O sentimento que a Páscoa traz

quinta-feira, 29 de março de 2018

Hoje é dia

  • da Central do Brasil

O dia

Um crime que chocou o Brasil completa dez anos. Em 29 de março de 2008, a menina Isabella Nardoni foi atirada da janela do 6º andar de um edifício em São Paulo. Segundo a polícia, o pai Alexandre Nardoni foi o responsável por jogar a menina, depois que ela foi asfixiada pela madrasta, Anna Carolina Jatobá. 

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Seis partidos da base resistem a apoiar a candidatura Temer
  • Dados inéditos mostram que o Brasil atropela 475 milhões de bichos por ano
  • Crise faz Facebook adiar apresentação de alto-falante inteligente
  • Tribalistas voltam e anunciam turnê por nove capitais brasileiras
  • Rivais desconfiam da parceria entre Haas e Ferrari

Palavreando

Algumas vezes quero gritar, tagarelar sem parar, falar besteira para comprovar se alguém está realmente ouvindo o que digo.

O sentimento que a Páscoa traz

Seja você cristão ou não, religioso ou não, a Páscoa é de todos e para todos. Em um mundo cada vez mais caótico, mais urgente é a necessidade de renascer. Que a Páscoa continue sendo lembrada pelo chocolate e pelos coelhinhos, mas que seja mais do que isso, assim como a Sexta-Feira da Paixão tem que ser mais do que apenas não comer carne vermelha. Que essa data possa ser mais que descanso e lazer de feriadão. Que possa ser instante de retirada em si mesmo, de reflexão, de compaixão, de esperança somada a todos os sentimentos unicamente humanos. E que possamos ser mais humanos...

Ah! Humanos tão distantes de suas humanidades, humanos tão afastados de seus talentos humanos. Que a Páscoa possa ser a ressurreição de nossa humanidade. Que possamos renascer em nós mesmos na Páscoa para todo o sempre. A partir da Páscoa – passagem – para o que temos e queremos encontrar em nós mesmos, para a partir de nós encontrar a todos.

Tilápia e truta

A Semana Santa alavanca o consumo de pescados no estado. Mas para além das cidades praianas como Niterói, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Macaé e Angra dos Reis, mercados importantes tem se notabilizado ano após ano. Nova Friburgo é um dos destaques com a produção de truta. Ainda na região, há a produção de tilápia em Cachoeiras de Macacu e Cordeiro.

Sardinha campeã

Tilápia e truta ainda não estão no top do ranking da Semana Santa, apesar de crescimento visível nos últimos anos. As espécies mais procuradas continuam sendo a anchova, corvina, namorado, dourado, atum, sardinha, lula, além dos filés de pescada e linguado. O peixe mais consumido no estado é a sardinha.

Dados espaciais

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), lançou a sua base de dados espaciais que estará disponível no portal Geoinea. O portal Geoinea é um canal eletrônico que tem como objetivo promover e facilitar o compartilhamento dos dados geoespaciais produzidos pelo órgão ambiental estadual.

Ampliação futura

Através desse portal, o usuário poderá visualizar, fazer busca no catálogo de metadados, elaborar mapas rápidos, fazer download dos dados georreferenciados em formatos como shapefile, kml, Geotiff, entre outros. O portal Geoinea será progressivamente ampliado e periodicamente atualizado, e o usuário poderá se cadastrar para receber notícias sobre o compartilhamento de novas informações.

Festa do Lúpulo

A Associação dos Moradores do distrito de Amparo (Assamam) realiza em sua sede neste fim de semana de feriadão, a Festa da Flor do Lúpulo. Palestras técnicas envolvendo desde o preparo do solo até a utilização da flor na produção de cervejas especiais estão previstas. Haverá também, a degustação de oito tipos de cervejas que utilizaram lúpulo já produzido em Nova Friburgo que está sendo pioneiro neste cultivo, através do empresário Paulo Cordeiro.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.