NEM SÓ DE PÃO E CIRCO VIVERÁ O HOMEM

sábado, 31 de julho de 2010

O mês de julho é especialmente importante para a nossa região. Passada a Copa do Mundo e às vésperas de mais uma eleição, o morador de uma de nossas 12 cidades, assim como os turistas em férias, podem escolher entre diversas opções.

Só para se ter uma ideia, neste último fim de semana você podia escolher entre: a festa do padroeiro de Carmo, com César Menotti e Fabiano, entre outros. A exposição de Cordeiro, com NxZero e diversas outras atrações, que só termina no domingo, 25. Ou ainda, não só um, mas entre dois festivais de inverno que acontecem em Nova Friburgo, um da Prefeitura e outro do Sesc.

Todos ganham. A rede hoteleira, o comércio, os moradores locais, os políticos candidatos e não candidatos. A economia aquece e gira!

É quase um carnaval fora de época! Em vez das poucas roupas, temos os casacos e cachecóis. Em vez do samba, variados tipos de música para todos os gostos. Festa que faz esquecer nossas mazelas e até as promessas mais fascinantes. Sem querer rimar já rimando, é arte por toda parte, em todos os sentidos! Arte de viver, arte por prazer e arte mesmo, arteira para o bem e para o mal.

Essas diversas festas acontecendo ao mesmo tempo chamam a atenção para a total falta de planejamento e ação conjunta dos municípios que integram a nossa região. Enquanto maio passa em branco, se descarrega tudo em julho. A região não pode ser só atrativa e boa para os seus em apenas um mês do ano. Tem que ser boa para se viver e se divertir o ano todo, com cultura erudita e popular, com todo tipo de cultura, inclusive a inclusiva.

O que quero dizer é que o pão e o circo são importantes e necessários tanto quanto são importantes e necessários os buracos tapados, os impostos justos, as ruas seguras e a saúde atendendo bem na medida do possível. Sendo visto pelo estado aquele que não teve oportunidades, mas não em ver um grande show, isso também, mas que ele possa ser parte da cidade: projeto de presente e de futuro.

Não quero ser um chato como esses críticos de artes e concluo: de circo e pão viverá o homem, mas nem só de circo e pão o homem viverá e tudo só de uma vez se empanturrará até...

AUTOESCOLAS

Está ampliado pelo Detran o horário das aulas práticas de direção noturna. As autoescolas estão autorizadas a partir desta semana a aplicar as aulas das 18h30 às 22h. O novo horário está de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 20% das aulas práticas de direção sejam aplicadas à noite, e tem como objetivo facilitar a vida dos motoristas.

100% DE OCUPAÇÃO (1)

A rede hoteleira de Nova Friburgo está 100% ocupada. A boa fase do setor se deve, além das férias, aos festivais de inverno sediados na cidade. Atualmente, o município conta com a programação da Prefeitura e do Sesc. Os 125 hotéis e pousadas estão com 100% de ocupação.

100% DE OCUPAÇÃO (2)

O Convention Bureau de Nova Friburgo traçou um perfil dos turistas que a cidade recebe. Em sua maioria, eles têm mais de 35 anos, são casados, têm curso superior e possuem alto poder aquisitivo.

GASTRONOMIA

Vinte e cinco bares e restaurantes da cidade participam do 1º Festival Gastronômico de Inverno. O festival incrementa as atividades culturais dos festivais de inverno que acontecem até o dia 1º de agosto. Os bares e restaurantes oferecem um cardápio especail em reverência à estação.

CASO BRUNO

As lojas de material esportivo estão preocupadas com encalhes da camisa personalizada do ex-goleiro do Flamengo. O modelo, além do nome de Bruno, traz o autógrafo dele na parte da frente. Para driblar o problema, a Estilo Livre oferece, gratuitamente, através de uma técnica comum na capital fluminense, trocar o nome de Bruno abaixo do número 1 pelo nome de preferência do interessado, além da troca do autógrafo pelo personalizado do cliente.

PIS (1)

Começou o pagamento do PIS/PASEP. Trabalhadores com conta na Caixa já estão recebendo o abono. Para quem recebe o dinheiro extra pela folha de pagamento da empresa onde trabalha, recebe já na folha a ser paga no próximo pagamento. Para os demais, abono salarial começa a ser pago a partir de agosto, entre os dias 18 de agosto e 24 de novembro, começando pelos nascidos em julho e terminando pelos nascidos em junho.

PIS (2)

O abono salarial de um salário mínimo (R$ 510) é pago aos trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Também é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido até dois salários mínimos de média nesse período.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.