Colunas
O Rio já respira as Olímpiadas
Hoje é dia
- da Identificação
- mundial da lasanha
O dia
Em 29 de julho de 1925 foi lançada no Rio de Janeiro a primeira edição do jornal O Globo. O impresso abriu passagem para um dos maiores grupos de comunicação do planeta, as Organizações Globo.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- TCU manda governo federal apresentar plano para redução de homicídios
- Após tentativa de golpe, Turquia fecha 131 meios de comunicação
- Pegada de 1,2 metro de dinossauro de 80 milhões de anos é achada na Bolívia
- Editora lançará a Bíblia "mais completa já feita em português"
- Bernardinho reclama de partidas de "madrugada" da seleção de vôlei na Rio-2016
Palavreando
A vida vai passando despercebidamente como a música que cai do céu, mas que não se ouve se não tiver alma atenta.
O Rio já respira as Olímpiadas
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016 entraram na sua reta final e decisiva. Costumo passar parte da semana na capital do estado que já é, neste momento a capital do mundo. Além dos atletas, muitos turistas já aportam no país. A uma semana exata da abertura, sendo que no dia anterior (a próxima quinta-feira, 4), já há eventos, o inglês começa a sobressair o português.
Outras línguas conhecidas e estranhas ganham os bares e esquinas. A pele muito branca se confunde com as cores do Brasil, assim como as características de cada povo, dos mais variados, deixam de parecer estranhas para se tornarem cotidianas por 15 a 30 dias.
Problemas à parte, é realmente um momento muito bonito. O Brasil, o Rio é o centro das atenções. Tensões também. É fato que a cidade deixa de ser dos brasileiros, para ser da humanidade. Maquiada, forjada, aleijada, o legado que ficará não se sabe ao certo.
Algumas obras físicas já consumadas como futuros elefantes brancos, outras nem tanto. Fazem diferença na paisagem, no ir e vir. As memórias e histórias serão construídas ao longo dos próximos dias, espero que através de um grande congraçamento.
As Olimpíadas não escolheram vir para o Rio. O Brasil quis as Olimpíadas. E, comemorou isso! Num outro momento, é verdade. Se as oportunidades foram ou serão mal aproveitadas, se as prioridades foram ou não equivocadas, o resto do mundo não tem culpa disso.
É hora de receber o planeta de braços abertos como o Cristo Redentor em cima do Corcovado. Aproveitar o que o dinheiro e o turismo estrangeiros e nacional podem trazer. Fazer essa economia parada girar. As nossas questões internas merecem investigação e punição no tempo certo. Agora é trabalhar pelo sucesso coletivo da cidade, do estado e do país. Fazer com que esse momento nos cause nostalgia como a Copa do Mundo.
Desemprego (1)
Nova Friburgo foi o 11º pior município do estado do Rio de Janeiro na criação de empregos no mês de junho. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, o município perdeu 190 vagas de empregos formais com retração de 0,38%, dentro da média estadual que ficou em 0,43%. Os destaques positivos ficaram para Campos, 1º lugar em emprego (530) e Parati em 2º, com 209 novas oportunidades de trabalho.
Desemprego (2)
Em junho, além de Campos e Paraty, somente mais 12 municípios fluminenses tiveram saldo positivo com relação ao mês anterior. Com relação ao primeiro semestre do ano, Nova Friburgo totaliza saldo negativo de 473 desligamentos. No ano passado, o município totalizou 1.610 desempregos. Em toda a série histórica iniciada em 2002, Nova Friburgo amarga do 2º semestre de 2014 para cá o seu pior período.
Vistorias suspensas no Detran
Por conta da passagem da tocha olímpica, os postos de vistoria do Detran estarão fechados no dia em que cada município realiza a cerimônia festiva. Os motoristas que estavam agendados para os dias em que as unidades não vão abrir, terão o serviço reagendado para datas próximas. Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu não tiveram agendamento para este sábado, 30, quando a tocha passará pelos dois municípios, portanto, sem maiores problemas.
Ponto facultativo nas Olimpíadas
O estado do Rio decretou ponto facultativo nos dias 5, 18 e 22 de agosto por conta da realização das Olimpíadas. A medida vale apenas para as repartições públicas do estado localizadas no município do Rio de Janeiro. Portanto, o “feriado” não se estende a todos os municípios fluminenses. Os três dias são considerados os mais críticos. No primeiro, ocorrerá a abertura da Olimpíada, no dia 18 será realizada a prova de triatlo em Copacabana e no dia 22, todas as delegações estarão deixando a cidade e voltando para casa.
Judiciário nas Olimpíadas
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) estabeleceu o funcionamento facultativo de 5 a 19 de agosto apenas nos cartórios de serviços extrajudiciais localizados nos municípios mais afetados pela circulação de pessoas em razão dos Jogos Olímpicos. São eles: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João do Meriti. O horário de funcionamento distinto do habitual será estipulado pelos chefes dos cartórios.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário