Nova Friburgo não acabou - 22 de janeiro de 2011

domingo, 31 de julho de 2011

“Nova Friburgo acabou. A cidade acabou. Friburgo está destruída!” Essas são as frases que mais se repetem pelas ruas, por todos os lugares, aqui e fora daqui. Mas isso não é uma verdade! Nova Friburgo não acabou, apenas está recomeçando, mudando, trocando de pele, transmutando, como uma lagarta que está virando borboleta e isso é sofrível, mas forçadamente necessário. Nova Friburgo está encerrando uma era para iniciar outra.

Se há algo que o friburguense e essa terra têm é a capacidade de ser nova ainda que esteja próxima dos 200 anos.

Nova Friburgo não acabou porque é a capital mundial da solidariedade. Onde alguns vêem apenas a destruição, eu vejo a esperança. Onde alguns vêem a tristeza, eu vejo também a preocupação em saber como está o próximo. O que vejo nas ruas, eu sinceramente nunca vi: apesar da dor, as pessoas se dando bom dia e boa tarde, perguntando umas às outras como estão, como estão suas famílias, se precisam de ajuda. As pessoas reaprenderam a olhar para as outras e demonstrar afeto. Então, como Nova Friburgo pode ter acabado? A tragédia nos fez reencontrar a humanidade perdida, a brasilidade que nos esquivávamos a ter. Nunca fomos tão parte do Brasil como agora. Nunca fomos tão irmãos como atualmente.

Lamentaremos para sempre as perdas, essencialmente as vidas que se foram. Mas respeitar essas pessoas que não estão mais entre nós é recomeçar, é preceder o “Nova” de Friburgo com fé. Vivemos uma revolução espiritual. O bem está vencendo o mal, mas para que essa vitória seja confirmada precisamos acreditar e trabalhar. Não será um ano fácil... Mas a nova década que se inicia é também um novo tempo, uma nova era, apesar dos caminhos. O começo foi ruim, é verdade, mas encerraremos esta década com vigor. Quando esta década estiver terminando você se lembrará do que digo agora: essa será a década de Nova Friburgo, pelos que se foram, na capacidade de dar a volta por cima dos que ficaram.

Novo IML (1)

O governo do Estado e a Prefeitura de Nova Friburgo se comprometeram a construir um novo Instituto Médico Legal (IML) no município. Os dois governos assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a construção em até oito meses. O acordo foi homologado na Justiça nesta semana.

Novo IML (2)

A Prefeitura se comprometeu a desapropriar um terreno em até 30 dias e o Estado de realizar as obras e o gerenciamento das instalações. A construção de um novo IML em Nova Friburgo já era alvo de ação civil pública proposta pelo Ministério Público do estado antes das tragédias.

Cobertura jornalística (1)

Um batalhão de repórteres de todos os veículos de comunicação do país invadiu Nova Friburgo desde o dia da tragédia. Aos poucos, as equipes vão deixando a cidade, ainda que todos mantenham ao menos uma equipe enquanto a situação não é minimizada.

Cobertura jornalística (2)

A TV Zoom e a Luau TV tiveram perdas materiais, essencialmente de cenários, uma vez que seus estúdios foram invadidos pela água. A VOZ DA SERRA tem a dificuldade da entrega do jornal. A Rádio Friburgo teve problemas na torre e na transmissão via internet, o primeiro rapidamente corrigido e o segundo normalizado apenas na quarta, 19. Não houve mortes no meio jornalístico local.

Cobertura jornalística (3)

Entre os veículos de nível nacional, entende-se que Nova Friburgo teve a melhor cobertura e maior espaço na TV Record, ainda que Band, Globo e SBT tenham também feito excelentes trabalhos. A matéria mais emocionante foi sem dúvida a do Fantástico do último domingo, 16, da TV Globo, contando a sobrevivência do pequeno Nicolas, salvo pelo pai que perdeu a esposa e a sogra.

Crédito rural (1)

Os produtores rurais da região tiveram a prorrogação de 180 dias para pagar os financiamentos de crédito rural que vencem de janeiro a março deste ano, sem a incidência de encargos. Muitos produtores perderam familiares e toda estrutura de produção.

Crédito rural (2)

O Banco do Brasil também está disponibilizando mais recursos para o crédito rural no estado, inclusive para a aquisição de benfeitorias e aquisição de animais. Outras medidas de crédito para a região também serão anunciadas em breve pelo banco.

Friburgo Shopping

O Friburgo Shopping foi fortemente atingido pelas chuvas, principalmente as lojas do 1° piso. Algumas perderam tudo. Após uma reunião dos lojistas, ficou definido que o shopping reabre parcialmente nesta segunda, 24. Algumas lojas do 1° piso, no entanto, só reabrirão dentro de dez a 30 dias, tempo provável para que consigam se reerguer.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.