O Botafogo vai cair de novo?

segunda-feira, 06 de junho de 2016

Hoje é dia

  • Nacional da Liberdade de Imprensa

O dia

Em 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas. Nele, se comprometiam a dividir todas as terras conquistadas a partir daquela data. Definiu-se assim uma linha imaginária no Oceano Atlântico. Os espanhóis ficaram com os territórios a oeste, e Portugal, a leste.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Descoberta indica presença humana no estado de São Paulo há 11 mil anos
  • Arquitetos querem fazer no Brasil fachada que filtra poluição do ar
  • Japonês se forma na universidade aos 96 anos e entra para o Guinness
  • Casal de homens terá filho gerado pela mãe de um deles no Rio de Janeiro
  • Europeus encontram 18 sites que vendem ingressos para a Rio-2016 sem autorização

Palavreando

Dia após dia, a façanha da vida se desenha por nossas mãos até que nossas mãos se dão, se confundem, se perdem, se entrelaçam, por acaso, destino ou o que quer que você queira chamar esse intruso futuro que talvez no passado possa receber um nome diferente do presente.

O Botafogo vai cair de novo?

Enquanto a seleção brasileira comemora o empate "roubado" diante do Equador pela Copa América, o Botafogo está na lanterna do Brasileiro. O paralelo é significativo. O Brasil não é mais aquela seleção que encantava e impunha respeito por onde passava. O Botafogo vive mais de sua gloriosa história e não é há algum tempo aquele clube que relembrava Garrincha ou numa estrela solitária menor Túlio Maravilha.

Se o Botafogo será ou não rebaixado é muito cedo para dizer. No entanto, antes mesmo do início do campeonato e mesmo com o vice-campeão estadual, o prognóstico se repetia por diversos comentaristas. O Botafogo brigará para não ser rebaixado. O Botafogo está abaixo de Flamengo e Fluminense para a maratona nacional.

A rodada do fim de semana não foi nada boa para o futebol carioca. A exceção do Vasco que venceu na Série B, a dupla Fla-Flu decepcionou, após encher de esperança seus torcedores com a visita ao G-4. O Flamengo, apesar da derrota para o Palmeiras, mostra evolução. Não porque cresceu tecnicamente após a saída de Muricy, mas porque claramente mostra mais vontade de vencer. Se tornou um time mais aguerrido, próximo da tradição rubro-negra de times com gana e raça.

O Fluminense segue a sua saga fria, mas de resultado. O empate diante da Chapecoense que começou bem a competição não chega a ser um desastre, mas ficou longe do ideal. Enquanto isso, o Vasco chega a 33 jogos sem derrota. Sete meses. É muito tempo no futebol moderno. Mais seis jogos de invisibilidade para entrar nas dez maiores invencibilidades da história do futebol brasileiro. Conseguirá?

Essa é mais fácil de responder do que a pergunta do título deste texto. O Vasco de Nenê tem tudo para conseguir o feito!      

Série B Carioca (1)

Reta final da fase de grupos da segundona. No grupo A, Audax, Itaboraí e Americano brigam por duas vagas nas semifinais, todos empatados com 16 pontos, sendo que o Itaboraí só faz mais uma partida, enquanto Audax e Americano se enfrentam nesta quarta, 15h, em Campos. Se houver vencedor, passaporte carimbado para as semifinais.

Série B Carioca (2)

Já no Grupo B, a disputa continua acirrada com cinco equipes na briga. Campos (14), Olaria (12), Duque de Caxias (11), Nova Iguaçu (10) e Angra dos Reis (10). O Nova Iguaçu ganhou o primeiro turno e se vencer também o segundo será campeão e não haverá finais, com o time que mais pontuou na soma dos turnos declarado vice-campeão e garantindo também vaga na elite em 2017. O Angra é o único que tem confronto direto: Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

Monitoramento de rios (1)

Nova Friburgo ganhou mais um radar para monitoramento dos rios. O equipamento foi instalado no Córrego do Roncador. Nova Friburgo soma assim dez radares e uma estação, que fornecem dados ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre as condições climáticas e os níveis dos rios. São gerados a partir dos radares, boletins diários via e-mail, com a possibilidade de alertar a população em casos de cheias, através do SMS.

Monitoramento de rios (2)

 O sistema de alerta possui uma rede de estações e dez radares meteorológicos que enviam em tempo real dados das chuvas e do nível dos rios monitorados. Na sala de situação do Inea, meteorologistas e técnicos fazem o acompanhamento das condições de tempo e de nível dos rios durante 24 horas. Quando há previsão de fortes chuvas ou possibilidade de transbordamento dos rios, o Inea envia os alertas para a Defesa Civil de cada região.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Oficinas de educação ambiental, caminhada e corrida ecológica foram algumas das atividades que o Parque Estadual dos Três Picos ofereceu, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e pelo aniversário da unidade de conservação. As atividades em Nova Friburgo ocorreram em Salinas.

Foto da galeria
Todo outono é assim. A árvore da Praça Dermeval Barbosa Moreira encanta a todos com suas flores roxas que fazem um verdadeiro tapete no chão. Chama a atenção de quem passa e é estrela maior do centro da cidade sendo fotografada e compartilhada nas redes sociais.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.