O menino sem time - 2 de novembro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conversa entre dois garotos do condomínio, de cinco, seis anos cada:

- Eu sou vascaíno!

- Cara, eu ainda não sei que time escolher!

- Hoje em dia é melhor nem ter time! Pelo menos você não sofre!

O que um garoto de cinco, seis anos sabe de sofrimento? Um pequeno vascaíno, provavelmente sabe bem o que é sofrimento e toda dor que advém dele! É! Talvez seja melhor não ter time. Mas ao mesmo tempo você não terá o doce sabor das vitórias inesperadas, a esperança até o último minuto de um gol, de uma vitória, de um título. Não terá a divertida emoção em perder 90 minutos do dia vendo uma partida de futebol. Não saberá o que é ficar rouco e com dores na perna de tanto gritar e pular no estádio. Porque no estádio é sempre carnaval e sua fantasia é o manto sagrado do time escolhido. Também não saberá o que é manter uma conversa cheia de piadas e ironias sobre o pênalti não dado, o vexame dado pelo time na noite anterior e tudo do SDFC - Sempre Discutível Futebol Clube.

Eu sou vascaíno e sei bem porque o sou! Mas se você me perguntar por que me tornei vascaíno, não vou poetizar dizendo que fui agraciado pelos deuses! Talvez até tenha sido, como dirá um flamenguista, botafoguense ou tricolor. Mas os deuses encontram formas concretas para que tenhamos escolhido o nosso time. O Vasco, não o Flamengo! O Fluminense, não o Botafogo! Essa forma concreta pode ser um vizinho, um tio, um amigo, um irmão e a forma mais comum: a influência do pai. No meu caso, foi um irmão!

Meus pais nunca foram muito de futebol, não. Assistiam só a seleção brasileira em época de Copa e nada mais. Minha mãe, flamenguista, porque a maioria é! Meu pai, vascaíno, porque era filho de portugueses! E eu porque tenho um irmão que vive com a mãe (segundo casamento do meu pai, sou fruto do terceiro) e que todo fim de ano passava férias comigo. Ele me influenciou, diríamos, deu o pontapé para que eu também escolhesse o Vasco! O fanatismo, a paixão vieram com o tempo por conta própria ou por feitos do destino. Se me perguntar por que meu irmão me influenciou a escolher o Vasco, sinceramente, não sei. Tenho que perguntar a ele como te pergunto: Como você escolheu o seu time?

O menino sem time! Ah! O menino sem time do meu condomínio! Esse, pode deixar que trato de ajudá-lo a escolher o time que vai torcer e consequentemente deixa comigo o passo inicial para todo o seu sofrimento e alegrias futuras.

Presidente sangue friburguense (1)

Pouca gente sabe, mas a nova presidenta do Brasil, a primeira mulher a ter o cargo mais importante do país, tem sangue friburguense. Dilma Rousseff é filha da friburguense Dilma Jane Silva, que deixou Nova Friburgo ainda muito jovem fazendo sua vida no interior de Minas Gerais, onde seus pais eram pecuaristas.

Presidente sangue friburguense (2)

Foi em Minas que a mãe da presidenta conheceu o marido búlgaro, concebendo Dilma e mais dois filhos que viveram em Belo Horizonte. Só mais tarde, após o envolvimento com a militância antiditadura é que Dilma refez sua vida no Rio Grande do Sul. Não há registro ou não se sabe que Dilma tenha conhecido a terra natal da mãe, Nova Friburgo. Fato é que ela não mantém laços profundos com a cidade.

Friburguense (1)

Nas duas últimas rodadas da Copa Rio, contra Goytacaz e América, ambas em casa, o tricolor apenas cumprirá tabela, pois não tem mais chances de classificação. Mas se engana quem acha que as duas partidas não serão importantes.

Friburguense (2)

Os dois amistosos de luxo serão determinantes para o futuro de muitos jogadores que serão avaliados para continuarem ou não para o projeto da segundona de 2011, assim como o técnico Anderson, que terá mais duas oportunidades de provar que é uma boa aposta.

Comércio no feriado (1)

O comércio está autorizado a funcionar normalmente hoje, 2, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Mas a maioria das lojas deve optar por não abrir. Os dois shoppings funcionam no horário de feriados, das 12h às 22h.

Comércio no feriado (2)

Aliás, a autorização para o comércio abrir abrange todos os feriados do mês: 2, Finados; 15, Proclamação da República; e 20, Dia da Consciência Negra. O feriado do dia 20 deve ser o único em que todo o comércio deve abrir, já que o feriado estadual ainda não é amplamente respeitado, além de neste ano cair em um sábado...

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.