O tal do ano bissexto - 2 de março 2011

domingo, 31 de julho de 2011

- Fevereiro acabou no 28!

- É! Só vai até 29 quando é bissexto!

- Como funciona esse negócio de ano bissexto?

- Ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os convencionais 365 dias.

- Simplesmente isso? Acontece de dois em dois anos?

- Não, não! Acontece de quatro em quatro anos com o dia sendo adicionado sempre no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias.

- O que não é o caso desse ano!

- Exato!

- Mas por que o nome bissexto se ele acontece de quatro em quatro...

- Essa é boa! Alguns, inclusive, pensam que o nome bissexto é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias. O que não é correto. A expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência popular, porém, é um grande e histórico equívoco. Na verdade, Júlio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu fazer um bis ou duplicar o dia 24, chamando-o de antediem bis-sextum Calendas Martii. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”.

- Antedi o quê?

- Antediem bis-sextum Calendas Martii! Bissexto!

- Ih! Deixa pra lá... Mas espera aí!

- O quê?

- Você disse duplicar o dia 24?

- Isso mesmo!

- Como assim?

- Vou explicar bem explicadinho pra você entender: o ano bissexto existe pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias.

- Aham...

- Esses 0,25 correspondem a um quarto de um dia, certo?

- Ok!

- Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar.

- Ah! Sim! 0,25 vezes quatro é igual a um... Esse dia, então, é o que caracteriza o ano bissexto?

- Exato!

- Mas e o dia 24 duplicado?

- Então, o dia extra que serve como sincronismo dos calendários, sol, estações, lua, etc, não é o dia 29 de fevereiro, como a maioria das pessoas pensa, mas sim o dia 24 do mesmo mês.

- Ou seja, o dia 29 existe parcelado, mas como não se pode parcelar um dia, se soma os quatro anos para que ele exista com as 24 horas!

- Mais ou menos isso, mas é isso!

Carnaval sem chuvas fortes (1)

As fortes chuvas que caíram no início desta semana em Nova Friburgo deixaram a população preocupada. Segundo o cel. Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil no município, as chuvas mais fortes ficaram concentradas mesmo na segunda, 28 de fevereiro e ontem, 01. Obviamente que com as inconstâncias do tempo, as previsões mudam e por isso devem ser monitoradas a todo o momento.

Carnaval sem chuvas fortes (2)

Segundo os institutos de meteorologia que a Defesa Civil acompanha, a partir de hoje, 02, até a quarta de carnaval, 09, a previsão é de pancadas de chuvas comuns ao verão, sem grande volume de águas, algo em torno de 3 a 10 mm. Portanto, não há motivo para pânico. A Defesa Civil ressalta que emitirá alerta através dos órgãos de imprensa caso haja previsão de chuvas acima de 40 mm para um curto período de horas.

Igreja de Santo Antônio

A Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro) iniciou o escoramento da Igreja de Santo Antonio, no Suspiro, para impedir o seu desabamento. A intervenção é o primeiro passo para a restauração do imóvel, que ficará a cargo da Fundação Roberto Marinho, com o apoio do governo municipal e estadual, além da Diocese de Nova Friburgo.

Friburguense (1)

O tricolor da serra volta a campo hoje, 02, 16h, diante do CFZ, em partida fora de casa. O jogo marca o encontro do líder absoluto do grupo B da segundona, o Friburguense, com 13 pontos, contra o lanterna da chave, o CFZ, com 3. O jogo será transmitido ao vivo pelo site www.futrio.net. Na próxima rodada, sábado, 05, o Friburguense não entra em campo e, portanto, folga no sábado de carnaval.

Friburguense (2)

O time só volta a campo no dia 12 de março, quando recebe o Rio Branco de Campos. Invicto na competição, a pretensão da comissão técnica é somar o maior número de pontos para conseguir a vaga de forma antecipada, oportunizando assim testes com jogadores reservas e a preparação do time para a fase final e decisiva.

Ponto eletrônico (1)

O Governo adiou mais uma vez a obrigatoriedade do ponto eletrônico. O registro de ponto eletrônico e a utilização do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto que entraria em vigor ontem, 01, passaram para setembro.

Ponto eletrônico (2)

As empresas terão de entregar aos funcionários um comprovante de marcação com a hora de entrada e saída do empregado. Empresas que usam o controle manual ou máquinas de registro mecânicas estão dispensadas da mudança.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.