Colunas
No dia das bruxas, salve o Saci
Hoje é dia
- das bruxas
- da Reforma Protestante
- Mundial do comissário de voo
- Mundial e internacional da economia
- Mundial da poupança
- do saci
O dia
Hoje, 31, se completam 15 anos de um crime que chocou o país. A estudante Suzane Louise Von Richthofen matou com golpes de barras de ferro seus pais na casa onde moravam, em São Paulo. Seu namorado e o irmão dele participaram do crime, que foi motivado por uma suposta oposição do casal ao relacionamento da filha.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Brasil tem um roubo ou furto de veículo a cada minuto; Rio lidera ranking
- CO2 atinge recorde e iguala época quando a Terra era três graus mais quente
- Pirataria dá prejuízo de R$ 160 bilhões para sites de streaming
- Kevin Spacey assume homossexualidade após revelação de assédio há 30 anos
- São Paulo quer papo com Kaká no fim do ano para tratar de volta em 2018
Palavreando
A sobrevivência não é pelos anos, mas pela batalha de cada dia.
No dia das bruxas, salve o Saci
Hoje, 31, é Dia das Bruxas ou do Halloween. Festa de tradição celta, mas muito bem utilizada pelos Estados Unidos que espalha a cultura adaptada pelo mundo e também por aqui. Nada contra quem celebra a data. Porém, quero exaltar o riquíssimo folclore brasileiro. Diga-se de passagem, desde 2003, o 31 de outubro é também o dia do saci. O autor da lei que estipulou o dia, o deputado Chico Alencar, claramente, teve o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Travesso e brincalhão, o saci é uma figura que diz muito sobre o nosso povo e o encontro da valorização da cultura matriz, indígena com a influência dos africanos. Dois povos que penam na atual situação do Brasil e que precisam do devido reconhecimento como donos e herdeiros dessa terra. Como país plural que é, o saci também tem influência europeia. Para entender: a lenda originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil, tanto que o Internacional de Porto Alegre tem a figura como mascote.
Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo. Ganhou da mitologia europeia o gorrinho vermelho. Que as bruxas voem em suas vassouras, que as pessoas se fantasiem pelas festas por aí, mas que não nos esqueçamos desse moleque hilário que é o brasileiríssimo saci.
Matrícula rede estadual
Começa hoje, 31, o período de pré-matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas estaduais no ano letivo de 2018. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da secretaria no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário