O maior gol do rádio esportivo do Brasil - 6 de outubro 2011

sexta-feira, 06 de abril de 2012

Lembro como se fosse hoje, quando aproximadamente há 10 anos criei o slogan acima: o maior gol do rádio esportivo do Brasil. Trabalhava no plantão esportivo da Friburgo AM, minha primeira oportunidade em comunicação, dada por Fernando Bonan. Fui desenvolvendo meu trabalho com o professor Wagner Faria—o melhor plantonista do rádio esportivo brasileiro, com quem aprendi muito.

Bonan apostava em mim e me deu o privilégio de então abrir as jornadas esportivas da rádio. Para incrementar essa abertura, foi então que criei o tal bordão para incrementar a chamada para o narrador—Bonan. A força do bordão “juventude da serra” era enorme como é até hoje. Mas pensava: Bonan merece mais um título tão apropriado quanto o juventude da serra.

E por que Fernando Bonan—o maior gol do rádio esportivo do Brasil? Há propriedade nisso, e explico: no plantão esportivo, tinha a necessidade de ouvir várias rádios do país. Ouvia até três ao mesmo tempo, para pegar os resultados da maneira mais rápida possível. Naquela época, e não faz tanto tempo assim (1998-99), a internet ainda engatinhava. Aliás, até hoje, o rádio ainda é mais rápido que a internet. Então ouvia rádios de São Paulo, de Minas, do Sul e até de Goiás. Lá na rádio, até hoje, tem um superaparelho que possibilita ouvir até rádios do exterior. Dessa forma, ouvia narradores de todos os quilates, de vários estilos, além daqueles do rádio do Rio de Janeiro. E, sinceramente, nunca ouvi, gol maior e mais emocionante do que os narrados por Bonan. Vou além: para mim, Bonan não é só o maior gol do rádio brasileiro, como é o melhor narrador esportivo de sua geração e das últimas duas décadas, o que por si só já o coloca no universo de Jorge Cury, Waldir Amaral e Osmar Santos, além dos que ainda estão na ativa como José Carlos Araújo, Luiz Penido, Oscar Ulisses e Edson Mauro.

Bonan é garantia de emoção mesmo em jogo ruim, tem narração cadenciada e mesmo quem tem uma birra ou outra com ele (todos tem com quem lida com paixões clubísticas) pode dizer que a narração é chata. Nunca é! Até eu mesmo, nas minhas divergências pessoais e até banais que já tive com ele, nunca ousei em dizer que ele não era um ótimo profissional, até porque pra mim, ele sempre foi o melhor narrador desse país!

Porque Bonan faz narrar futebol parecer fácil. E como é complicado! Imagine, pensar rápido, ter visão de jogo, narrar o que acontece no ato. Dizem que quem é bom faz tarefas complexas parecerem fáceis. E Bonan faz com maestria! Esses aspectos fazem dele um profissional diferenciado e que merece nossas reverências!

É de se orgulhar ver um friburguense se destacar, ver um friburguense ser tão talentoso! Nova Friburgo tem grandes talentos, e, se tem uma coisa que estamos aprendendo neste ano de 2011 é que precisamos valorizar e reconhecer nossas joias i-me-dia-ta-men-te! Que Bonan continue fazendo sucesso na Rádio Friburgo, que faça ainda mais sucesso na Rádio Globo e que brinde o Brasil, cada vez mais, com a sua emoção que faz explodir nossos corações de felicidade!

Número de vereadores

O procurador da Câmara, Dr. Guilherme Cardoso, já entregou seu parecer à presidência da casa, quanto ao pedido a ele feito sobre o número de vereadores para a próxima legislatura. Na interpretação do procurador, como já antecipado por essa coluna, o número de vereadores terá que ser de 20 ou 21.

Discussão política

Dr. Guilherme entende e baseia sua análise no sentido da representatividade por faixa populacional. Assim sendo, Nova Friburgo tem que número maior que o máximo da faixa anterior (19). O presidente da Câmara analisa o parecer e pode contrariá-lo. Serginho defende a ideia de 15 a 17.

Repasses não mudam

Fato a se ressaltar é que outras Câmaras, como a de Macaé, que está na mesma faixa populacional de Nova Friburgo, aprovou lei que estabeleceu o número de 17 vereadores para as próximas eleições. A que se considerar, no entanto, que os repasses feitos aos Legislativos não mudarão com o aumento de número de vereadores. Repasses esses que já diminuíram da legislatura passada para esta.

Xadrez político

As próximas horas prometem ser intensas nos bastidores políticos. Termina amanhã, 7, o prazo para as trocas partidárias e o prazo para as filiações de quem pretende ser candidato. Essa é apenas a primeira etapa das futuras coligações para as eleições majoritárias e proporcionais que já se desenham com as trocas e filiações.

Nominatas

Poucos partidos já estão com suas nominatas avançadas para as eleições de vereadores. Outros querem fazer limpas em seus quadros e correm contra o tempo para se organizarem. A um ano da eleição, a organização dos quadros será decisiva no sucesso ou fracasso de algumas siglas.

Enem

O Inep já liberou a consulta aos locais de prova do Enem de 2011. Os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br e informar o CPF e a senha para ter acesso às informações. As provas acontecem nos dias 22 e 23 deste mês.

Cartões pelos Correios

Em Nova Friburgo, estima-se mais de 1 mil inscritos que terão pelo menos cinco locais diferentes onde as provas serão aplicadas. Os cartões de confirmação também serão entregues pelos Correios em uma operação especial dedicada ao Enem, ou seja, acredita-se que a greve não atrapalhará o curso da prova que também será entregue pelos Correios.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.