Não desista da democracia

quarta-feira, 03 de outubro de 2018


Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.

 

Hoje é dia

  • do petróleo brasileiro
  • Mundial do Dentista
  • Nacional das Abelhas
  • do profissional de organização

O dia

No dia 3 de outubro, quatro presidentes foram eleitos no Brasil. Getúlio Vargas em 1950, Juscelino Kubitschek em 1955, Jânio Quadros em 1960 e Fernando Henrique Cardoso, no seu primeiro mandato, em 1994.

Palavreando

“Se se tem caráter, tem-se também uma experiência típica própria, que sempre retorna”
(Friedrich Nietzsche)

Observando

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

  • Atos contra Bolsonaro despertam seis vezes mais curiosidade no Google do que as manifestações a favor do ex-capitão
  • Puxada por produtos derivados do petróleo, produção industrial cai 0,3% em agosto
  • Candidatos à presidência querem alterar reforma trabalhista de Temer
  • A partir de janeiro, polícia vai atirar para matar, afirma João Doria
  • Interiorização levou 1.518 imigrantes venezuelanos de Roraima a outros estados.

Não desista da democracia

A democracia não é perfeita porque nós não somos perfeitos. Mas não se engane, ela é o melhor caminho para acolher a todos. Em qualquer outro sistema, prevalecerá a imperfeição de um só grupo sob todas as outras pessoas. Em regimes antidemocráticos as diferenças não são toleradas. E dentro do seu grupo, você pode até não parecer diferente, mas acredite, você nunca será igual àqueles que chegarem ao poder com o intuito de suprimir a democracia.

A morte das democracias nem sempre ocorrem de forma visível, nem todas as democracias são sequestradas por atos de violência explícita, deposição de governos e implementação direta de ordem da força. No dia 11 de setembro de 1973, após meses de tensão política, jatos Hawker Hunter atravessaram os céus de Santiago, no Chile, para mergulharem sobre La Moneda, o palácio presidencial que ardeu em chamas, em poucas horas o presidente Allende, eleito três anos antes, estava morto. Começava a ditadura de Augusto Pinochet.

A estética daquela ruptura permitiu a todos compreenderem instantaneamente o fim da democracia no país. Mas nem sempre é assim que nossas liberdades são sequestradas. Hitler e Mussolini chegaram ao poder por meio de instrumentos democráticos, e depois disso implementaram seus projetos de poder e violência que até hoje deixam marcas pelo mundo.

Hoje, projetos autocráticos avançam, em diversos países, com candidaturas que concentram forças através da exclusão e do medo. Faltam quatro dias para as eleições, mas ainda há tempo para que o tempo não pare, não volte, não nos jogue mais uma vez no desespero de um silêncio profundo. Não desista da democracia.

Site do TSE informa locais de votação

Há poucos dias do primeiro turno das eleições, muita gente está em busca de informações, seja sobre os candidatos ou em relação aos procedimentos para votar. O local de votação é uma das dúvidas mais comuns entre os eleitores. Para obter informações corretas sobre suas respectivas seções, zonas eleitorais e endereços vá direto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para fazer a consulta. A opção está na página principal e para obter os detalhes específicos basta inserir o número do título de eleitor. Para quem esqueceu o registro do documento, uma alternativa é preencher o próprio nome, nome da mãe e data de nascimento. O sistema apresenta número do título, seção, zona, endereço e município.

Foto da galeria
Passeata dos 100 mil – movimento histórico contra a ditadura e a censura no Brasil
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.