O Frizão voltou! - Capítulo II—Estrelas que brilham na terra - 31 de janeiro 2012

sexta-feira, 06 de abril de 2012

A Pedra do Imperador encoberta; nuvens no céu impediam de apreciar a noite. Já entardecia e apesar do horário de verão foi necessário acender os refletores. Se ao alto não era possível ver estrelas, na terra duas estrelas brilhavam, comprovando que, se olhar bem, pode-se enxergar estrelas no chão.

A estreia do Frizão em casa se realizava. Pela manhã, agitação no clube pela visita de representantes da Fifa a fim de vistoriar as instalações do clube visando a Copa do Mundo de 2014. Um clima de esperança misturado a um sentimento de que o Friburguense é e pode ser maior do que muitos pensam. Esse clima não se dissipou até a hora do jogo, assim como o céu nublado não deu trégua no frio sábado de Nova Friburgo.

O peso da responsabilidade aliviado pelo dom da esperança. Vindo de derrota na estreia por 3 a 0 para o Fluminense, a primeira partida em casa após o retorno da rápida visita pela segundona. A verdadeira estreia—muitos diziam! Afinal, o campeonato do Friburguense não é com os grandes, com investimentos volumosos, entre os primeiros do continente. O campeonato do Friburguense é como os pequenos, de mesmo porte. Verdadeira estreia ou não, fato era que o Friburguense tinha que vencer de qualquer maneira.

O adversário: o Bangu de Marcão! Mas o Friburguense tomou as rédeas da partida desde o início. Sérgio Gomes e Ziquinha infernizaram os banguenses pela direita. Por lá saiam as melhores jogadas do tricolor. Mas foi pela esquerda que Jorge Luiz sofreu dura falta de Mayaro que já tinha amarelo e não foi expulso pelo árbitro. E o Friburguense tentava, martelava, atacava e nada! O Bangu não deu um chute ao gol no 1° tempo.

Zero a zero persistente. O 2° tempo foi debaixo de chuva. Mau prenúncio? Parecia que sim. O Frizão continuava atacando, insistindo, mas nada parecia passar pelas traves de Willian Alves que quando não defendia contava com a trave. Chutes de perto, de longa distância, cabeçadas... Nada parecia que levaria o Friburguense ao gol e à vitória.

Sem estrelas no céu, apenas nuvens carregadas que encharcavam o gramado e derretiam as esperanças dos torcedores apreensivos. Foi por volta dos 30 que brilharam estrelas na terra, nas frias terras de Nova Friburgo. Uma que atende pelo nome de Gerson Andreotti, que convocou a outra estrela que atende pelo nome de Rômulo.

A estrela do menino de cabelos encaracolados e de fala simples brilhou, reluziu, empolgou. Numa bola praticamente perdida na linha de fundo, Flavinho acreditou, surpreendeu e colocou para a confusão na pequena área. Lá estava ele, Rômulo! Rômulo no lugar certo, na hora certa—e com a atitude certa empurrou para o fundo do gol! 1 a 0. Grito preso na garganta libertado.

O Bangu passou a fazer o que ainda não tinha feito na partida: atacar. E atacou, mas se entregou num belo contra-ataque tricolor. Bola roubada por Diego Guerra, que colocou a bola para Flavinho, que avançou, tocou para Sérgio Gomes, que tirou o goleiro, lançou para Rômulo, que brilhou mais uma vez. 2 a 0.

O Bangu ainda diminuiu numa bobeira da defesa tricolor, mas que em nada apagou os brilhos das estrelas de Gerson Andreotti, do menino Rômulo e de cada um que com a estrela vermelha incrustada no escudo azul bordado no peito fez sua estrela brilhar nessa jornada que apenas foi iniciada e que promete uma constelação até o fim desta história!

Carnaval 2012

Todas as agremiações que participarão do carnaval deste ano tiveram movimentações neste fim de semana. A Acadêmicos do Prado apresentou os protótipos de suas fantasias. A escola promete o melhor desfile de sua história.

Ensaios técnicos

A Unidos da Saudade recebeu o intérprete do Império da Tijuca, Pixulé, enquanto a Vilage recebeu o intérprete da Mocidade Alegre de São Paulo, Clóvis Pe. Ambas prosseguem os ensaios técnicos, assim como a Imperatriz de Olaria e o Alunos do Samba.

Circuito Serrano Bier Gourmet

Já começou e vai até 28 de fevereiro o 1º Circuito Serrano Bier Gourmet, promovido pela Secretaria Estadual de Turismo. O objetivo do circuito é estimular neste verão o turismo de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Participam do evento 70 restaurantes, bistrôs e hotéis.

Campanha na mídia

O evento foi iniciado mesmo sem ainda contar com a grande campanha que está prometida para ser lançada nos próximos dias em emissoras de rádio e TV, painéis eletrônicos pela orla carioca e quiosques montados em shoppings. Para tal, o Ministério do Turismo liberou uma verba exclusiva de divulgação no valor de R$ 3 milhões.

Blog com informações

Para orientar os turistas e moradores locais interessados em participar do Circuito Bier Gourmet, está no ar o blog circuitoserrano.blogspot.com, que dá informações sobre o evento, como endereços e telefones dos restaurantes, hotéis e bistrôs, além de preços, atrações, boletins das condições das estradas e previsão do tempo.

Greve de policiais e bombeiros

Os policiais militares e civis, assim como os bombeiros da região, decidiram em reunião se posicionar favoráveis à greve geral que está programada para ter início no dia 10 de fevereiro, uma semana antes do carnaval. A posição se somou a intenção do movimento estadual.

Pior salário do Brasil

Segundo os líderes do movimento grevista, apesar de o estado do Rio de Janeiro ser o 2° em arrecadação do PIB (Produto Interno Bruto) no país, o salário dos policiais e bombeiros do estado está em 27º lugar. O movimento reivindica aumentos de salário e vale-transporte, revisão da carga horária de trabalho, fim das prisões administrativas, entre outros benefícios.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.