Colunas
Nostalgia - 7 de janeiro de 2011
Às vezes, me faz bem, outras, me faz mal. Às vezes, me faz procurar o que perdi, outras me mostra que não há mais como encontrar a não ser nas memórias de tempos bons que não voltam mais.
E ainda que repita tudo da mesma forma, com as mesmas pessoas, a saudade arrebatará meu coração para comprovar-me que nada do que foi será, que cada instante se constrói de uma maneira e que o mundo tem sua própria forma de diferenciar e nos fazer distinguir cada tempo.
(...)
Só pode ter nostalgia quem escreveu boas histórias, mas não se pode flutuar apenas na nostalgia, sob o risco de não construir nostalgias futuras. Assim, as lembranças são como tinta fresca, mas o cheiro passa porque de fato acabou ou porque nosso olfato se acostumou com o cheiro ao ponto que já não o percebe mais. É nessas horas que faz bem se afastar para poder sentir de novo o cheiro da brincadeira, da escola, da meninice... É cheiro de tempo bom, não há porque renegá-lo desde que não se renegue o que se coloca bem à nossa frente.
(...)
O velho passado pode e deve estar presente quando convidado. Há que recordá-lo com sabor e sabedoria. Há que derramá-lo em boas rodas de conversas que consomem breves tempos de saudade, vivendo intensamente essa...
Ah! Nostalgia! Nostalgia que enche os olhos de boas lágrimas por momentos idos. São os momentos que se destacam na nossa linha do tempo e não é à toa. Os momentos é que criam as canções. E as lembranças dos momentos, que podem estar distantes ou frescos, é que criam os versos, as artes, os monumentos que não são necessariamente coisas físicas e materiais. São pequenos momentos do que foi o agora, um dia que nos permitem avançar para...
Leia na íntegra, amanhã, 8, no caderno Light de A VOZ DA SERRA
Padronização de documentos (1)
Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas em todo o Brasil. Os três documentos serão confeccionados em papel especial com marca d’água e microletras. Além disso, a impressão dos documentos será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, o que aumenta a segurança contra falsificações.
Padronização de documentos (2)
Os funcionários dos cartórios de todo o país já estão passando por cursos de capacitação. O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça.
Maracanã (1)
O projeto ‘Maracanã sobre Rodas’ passará por todos os municípios do Estado. O projeto é uma exposição com parte do acervo original do estádio que será levada dentro de uma imensa carreta customizada com a imagem do Maracanã. Ao desembarcar em cada parada, serão montados até 12 módulos infláveis para que os visitantes, ao entrar neles, se sintam dentro do estádio. O piso será todo em grama sintética.
Maracanã (2)
Além de placas, estátuas e fotografias, também estão previstos jogos e exibição de trechos do filme Mário Filho, o criador das multidões. O público também vai poder participar de testes de conhecimento e ganhar brindes. Ainda não foi definido quando o projeto chega a Nova Friburgo.
Tempo (1)
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, nos próximos dias, a nebulosidade tende a diminuir permitindo maiores períodos com sol nos municípios da Região Serrana e Centro-Norte Fluminense, mas não significa que vai parar de chover.
Tempo (2)
O maior aquecimento do ar e o excesso de umidade vão facilitar a formação de grandes nuvens que vão provocar mais pancadas de chuva. Ao menos até o domingo, a Região Serrana ainda poderá ter chuvas moderadas a fortes em alguns momentos, embora a chuva não seja constante como nos últimos dias.
Sexta
Após o ano começar num final de semana com poucas, mas boas atrações, eis o primeiro fim de semana com muita gente já tendo voltado do Réveillon na praia. Por conta da chuva, muita gente antecipou a volta. Hoje, 7, a Prime entra no clima do verão com a festa 40 Graus, com show com o grupo de samba Puro Estilo. No Mais 1, Banda Nytro. 18 anos

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário