Colunas
O Brasil é o país do vôlei - 13 de outubro.
O Brasil é o país do futebol! O Brasil é o país do futebol? Pelo menos de uns anos pra cá, nem tanto! O Brasil é o país do vôlei! As novas gerações assistem a uma hegemonia brasileira jamais vista em qualquer outro esporte. Nessa década, o Brasil simplesmente venceu tudo o que disputou, com pelo menos três renovações, ou seja, não houve fase ruim, dificuldades por adaptações, todos venceram. Ligas Mundiais, que são anuais e o Mundial, disputado de quatro em quatro anos. Do ouro de Barcelona em 92 pra cá, o Brasil se tornou uma potência talvez até maior do que no próprio futebol. Resultado de planejamento, investimento, gestão e talento, é claro!
O tricampeonato mundial conquistado em plena Itália, a terra do vôlei até a década de 90, fez com o que o Brasil alcançasse um feito: três títulos mundiais seguidos, tri, é como se no futebol, a seleção brasileira tivesse conquistado as Copas de 2002, 2006 e 2010! Pois é! Foi isso o que o vôlei masculino brasileiro conseguiu.
Nas escolas, nas ruas com quadras adaptadas, o vôlei vai firmando seu espaço no coração do brasileiro. Inventam-se formas diversas de jogar. Juntando duas pessoas já dá pra praticá-lo. Não é à toa que o vôlei é o segundo esporte mais querido do brasileiro, perdendo apenas para o futebol! E é natural que isso ocorra, afinal, com as conquistas seguidas e o sentimento de imbatível, a auto-estima se eleva e o vôlei não passa despercebido.
Ainda amamos o basquete, como ficamos vidrados com qualquer esporte que tenha o Brasil lá! Acima da prática está o patriotismo! Mas as derrotas, a ausência de conquistas, nos levam ao desinteresse que leva a diminuição de adeptos e logo a menor formação de atletas. Um problema difícil de corrigir, mas que o vôlei provou ser possível.
Google Street (1)
Vem gerando curiosidade eufórica o Google Street View, novo serviço de mapeamento fotográfico de ruas realizado pelo gigante da internet. Nova Friburgo está entre as primeiras 51 cidades brasileiras que foram fotografadas. A ideia é chegar a 5.000 num futuro próximo. Como adiantado pelo Observatório, o carro com nove câmeras digitais acopladas no teto, rodou pela cidade há alguns meses atrás.
Google Street (2)
A ferramenta que ajuda na localização de endereços com imagens perfeitas em 360 graus gera, no entanto, polêmica, pois no momento em que as fotografias foram tiradas, as pessoas e carros que estavam nas ruas também foram flagradas. Os rostos das pessoas e as placas dos carros recebem tratamento para que não sejam identificadas, mas ainda assim é possível reconhecer as pessoas ou os veículos.
Google Street (3)
Em Nova Friburgo, quase todas as vias da cidade foram mapeadas em 360 graus, no entanto, alguns pontos foram tiradas apenas fotos de localização. O serviço é gratuito e pode ser conferido no Google, na ferramenta Street. É só aproximar o boneco Google das vias que deseja ver e fazer o passeio virtual.
Friburguense
Hora de fazer contas. Mesmo com a vitória contundente sobre o Bangu, o Friburguense ainda não assumiu a liderança do seu grupo na penúltima fase da Copa Rio. Nessa fase, apenas o 1º colocado se classifica. Para tanto, na avaliação da comissão técnica, obrigação de vencer todas em casa e ganhar pelo menos uma fora de casa. Domingo, 17, às 15h, a penúltima chance de tirar essa diferença, diante do lanterna América.
UFF(1)
A UFF está iniciando o Programa de Apoio Acadêmico, voltado para alunos do ensino médio com problemas de aprendizagem. Professores da Universidade desenvolveram manuais interativos de português, física, química, biologia e matemática para servir de auxílio aos alunos, que por sua vez vão poder tirar dúvidas com professores e tutores pela internet. O material vai ficar on-line para consulta.
UFF (2)
O primeiro curso a ficar disponível é o de português, com 220 vagas. A cada semestre, serão oferecidas novas disciplinas. As inscrições para o curso de português devem ser feitas pelo site do Núcleo de Educação Assistida por Meios Interativos, até o dia 20 de setembro. O endereço é o www.neami.uff.br, no link PROAC.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário