Nostalgias de carnaval

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Hoje é dia

  • do boticário
  • do rotariano
  • internacional do Rotary

O dia

Em 23 de fevereiro de 1981, rebeldes de direita da Guarda Civil espanhola invadiram o Parlamento. Uma intervenção do rei Juan Carlos colocou fim ao golpe.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Moro aceita pedido para que Pezão seja testemunha de Sérgio Cabral
  • Meirelles não descarta CPMF, mas diz que é prematuro discutir
  • Expectativa de vida vai alcançar os 90 anos em 2030
  • Propaganda de suplementos de fosfoetanolamina é suspensa
  • Reparos no Maracanã por abandono são estimados em pelo menos R$ 20 milhões

Palavreando

Deixa a história se compor e pegar emprestado as músicas e poemas que o vento trouxer. Tem vontade própria a sua trilha. Tem contexto próprio a sua poesia.

Nostalgias de carnaval

Quando você reúne bambas da história do carnaval friburguense, o que vem é nostalgia. Para os mais jovens, a mente passeia num mar de imaginações e toca fundo o coração. Cada passagem engraçada ou mesmo aqueles sambas imortais que fazem brilhar os olhos.

Foi como me senti ao ter compartilhada pelas memórias de Marcelo Pinguim, Mestre Fred, Adonai e João Paulo a belíssima e riquíssima história do carnaval friburguense. Não é comum. É recheada de espírito popular daquele que se doa desinteressadamente às suas paixões. Seja pela saudosa Acadêmicos das Braunes ou pelo Alunão da Praça do Suspiro e hoje de Conselheiro. Seja pela força da caçula Imperatriz de Olaria ou pela tradição da Unidos da Saudade e da Vilage. Seus sambas que se igualam aos tops da capital. Seus enredos que repletos da criatividade do interior importaram ideias. O carnaval de Nova Friburgo merece respeito. Muito respeito.

Pelos olhares deles, relembrar tais histórias é reconhecer pessoas que aqui ainda desfilam e tantas outras que são destaques das alegorias de nossas memórias. Elas são a essência dessa festa mágica que atravessa o tempo e inspiram o seguir em frente.

Vacina HPV meninos (1)

Meninos agora já podem se vacinar contra HPV. A vacina protege contra alguns tipos de câncer entre os homens e contribui para redução do câncer de colo de útero entre as mulheres. A imunização é direcionada a meninos de 12 a 13 anos, e está disponível em postos de vacinação de todo o Brasil.

Vacina HPV meninos (2)

Em todo o Estado do RJ são 275,5 mil meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina vai ser ampliada gradualmente até 2020, quando ela deve estar disponível para meninos de 9 a 13 anos. Também podem receber a vacina meninas que chegaram aos 14 anos sem a imunização e homens que vivem com HIV que tenham entre 9 e 26 anos.

Gorjeta regulamentada

A gorjeta agora será regulamentada. A lei já aprovada na Câmara prevê que o dono do estabelecimento pode reter 20% dos 10% pagos pelos clientes para despesas como cartão e custos. A gorjeta continua opcional e o objetivo é incentivar o cliente a pagar em dinheiro e diretamente ao garçom.

Salários servidores do Estado

Foi paga ontem, 22, a primeira parcela de seis dos salários de janeiro dos servidores ativos e inativos do Estado que ainda não receberam. R$ 577,00 foram creditados. As demais cinco parcelas serão pagas até o dia 15 de março, caso não tenha bloqueio das contas estaduais. Até agora, receberam integralmente os salários de janeiro os servidores ativos da Educação, ativos, inativos e pensionistas da Segurança, além dos ativos e inativos da Fazenda e da Procuradoria Geral do estado.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.