O afeto em campo

terça-feira, 03 de julho de 2018

Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.      

 

Hoje é dia

  • do Algodão
  • dos Incrédulos
  • do Juiz de Paz
  • do Tratado de Cooperação Amazônica

O dia

Em 3 de julho de 1988, um navio de guerra americano confundiu um jato de passageiros iraniano com um caça e derrubou o avião, matando 290 pessoas.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu:

  • Eleição da esquerda no México é vista como mudança de rumo continental
  • Haddad terá acesso livre a Lula na prisão como advogado do ex-presidente
  • Brasil pode ganhar R$ 28,5 bi com guerra comercial China-Estados Unidos
  • Após vinil, gravadoras tentam reviver o disquete
  • Ederson se despede do Flamengo e anuncia pausa por problemas de saúde

Palavreando

“Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.”

Aristóteles

O afeto em campo

O mundo dos homens é um lugar cruel, inclusive para os homens. Apesar de toda estrutura social ser formada para que eles tenham acesso a todos os espaços de poder, nossos meninos crescem sem poder muitas coisas. Não pode chorar, não pode beijar o colega, nem abraçar com muito carinho. Quase que não pode ser humano de verdade. Tem que ser “durão”. Essa lógica vai criando um caminho de tantas limitações que poucos pais conseguem, por exemplo, ultrapassar essa barreira na criação de seus filhos homens. Assim, nossos meninos crescem um pouco afastados dessa possibilidade de viver também com o coração. Mas o destino é irônico, e o esporte preferido deles é só coração.

Na Copa do Mundo da Rússia os heróis choram de alegria, de tristeza e de desespero. Há câmeras por todos os lados, e eles estão sendo vistos em cada continente, mas não se importam. Companheiros de time e adversários se beijam e se abraçam carinhosamente enquanto todo o mundo observa, inclusive aquela criança que segura o choro todas as vezes porque é homem, e disseram que homem não chora.

Essa é a boa notícia que vem dos campos onde estão os maiores jogadores da atualidade. Homem chora! Chora quando está feliz, aliviado, triste, desesperado. Chora para o mundo todo ver que homem pode chorar, não só pode como deve. Chora e agora aquele menino sabe que homem chora, mas se não pararem de dizer o contrário, ele vai crescer acreditando que homem até chora, mas só por futebol. Como se para algum dos jogadores em campo nesta Copa do Mundo isso fosse só futebol.

Arbitragem escandalosa

Se a Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) for no mínimo séria o árbitro Philip Georg Bennett deve ser afastado. Protagonista na derrota do Friburguense para o Tigres por 2 a 1, ele foi decisivo no resultado final. Além dos erros corriqueiros, deixou de marcar pênalti claro a favor do time de Nova Friburgo e ainda marcou pênalti bem duvidoso a favor do Tigres.

Prejuízo grande

O resultado, é verdade, classificou os dois times. Prejudicou o São Gonçalo que seria o classificado no caso do empate de 1 a 1 e roubou do Friburguense a 1ª posição do grupo que lhe daria o direito de decidir em casa e pelo empate. Mais do que isso: derrubou o Friburguense da 4ª colocação geral para a 6ª. No confuso regulamento, é bom que se saiba que os campeões de turno fazem as semifinais gerais com os dois melhores classificados na pontuação geral.

Semifinais que valem

As semifinais, de fato, que valem, são as semifinais gerais. Onde o campeão do 1º turno e o campeão do 2º tem juntados a si os dois times com maior pontuação na soma dos turnos. Vantagem de jogar em casa e de empate para os com maior pontuação. Ou seja, ser campeão de turno não significa muito. O lance é se manter entre os que mais pontuam. Os times que sobem para a elite saem dessas semifinais gerais.

Em busca de um milagre

Nas semifinais do 1º turno, o Friburguense vai a Campos, enfrentar seu arquirrival, Americano. O Estádio Godofredo Cruz foi vendido e o clube está mandando suas partidas no distante estádio Ângelo de Carvalho que fica em uma localidade considerada como uma das mais violentas de Campos. O Friburguense precisa vencer para seguir à final que será disputada entre Tigres e América, com vantagem do empate para o Tigres. Os jogos já acontecem amanhã, 4, às 15h.   

Foto da galeria
Nova Friburgo #omelhorfriodorio - Instagram da campanha que ressalta Nova Friburgo como o melhor frio do estado do Rio. A esquecida, mas belíssima paisagem de Manoel do Queijo. Foto de Luiz Philipe Rangel.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.