Colunas
Nada vem fácil
Hoje é dia
- Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura
- Da Aviação de Busca e Salvamento
- Internacional de Combate ao Tráfico de Drogas
- do Metrologista
O dia
Em 26 de junho de 1945, delegados de 50 países assinaram a Carta das Nações Unidas em São Francisco, estabelecendo uma nova organização internacional com a finalidade de evitar novas guerras.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu:
- Árbitro da final da Rio-16 apitará a partida entre Brasil e Sérvia
- Bar no Rio oferece bebida grátis a cada queda de Neymar em jogo contra Sérvia
- Pesquisa mostra que só 2,4% dos jovens brasileiros querem ser professor
- Estudo estima em R$ 76 bilhões recursos para União concluir obras paradas
- Europeus chegam a acordo para criar nova força militar conjunta
Palavreando
As armadilhas do mundo se colocam a todo instante no caminho a fim de que embruteçamos no arbítrio de absolver ou condenar.
Nada vem fácil
A sina do Friburguense é também a sua maior emoção. Nada para o Friburguense vem fácil. Tem sido assim sua história teimosa em ser sempre mais complicada que o comum. Que assim seja, se o final for feliz!
Há seis jogos sem perder e numa campanha quase irretocável na Série B do Carioca, os comandados de Cadão seguem firme no sonho de recolocar o clube no seu devido lugar: a elite. A competição nem chegou à metade, mas a pontuação do tricolor já é próxima do que fez em todo o campeonato passado. Inegavelmente, a confiança aumenta na mesma proporção da esperança. Mas nada ainda foi conquistado, ainda que o caminho esteja pavimentado com suor de esforço coletivo.
A uma rodada para terminar o 1º turno, a liderança não é local seguro, ainda que confortável. O Frizão depende apenas de si no confronto com o vice-líder que também se classifica. O time pode até jogar por um empate diante do Tigres, fora de casa, para seguir às semifinais. Para terminar em primeiro lugar, precisa vencer se não quiser depender de qualquer outro resultado.
Ainda que seja o único que não é refém da matemática para conquistar o que quer, todos os cruzamentos devem ser considerados. Assim, importante ressaltar a grande vantagem que é terminar na primeira posição. Dá o mando de campo nas semifinais e também a vantagem do empate. Nesta semifinal, apenas três adversários são possíveis: Americano, América ou Barra da Tijuca. Todos os demais times do outro grupo não têm mais chances nesse turno.
Para terminar em primeiro e ter essa enorme vantagem, portanto é vencer e não se importar com nenhum outro jogo. Caso empate, tem que torcer para que o Duque de Caxias não vença o Olaria, fora de casa, por mais de três gols de diferença. Ou seja, o empate tem tudo para garantir o Frizão em primeiro. Caso seja derrotado pelo Tigres, o time perde a liderança, pois o confronto é direto. Mas ainda poderá se classificar na 2ª posição desde que o Duque de Caxias não vença o Olaria e o São Gonçalo não derrote o Serrano de goleada.
A diferença de saldo é de sete gols. Ou seja, para perder a vaga, só essa diferença enorme tira a classificação. Em resumo, a classificação tem tudo para acontecer. No entanto, o ideal é passar em primeiro, e, para isso, o empate tem tudo para colocar o Friburguense nas semifinais com a vantagem do mando de campo e ainda do empate.
A partir de agora, só tem decisão. A classificação está muito perto, mas como nada é fácil para o Friburguense é compreender essa sina, focar no resultado contra o Tigres e se preparar para a final seguinte antes da final do turno que antecede as finais que realmente interessam - aquelas que devolvem o Frizão ao seu lugar! Confuso, né? Resumo por etapas, com uma coisa de cada vez: vencer o Tigres e depois pensar no restante!
Futebol do interior
Com todos os times do Rio eliminados na Série D que já está na fase que determina os quatro que sobem para a Série C, o único time em atividade no Brasileiro é o Volta Redonda. O time vai mal das pernas na terceirona. É o último colocado da sua chave e caminha a passos largos para o rebaixamento. A oito rodadas do fim, está a quatro pontos da primeira equipe fora da zona do rebaixamento. O Volta Redonda vem com sequência de cinco derrotas.
Sesc
A nova direção do Sesc/Senac prossegue as mudanças e a retomada do seu foco para a educação e cultura no estado. Para tanto, assinou parceria para atuar nas escolas estaduais. Quase metade das escolas de todos as regiões fluminenses serão beneficiadas. As atividades serão feitas sempre no contraturno.
Atendimento odontológico
Essa parceria do Sesc com o estado vai permitir que os estudantes participem de oficinas de teatro, dança, audiovisual, música, literatura, circo, redação, vôlei, basquete, badminton, entre outras atividades artísticas, culturais e esportivas. Os alunos também terão acesso a espetáculos gratuitos realizados em unidades do Sesc Rio e do Senac, a tratamento odontológico básico e atividades de educação em saúde.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário