o preço? Eu e você.
Não foi a tragédia de janeiro que colocou o nosso trânsito onde está hoje. O que nos deu esse caos das ruas e avenidas com seus congestionamentos inexplicáveis foram a falta de planejamento e estudos e a completa ausência do poder público.
Aliás, cada dia que passa, fico mais convencido de que o poder público é muito competente em cobrar impostos, mas pouco eficiente na hora de aplicá-los. Fico convencido não porque assim quero, mas porque os gestores públicos assim me provam em cada ação ou falta de ação. São intenções atropeladas que se assemelham mais com “o jogar para a plateia” do que propriamente com a resolução do que precisa ser resolvido.
Não dá para engolir a ideia de que organizar o estacionamento rotativo irá resolver os problemas do trânsito da cidade. Isso não é solução, é apenas uma pequena medida, um conta-gotas nesse mar de problemas de hoje e que se multiplicarão num futuro muito próximo.
Daqui a pouco vão dizer que a solução para o problema do nosso trânsito de cada dia será o rodízio de carros de acordo com o número final das placas. Haverá quem defenda de quem tem que se parar de vender carro. Ora, o progresso é o acesso às facilidades que todos têm direito em ter.
É preciso estudo. É necessário um plano de médio e longo prazo. Não dá mais para ficar pensando a cidade só para o agora. É preciso traçar 10, 20, 30 anos. Preparar a cidade para o futuro. Chega de testes na base do olhômetro. Trocar mão de rua é apenas medida paliativa que não resolve. É muitas das vezes trocar o problema de lugar.
Obviamente, há uma série de dificuldades; a destacar, a falta de recursos que gera a falta de mão de obra, de sinalização adequada, de equipamentos modernos. Mas falta também gerenciamento e prioridade, porque planejamento não dá voto e o que se prioriza é o imediatismo. O imediatismo só existe porque no passado não houve planejamento concreto. Aliás, até concreto falta para tapar buraco. Estamos no meio de um vale, de ruas estreitas e sem lugar para se expandir as vias. O que não quer dizer que não existam soluções.
Bom trânsito é qualidade de vida! E não precisa ser entendido do assunto para saber disso! Nós queremos qualidade de vida e precisamos garantir isso para agora e mais ainda para o futuro que chega mais veloz do possamos imaginar.
Cidade olímpica (1)
Nova Friburgo pode ser uma das 100 cidades olímpicas. O Ministério do Esporte assinará convênios com prefeituras para que acolham e fomentem modalidades olímpicas. Como contrapartida, o governo injetará dinheiro nos municípios participantes.
Cidade olímpica (2)
A possibilidade de Nova Friburgo ser uma das cidades escolhidas foi levantada no encontro entre o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o Deputado Federal Glauber. O Ministro se mostrou solícito e disse que pelo que foi apresentado pelo deputado, Nova Friburgo tem todas as possibilidades de ser uma das escolhidas.
Cidade olímpica (3)
Para tanto, a cidade precisa se inscrever no processo seletivo e poder público e população precisam se mobilizar para demonstrar o interesse. A Secretaria Municipal de Esportes demonstrou interesse. Cada cidade olímpica receberá R$ 300 mil de auxílio para construir um núcleo de esporte de base e/ou reformar e ampliar equipamentos esportivos.
Aumento na arrecadação (1)
Nos últimos quatro anos o Detran viu sua arrecadação crescer quase 60%. Esse aumento considerável se deu, segundo o órgão, graças ao aumento de fiscalizações e do recolhimento de taxas de serviços.
Aumento na arrecadação (2)
De 2006 para 2010, o Detran saltou de uma arrecadação de R$ 450 milhões para R$ 792 milhões. Com os valores, o órgão aplicou dinheiro em projetos como a Operação Lei Seca e em ações educativas em escolas e empresas, além de ações de solidariedade, como as realizadas recentemente em Nova Friburgo por conta da tragédia de janeiro.
Comércio ilegal de cobre (1)
Os ferros-velhos ou estabelecimentos comerciais similares que comercializem cabos de cobre para reciclagem deverão, a partir de agora, manter um cadastro com a identificação dos vendedores ou compradores. O objetivo da lei estadual já sancionada e publicada é reprimir o comércio ilegal de cobre.
Comércio ilegal de cobre (2)
No cadastro, deverá constar uma série de informações, inclusive com a data e a quantidade comercializada. Caso o estabelecimento não faça o cadastro conforme determina a lei, seu proprietário terá de pagar multa. Em caso de reincidência, terá sua inscrição estadual cancelada.
ICMS Verde
Só no ano passado, o Governo do Estado distribuiu R$ 73 milhões de ICMS Verde aos 92 municípios do estado. Para este ano, a previsão de arrecadação com o tributo é de R$ 111,5 milhões. O aumento se deve a participação do componente ambiental no cálculo do repasse do imposto aos municípios que subiu de 1,8% para 2,5%.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
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