Colunas
O frio e suas doenças
Hoje é dia
- do goleiro
- do juiz classista da Justiça do Trabalho
- da Primeira Missa no Brasil
O dia
Em 26 de abril de 1994: a África do Sul realizou suas primeiras eleições multirraciais, com a vitória da coalizão liderada por Nelson Mandela.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- TSE impede manobra de Romário para disputar o Senado este ano
- Depois de Teresópolis, Cabo Frio também terá eleições suplementares para prefeito
- CPI dos Transportes vai ao STF para obrigar Júlio Lopes a depor na Alerj
- Empréstimo de Carlos Leite ao Vasco prevê pagamento com venda de Paulinho
- Nelson Rubens renova com a RedeTV até 2020
Palavreando
Nos tantos personagens que inventei, nenhuma das roupas coube ou cabe em mim.
O frio e suas doenças
O frio está chegando com tudo. O que as redes sociais dizem (será o ano mais frio dos últimos 100) é negado por especialistas. O que não negam é que esse ano será mais frio do que o ano passado. Nova Friburgo vem registrando temperaturas cada vez mais baixas. E ainda estamos no outono que traz frio com dias lindos. Porém, todo esse cenário traz também a preocupação com algumas doenças típicas.
A medicina explica: a associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidas. Mas qual a diferença?
A gripe é causada somente pelo vírus Influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica acamada.
A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe. Para a gripe, o melhor remédio, no entanto, ainda é a vacina que é gratuita, em qualquer posto público para idosos, gestantes, crianças e profissionais de saúde.
Já para as demais faixas populacionais só no particular. O fato é que os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais. As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação.
Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarreia e que pode levar crianças à morte, também faz parte da lista. Para evitar problemas, o ideal é sempre procurar um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Há ainda dicas para se proteger contra essas doenças: evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada. Beber bastante água (adultos cerca de dois litros de líquido por dia). Em dias de baixa umidade relativa do ar, colocar bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias.
Outra dica importante é manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. Segundo especialistas, o ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h. Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Um bom frio para todos, e, sem doenças!
Gratuidade aos 60 anos
A Fetranspor teria enviado ofício aos sindicatos das empresas de ônibus do estado orientando a não cumprir a lei que unificou a idade mínima de 60 anos para que idosos tenham acesso a benefícios como descontos e atendimento preferencial. A Fetranspor diz, oficialmente, que a gratuidade para quem tem mais de 65 anos — e não 60 — está estabelecida na constituição estadual.
Judicializou
No entendimento da instituição seria preciso uma emenda constitucional (PEC) — e não uma lei ordinária — para mudar as regras do jogo. As empresas de ônibus intermunicipais continuam cobrando a tarifa de quem tem entre 60 e 65 anos. O Ministério Público analisa o caso.
Educador nota 10
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Nota 10. O objetivo da iniciativa é reconhecer o trabalho de professores do ensino fundamental, do ensino médio e de coordenadores e gestores de todo o país, mostrando a importância deles na aprendizagem de crianças e jovens. Professores podem inscrever seus projetos no site http://premioeducadornotadez.com.br, até o dia 27 de maio.
50 finalistas
As iniciativas podem envolver várias áreas do conhecimento. Na plataforma de inscrição, os interessados encontrarão informações sobre o processo de seleção, regulamento, critérios, dicas, vencedores das edições anteriores e contato para esclarecer dúvidas. Os trabalhos apresentados serão avaliados por uma comissão de profissionais da área de educação, que definirá 50 finalistas. Desses projetos, serão escolhidos dez educadores nota 10 e o Educador do Ano.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário