O fim da era dos técnicos estrelas?

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Hoje é dia

  • Estadual do distribuidor de leite (RJ)
  • da prevenção de acidentes com crianças

O dia

Em 30 de agosto de 1994, o Senado aprovou o projeto de lei que transformou em crime hediondo o homicídio qualificado (premeditado e cometido com crueldade) e o homicídio praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento e colheu 1,3 milhão de assinaturas.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Temer quer terceirizar gestão de presídios, creches e hospitais
  • Farc anunciam cessar-fogo definitivo na Colômbia
  • Faixa anti-ronco lançada nos Estados Unidos faz sucesso no Brasil
  • Romance inédito escrito por Renato Russo aos 15 anos será publicado
  • São Paulo deve processar o ator Henri Castelli por incitar protesto

Palavreando

Não quero as experiências alheias, tampouco sabedorias milenares. Quero conhecer o amor e a vida por mim mesmo, do meu jeito de enfrentar os dias ao fazê-los parceiros ou inimigos.

O fim da era dos técnicos estrelas?

Qual a semelhança entre a seleção olímpica medalha de ouro e o vice-líder do Brasileirão? Tanto o Brasil olímpico como o Flamengo cresceram depois de passarem a ter técnicos desconhecidos do mercado. Não quero dizer, com isso, que essa fórmula dê resultado exato. Mas quem poderia supor que o Flamengo chegaria à briga do título após perder Muricy Ramalho?

A conquista da inédita medalha de ouro no futebol masculino coroou o trabalho de Rogério Micale. Um técnico desconhecido que foge dos holofotes. A conquista também coloca peso nos ombros de Tite que estreia na seleção na próxima quinta, na altitude de Quito, diante do surpreendente Equador.

A tarefa de Tite nas eliminatórias será muito semelhante a do técnico do Flamengo, Zé Ricardo. Tirar o time do buraco. Essa é de fato a única semelhança. Afinal, Tite é um técnico que alcançou com o Corinthians um patamar de estrela, enquanto Zé Ricardo veio do sub-20 rubro-negro, apenas como um tapa-buraco, um interino, um desconhecido.

Conquistou espaço e ninguém lá atrás poderia supor que o Flamengo alcançaria a vice-liderança, entrando definitivamente na briga pelo título. Efetivado, os resultados surpreendem. Zé Ricardo, assim como Micale, faz parte do clã de treinadores de divisões de base. Não são adeptos do estrelismo ou do estilo pop star.

Com os bons resultados destes técnicos que se somam a outros, estará decretado o fim da era dos treinadores estrelas? Luxemburgo e Felipão que o digam!      

Ranking de eficiência municipal (1)

Nova Friburgo ficou na posição 1.429 entre os mais de cinco mil municípios brasileiros no ranking de eficiência municipal, elaborado pelo jornal Folha de São Paulo. Em suma, o estudo busca identificar a capacidade dos municípios em entregar mais saúde, educação e saneamento gastando menos. No estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo ficou em 38º com nota 0,495, na faixa de municípios com alguma eficiência.

Ranking de eficiência municipal (2)

Na região, Cordeiro ficou com o melhor resultado, seguido do Carmo. Ao lado de Macuco e Bom Jardim, são os únicos na faixa dos eficientes, maior grau do ranking. A média friburguense é derrubada pelo quesito saúde. A nota do município é menos da metade da nota nacional. 0,237 contra 0,500 do país.

Ranking de eficiência municipal (3)

O que salva a nota friburguense é o saneamento, onde se verifica na pesquisa que há 99% de coleta de lixo, 66% de captação e tratamento de esgoto e 76% de atendimento de água, alcançando nota 0,803. A educação também atinge boa nota: 0,744. Os dados, no entanto, variam. Saneamento, por exemplo, são de 2010. Já a saúde, de 2014. Outro dado interessante é que o município investe menos em educação (27%) do que a média nacional (32%). O mesmo se revela no gasto com o Legislativo: 2% contra 3% da média nacional.    

Falência do RJ

O Estado do Rio de Janeiro faliu. Essa constatação já está consumada, mas só deve ser anunciada após as eleições. Com o decreto de que o estado quebrou, medidas emergenciais e nada comuns podem acontecer. Entre as quais está a demissão de servidores estáveis. No entanto, constitucionalmente, uma série de medidas deve ser tomada, como demissão de cargos comissionados, servidores instáveis, até chegar aos estáveis.  

Paralimpíadas

Pelo menos 33 mil alunos da rede estadual de ensino terão a chance de assistir as competições dos Jogos Paralímpicos que começam no próximo dia 7 de setembro. Os ingressos serão distribuídos a estudantes de todo o estado. Há a promessa de além do ingresso, transporte, lanche, crachá e camisetas. Uma das prioridades é levar estudantes com deficiência. 

Foto da galeria
A Polícia Civil lançou um aplicativo de celular para facilitar e oferecer mais praticidade ao registro de ocorrências pelos cidadãos. Por meio do recurso, é possível escolher entre comunicação de ocorrência, extravio (perda) de documentos, denúncia do bairro, entre outros registros, e preencher o formulário com dados pessoais e informações sobre a ocorrência. Disponível para Android e iOS.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.