Colunas
O autor de parada de um caminho a caminho do céu
Hoje é dia
- do campo
- nacional das telecomunicações
- nacional do expedicionário
- de Rondon
- da comunidade
O dia
Em 5 de maio de 1955, Estados Unidos, França e Inglaterra encerraram a ocupação na Alemanha Ocidental, e a República Federal da Alemanha voltou a ser um Estado soberano.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Secretário de Segurança pede R$ 8 milhões por mês para horas extras de PMs da capital
- Idosa perde ação após cartomante não trazer marido de volta em MG
- Marido da Rainha Elizabeth II anuncia saída da vida pública, aos 95 anos
- Netflix quer exclusividade do uso da expressão "flix"
- Xuxa perde recurso contra o Google para barrar buscas sobre filme erótico
Palavreando
Amores impossíveis não podem ter textos coerentes, tampouco frases que se encontram, é desespero e fascinação, mas nunca um desperdício.
O autor de parada de um caminho a caminho do céu
“No cimo da montanha
em seu ninho florido, eis Friburgo.
Um jardim suspenso no alto erguido
Paragem de beleza infinita e de calma
Onde respira o corpo e onde repousa a alma.
Cidade cujo nome é um símbolo, um troféu.
Parada de um caminho a caminho do céu".
“Nova Friburgo, parada de um caminho a caminho do céu”. Essa é uma das melhores definições já criadas para a cidade. Frase do poeta J.G.de Araújo que faz parte do seu famoso canto a Friburgo. Prestes aos 200 anos, ele merece uma grande homenagem de Nova Friburgo. Uma rua, uma praça, algo marcando para sempre com seu nome a história da cidade, na própria cidade.
Nova Friburgo tem uma dívida com esse poeta. Com essa frase ele disseminou o nome de Friburgo por todo o país. J.G. de Araújo, “o poeta do povo e da mocidade”, nem era friburguense. Mas era completamente apaixonado por Nova Friburgo. Ele nasceu no Estado do Acre, mas era de uma tradicional família alagoana. Sua ligação com o Estado do Rio vinha de sua mãe. Tanto que passou a infância no Acre, mas muito jovem veio para o Rio onde se descobriu poeta e se formou em direito, tornando-se professor de história e literatura, além de trabalhar na área de comunicação como jornalista e publicitário. Era um excepcional orador.
Sua história com Nova Friburgo se deu porque ele passava todos os finais de semana em seu sítio, no Cascatinha. Criou raízes sólidas na cidade e acabou elegendo Friburgo como sua segunda terra, dedicando a ela diversos trabalhos em prosa e também poemas. Foi fundamental na criação dos Jogos Florais, garantindo a essa terra o título de cidade das trovas!
Ele também foi político. Se candidatou a vários cargos públicos. Elegeu-se deputado federal pela Guanabara, mas a história política dele se iniciou desde a época de estudante quando lutou contra o Estado Novo sendo preso e perseguido. Mas como democrata e socialista, além de uma extraordinária sensibilidade, nunca abandonou as causas em que acreditava.
Mais do que autor do célebre verso “Nova Friburgo, parada de um caminho a caminho do céu”, J.G. de Araújo foi, portanto, um homem dinâmico de paixões intensas, entre as quais por Nova Friburgo, com enorme talento para transformar as coisas simples da vida em visões extraordinárias.
Compra Rio
O programa Compra Rio promoveu ontem, 4, uma rodada de negócios multissetorial. O evento aconteceu na capital com as âncoras Secovi Rio, a imobiliária Zirtaeb e as administradoras Novo Mundo e Acir. Micro, pequenos e médios fornecedores, incluindo empresas locais, apresentaram seus produtos e serviços a gestores das quatro âncoras.
Postos de gasolina (1)
O Procon Estadual está em curso com a Operação Bomba Limpa. Vistorias estão sendo realizadas em postos de gasolina que podem sofrer autuações e até interdições em caso de irregularidades. A operação é uma força-tarefa realizada em conjunto com os agentes da Operação Barreira Fiscal e com a Secretaria de Fazenda.
Postos de gasolina (2)
A Operação Bomba Limpa visa identificar supostas adulterações de combustível, além de irregularidades que desrespeitem o Código de Defesa do Consumidor. Os postos fiscalizados são escolhidos através de levantamento feito pelo setor de Inteligência da Operação Volante da Barreira Fiscal, que indica os estabelecimentos suspeitos.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário