Colunas
O frio e as doenças respiratórias
Hoje é dia
- da fundação do Exército da Salvação
O dia
Em 5 de julho de 2005, nasceram os gêmeos Breno e Bruno. Até aí nada de novo, se Breno não fosse negro e Bruno, branco. A mãe, Ana Paula, é morena, o pai, Sebastião, branco. Os médicos explicam que essa ocorrência é raríssima e acontece na proporção de um em um milhão.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Inadimplência bate novo recorde no país
- Proposta para reforma tributária será apresentada em agosto
- Nasa desenvolve a primeira missão para proteger o planeta de asteroides
- Inmetro vê irregularidades em quatro carros que serão lançados no Brasil
- Botafogo redobra atenção quanto a propostas da Europa para seus jogadores
Palavreando
Como queria ter o dom de ouvir e entender os pássaros. Como queria ter o dom de ouvir e entender as pessoas. Como queria ter o dom de ouvir e entender a mim mesmo.
O frio e as doenças respiratórias
O frio está aí com tudo e Nova Friburgo vem registrando as temperaturas mais baixas dos últimos anos. O frio traz dias lindos, ar de romance, lareira e fondue, mas com ele vem também a preocupação com algumas doenças típicas.
A medicina explica que a associação da diminuição da temperatura, da baixa umidade relativa do ar e do maior nível de poluição atmosférica faz com que aumentem os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas.
Os problemas mais comuns são as infecções respiratórias. Entre as principais enfermidades do gênero estão a gripe e o resfriado, que costumam ser confundidos.
Mas qual a diferença? A gripe é causada somente pelo vírus influenza, enquanto os resfriados, por muitos outros, como o rinovírus. A gripe é mais grave. Além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma dar febre alta e a pessoa fica acamada.
A gripe é altamente contagiosa e pode ser transmitida quando o doente tosse, fala ou espirra. Não há tratamento específico para os resfriados, apenas para a gripe. Para a gripe, o melhor remédio, no entanto, ainda é a vacina, que é gratuita, em qualquer posto público. O fato é que os sintomas das duas patologias são amenizados com os populares antigripais.
As infecções virais podem ser a porta de entrada para outras doenças mais graves, já que diminuem a imunidade e deixam o organismo debilitado. A pneumonia, causada por bactéria, é a grande preocupação.
Outras patologias que incomodam no período frio são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite, conjuntivite.
Para aproveitar tudo o que o frio, especialmente o da serra, pode oferecer, há ainda dicas para evitar essas doenças: evitar aglomerações e lugares pouco arejados; também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada; beber bastante água (adultos cerca de dois litros de líquido por dia); em dias de baixa umidade relativa do ar, colocar bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias; manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios. Segundo especialistas, o ideal é se exercitar antes das 7h30 e depois das 20h. Quem tem alergia deve procurar um médico para manter um tratamento preventivo. Entre as recomendações também estão deixar de lado carpetes, cortinas e bichos de pelúcia.
Bom frio, mas sem doenças!
Parlamento Jovem Brasileiro (1)
Nova Friburgo tem dois pré-selecionados para uma das sete vagas do Parlamento Jovem Brasileiro 2017. Ao todo, foram pré-selecionados 28 estudantes da rede pública estadual e federal e privada do Estado. Os estudantes apresentaram um projeto de lei e uma redação. Do total de centenas de trabalhos inscritos, 28 foram escolhidos para seguirem para a etapa final.
Parlamento Jovem Brasileiro (2)
De Nova Friburgo foram selecionados os estudantes Kelvin dos Santos Campos, do Colégio Galdino do Valle Filho, e Ana Luísa Rubim Cabral, do Colégio Anchieta. Nova Friburgo, Nilópolis e Japeri são os únicos do interior do Estado com dois representantes. A capital lidera o número de pré-selecionados, com 17.
Parlamento Jovem Brasileiro (3)
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Diferentemente do Parlamento Juvenil do Rio de Janeiro, onde os estudantes passam pelo processo eleitoral, no Nacional vencem os melhores trabalhos avaliados por uma banca.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário