Colunas
O perigo da higienização social
Hoje é dia
- da indústria e do industrial
- nacional do massagista
- estadual da prevenção aos acidentes de trabalho
- do orgulho nerd
- da toalha
O dia
Em 25 de maio de 1963, a seleção brasileira masculina de basquete conquistou o bicampeonato mundial contra a seleção dos Estados Unidos. Depois de bater Porto Rico, Itália, Iugoslávia, França e União Soviética, o Brasil chegou à última partida tendo que bater os reis do basquete, no Maracanãzinho. Vitória por 85 a 81.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
MP/SP condena operação na Cracolândia e a considera como selvageria
Base governista cogita Nelson Jobim ou Tarso como substitutos de Temer
Delações da JBS movem pedidos de impeachment de 4 governadores
SBT afasta Ticiana Villas Boas, mulher de Joesley da JBS
Pesquisa diz que meia taça de vinho por dia eleva risco de câncer de mama
Palavreando
Apostando na crença de que nada é em vão, tento convencê-la de que o destino pode ser mudado e que o futuro não pode ser meramente estipulado.
O perigo da higienização social
Não se esqueçam. A tese de higienização social tem muito a ver com o que o nazismo fez na Alemanha. É bom lembrar: o nazismo teve amplo apoio popular. É! Parece que nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. Que Deus seria esse?
Completamente desastrada a operação Dória/Alckimin na Cracolândia em São Paulo. Nos parece longe. Mas há quem apoie e defenda a imitação em outras esferas, sob a lógica de que é preciso corrigir. Mas corrigir escondendo? Trocando o problema de lugar só para ficar invisível? Podemos fingir não ver, mas esse fingimento não oculta a existência do problema.
Assim, “limpar” espaços sem resolver de fato a vida das pessoas e sem educar a sociedade é balela. O processo de higienizar espaços, portanto, desconsidera pessoas e não transforma a sociedade. São pessoas. E a sociedade somos nós. Pessoas e sociedade que precisam de ajuda. Cada vida importa.
São problemas de todos, ainda que não sejam produtos de todos. Até porque não são produtos, mas efeitos produzidos pela desigualdade, pela ausência do estado, pela falta de acesso à saúde, pela incorreção assistencial. Que algo precisa ser feito, não tenho dúvidas. Mas tenho certeza que a forma foi errada, atabalhoada e apressada no sentido de ganhar ibope com vistas em objetivos mesquinhos para 2018.
O efeito Dória nessa questão não pode se alastrar com cópia desenfreada em busca de mídia pela mídia. Hitler também era bastante vaidoso e seu discurso dissonante em tempos de desconfianças conquistava simpatia. O resultado todos sabem. Vamos repetir?
Correios Lumiar
Com fortes protestos contra o fechamento da agência dos Correios em Lumiar, a reestruturação da empresa pública atinge também o município de Duas Barras, na região. São oito agências dos Correios fechadas no interior do estado. O fim das atividades está previsto para a partir de amanhã, 26, sendo que o atendimento em Lumiar será o primeiro a ser interrompido.
Correios Monnerat
Em Duas Barras a agência que fechará é a de Monnerat, localizada na Rua Doutor Porciuncula. As portas por lá fecham no dia 30 de junho. Os Correios afirmam que nenhum município ficará sem atendimento e que todos os empregados serão remanejados, ou seja, não haverá perda de emprego. A mudança não afetará a entrega de correspondências, de acordo com a instituição.
Correios Mury e São Pedro
No entanto, claramente não houve estudo regional, muito menos participação popular na decisão. Em Nova Friburgo, por exemplo, as agências de São Pedro da Serra e Mury permanecerão abertas. A pergunta que não cala é com que fundamento se escolheu pelo fechamento de Lumiar, mantendo a de São Pedro?
Cursos de saúde
Instituto de Saúde de Nova Friburgo, ligado a UFF, oferece cursos gratuitos voltados para estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio e de pré-vestibulares. São oferecidas 170 vagas em diversos cursos de férias, dentre eles Anatomia Humana, Fotografia Forense e Princípios da Microbiologia. As aulas acontecem entre os dias 17 de julho e 4 de agosto. A inscrição também é gratuita e deve ser feita até o dia 4 de junho, na sede do Instituto. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.consciencianaciencia.uff.br.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário