Colunas
O Brasil é um só!?
Hoje é dia
- do porteiro
- Nacional de Triagem Neonatal (Teste do pezinho)
- Municipal da Reciclagem do lixo
O dia
Em 6 de junho de 1944, as tropas aliadas invadiram a Normandia, na costa da França. A data foi considerada o Dia D da 2ª Guerra Mundial. Foi a primeira grande derrota de Adolf Hitler, ditador da Alemanha.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Notificações de estupro dobram em cinco anos; 50% dos casos envolvem crianças
- Alta do gás faz explodir acidentes com álcool de cozinha em Recife
- Irã diz à ONU que sua capacidade de enriquecer urânio vai aumentar
- Novo estudo prova que dia tinha só 18 horas há 1,4 bilhão de anos
- Antônia Fontenelle é excluída da herança de Marcos Paulo e vai recorrer
Palavreando
Não há educação sem que existam transformações no coração e na alma.
O Brasil é um só!?
A Copa do Mundo está aí e com ela vêm as músicas que tentam resgatar a paixão do brasileiro pelo Brasil através da seleção de futebol. De fato, muito bonitas como a gravada por Anitta e Thiaguinho na super-produção bancada pelo Itaú. “Mostra tua força Brasil” já foi um sucesso em 2014, quando o espírito de nação já estava bastante abalado e se consolidou na potente divisão do país entre vermelhos e azuis. Divisão que não houve quando da análise da corrupção. Em ambos, suspeitas se confirmam dia após dia. Mas voltando especificamente à bela música do banco, nessa edição, as adaptações da letra tentam promover a ideia de que o Brasil é um só!
O Brasil continua sangrando e bem diferente dos tempos de chumbo, a pátria de chuteiras não mais mobiliza afetos para outros setores. É apenas futebol e somente no futebol o Brasil pode ser um só! O brasileiro está aprendendo a separar o joio do trigo, ainda que alguns vistam a camisa da CBF para protestar contra a corrupção. Um devaneio que beira a ingenuidade ou a idiotice mesmo! “O Brasil é um só”: não há como insinuar qualquer parêntesis nessa tentativa de unidade para além da Copa do Mundo. O Brasil continua partido, beirando o estilhaço.
Clamar para o centro? Clamam para o centro do próprio umbigo. Poderosos para lucrar ainda mais. Os menos favorecidos para ter o que comer. Não há embate de interesses entre necessidades e desejos, porque interesse só existe num campo que é na esfera do desejo. Necessidade é o básico, restrito quase ao apenas comer!
O Brasil está perdido e não sei se está buscando se encontrar ou se busca essas respostas nos extremos. O que sei é que para um lado ou para o outro, precisa antes de mais nada revisitar a sua própria história. Enquanto isso, que o Brasil possa ser um só, como sugere a música, pelo menos na Copa e tão somente no futebol. Para as outras esferas só será possível quando houver aceno para a diminuição das brutais desigualdades que se aceleram a olhos vistos.
Privatização de estradas
Três empresas estão interessadas em cobrar pedágio nas estradas ainda não privatizadas da região, ou seja, boa parte das que se ligam à RJ-116. A Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privada do estado recebeu propostas para o lote da Ecoplan, Dynatest e da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj).
Região Centro-Norte
O chamado lote noroeste é formado pelas RJ-122 (entre a Rio-Teresópolis e o entroncamento com a RJ-116, em Cachoeiras de Macacu), RJ-158 (entre a BR-393 e a RJ-160), RJ-160 (entre a RJ-158 e a RJ-116) e RJ-186 (entre as divisas de Minas e o Espírito Santo), que atingem principalmente os municípios de Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, entre outros.
Região dos Lagos
Apenas um dos lotes posto à venda não recebeu propostas de interessados, o lote metropolitano, na capital. Outras estradas que estão em processo de privatização são as rodovias que se ligam à Via Dutra, no sul fluminense; entre São Gonçalo e Macaé, passando pela Região dos Lagos, com destaque para o trecho entre Rio das Ostras e Macaé, além dos acessos a Armação dos Búzios e Cabo Frio e o Porto do Açu, em Campos.
Anjos de Resgate
Um dos mais famosos grupos de música católica se apresentará mais uma vez na região. Anjos de Resgate está confirmado para a festa do Sagrado Coração de Jesus, em Trajano de Moraes. A programação iniciada ontem, 5, vai até domingo, 10. A banda Anjos de Resgate se apresentará no próximo sábado, 9, às 21h.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário