Nova ordem mundial?

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Hoje é dia

  • do engenheiro florestal

O dia

Em 12 de julho de 1971, a canção “Minha voz virá da América do Sul”, de Marcos e Paulo Sérgio Valle, interpretada por Cláudia, ganhou a 9ª Olimpíada Internacional da Canção, realizada na Grécia.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Levantamento mostra que a cada policial morto, 25 civis morrem em ações no Rio
  • Polícia acredita que atirador de Dallas planejava ataques maiores
  • Governo quer atrair aéreas low cost e reduzir comodidades
  • Nestlé admite perder liderança para comprar Garoto
  • Rio-16 confirma Anitta, Gil e Caetano na abertura da Olimpíada

Palavreando

Por mais que cacemos a estabilidade, não queremos a estabilidade, pois ela é calmaria que prenuncia o fim.

Nova ordem mundial?

Transpiração ou inspiração? Talentos individuais ou organização? O futebol passa por um momento de transição em que talvez o Brasil deixe de ser de fato o país do futebol e seleções tradicionais tenham na história o amuleto que dá peso à camisa e medo aos adversários.

A conquista da Copa América pelo Chile e da Euro por Portugal traz importantes lições para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Se Cristiano Ronaldo deverá ser o melhor do mundo neste ano, ele não estava em campo em boa parte da final. Seu talento individual foi superado pela organização tática e pela transpiração portuguesa.

Por sua vez, na América, o inquestionável Messi não foi suficiente para dar o título à Argentina que perdeu para a organização e transpiração chilena. O que será da próxima Copa? É difícil arriscar um palpite.

Exceto a Alemanha que demonstra nos últimos anos grande capacidade em se renovar, nenhuma outra seleção tradicional pode se gabar. Correm riscos de caírem na 1ª fase. Correm riscos de sequer irem à Copa. Vide o Brasil que necessita de uma transformação profunda que não se dará só pela troca de treinador. Acima de tudo, necessita de uma séria intervenção na CBF e uma política nacional de recuperação na formação de jogadores.

Inspiração, organização, talentos individuais e transpiração. Aí estará a seleção ideal que hoje não existe. Mas quem tem pelo menos dois desses atributos, certamente sai na frente.   

Segundona Carioca (1)

Não tem data para terminar a Série B do Estadual. Mas a situação vem caminhando. A Justiça Desportiva resolveu punir o Americano a pagar R$ 102 mil por manipulação de resultados, no entanto decidiu não excluir o clube da competição e consequentemente das finais. O Itaboraí não aceitou a decisão e recorreu. O Americano também não gostou da decisão e também recorreu.

Segundona Carioca (2)

O Itaboraí pede não só a multa, mas também a exclusão do time de Campos. Caso fosse eliminado, essa vaga do Americano ficaria para o Itaboraí por ter tido a segunda melhor campanha na soma dos turnos. Nova Iguaçu (campeão do 1º turno) e Campos (campeão do 2º turno) são os outros dois finalistas. Duas equipes subirão para a elite.

Greve da Uerj

Em greve há mais de 100 dias, não só os atuais alunos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estão sendo prejudicados, mas os futuros também. A Uerj adiou o vestibular. A prova do segundo exame de qualificação, marcada inicialmente para o dia 11 de setembro, deve ser aplicada somente em outubro. Pelo menos 80 mil estudantes disputam as 5.700 vagas disponíveis.

Greve da rede estadual

Os professores da rede estadual permanecem em greve. A paralisação começou no último dia 2 de março. Já os servidores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) optaram por encerrar a greve, e voltaram a trabalhar ontem, 11. Em Nova Friburgo, a greve dos profissionais do ensino estadual é um dos temas de uma reunião no Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick, amanhã, 13, às 17h30.

 

Foto da galeria
É tempo de festas julinas. Muitos são os temas apresentados nas quadrilhas. Do Sul ao Nordeste foi o tema do arraiá da escola Centro Educacional Conselheiro. O fim de semana também teve destaque para as festas do Odette Pena Muniz e do Sesc.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.