Colunas
MUROS
Dizem que é possível saber muito de um escritor mesmo sem conhecê-lo, pois as palavras que une acabam por decifrá-lo. O leitor acaba sendo uma espécie de divã, companheiro anônimo que se torna dele um desconhecido íntimo.
Estive com ele apenas uma ou duas vezes. Bate-papo rápido, mas era para mim como se o conhecesse bastante, afinal eu era dele um desconhecido íntimo. Sujeito animado, pra cima, visionário. Sarcástico sem ser ácido. Poético sem ser piegas. Um escritor único, um ator de presença, um cronista como poucos, um sujeito inigualável. As palavras ficavam mais afortunadas quando manuseadas por ele, transportadas por sua forma de uni-las, fazendo-as mais misteriosas, mais especiais e também mais felizes.
Muros era ponte, perdoem-me, Muros é ponte, pois suas junções de palavras se eternizarão mesmo escrevendo ele, agora, em outros universos.
Vá com fé, companheiro!
OUTRA COPA COMEÇA
A Copa do Mundo pode ser dividida em três momentos. O primeiro são as eliminatórias, em que são desclassificados os piores, restando 32 nações para o momento maior de congregação futebolística. Desde que passou para 32 participantes – já foram 16, até 1978, e 24, até 1994 –, os grandes, como Brasil, Itália, Alemanha e Argentina, não tiveram mais dificuldades em conseguir a classificação. Além deles, França, Inglaterra e Holanda também passaram a fulgurar entre os que dificilmente perdem seu lugar.
Depois das Eliminatórias vem a fase de grupo. O sorteio já aponta quem está com mais sorte, tanto nos três adversários que enfrentará, como nos cruzamentos que terá adiante. Perder um jogo não é o fim do mundo, assim como cair nos chamados grupos da morte não quer dizer que se morrerá, afinal as zebras são tão perigosas e desmoralizantes quanto os times mais competitivos.
Passada a fase de grupos, começa outra Copa: indigesta e saborosa, a do mata-mata, que mata o torcedor de emoção, que faz voltar para casa, que arranca socos no ar e também choro. Sempre haverá um sorrindo e outro chorando. Os dois lados da mesma moeda em um só jogo. E essa Copa se inicia a partir deste sábado, 26. Até a grande final, somente decisões. Tudo aquilo que foi feito nas eliminatórias, na fase de grupos não prestará mais. Empates com zebras, goleadas históricas, nada disso fará a menor diferença. Todos entram em pé de igualdade. Um erro pode ser fatal, uma falha pode ser pecado mortal. Todos terão 90 minutos. Talvez mais 30 de prorrogação. Talvez os pênaltis. Não há como fugir: um tem que seguir, outro tem que voltar para casa sem a glória que contemplará apenas uma nação, somente um povo, uma seleção! Das 16 que seguem, a metade, apenas uma delas terá a honra da glória! Vencerá as circunstâncias do jogo e uma circunstância pode mudar tudo! Independente de quem se enfrentará, será preciso transpassar. Não há escolha, quem quer ser campeão terá que eliminar um a um. É essa Copa que se inicia neste sábado e que só termina no dia 11. Prepare-se, porque não haverá mais como desperceber as bandeiras tremulando e os corações tremendo à espera da consagração final que, espera-se, consagre as cores verde e amarelo.
DEPÓSITO DE CARROS (1)
Para acabar com o problema da superlotação dos pátios da Polícia Rodoviária Estadual da região, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Militar firmaram um novo convênio, que determina um tempo máximo de 90 dias para os veículos apreendidos ficarem no depósito. Depois disso, o Código Brasileiro de Trânsito autoriza a realização de um leilão.
DEPÓSITO DE CARROS (2)
Só no posto de Theodoro de Oliveira são 115 veículos apreendidos que estão lá apodrecendo, sendo que alguns deles estão estacionados no local há mais de dez anos. Segundo o DER, a operação de retirada dos veículos já começou no estado e Nova Friburgo e Bom Jardim estão na programação para a retirada, mas ainda não foi decidido o local para onde os veículos serão levados, tampouco a organização do leilão dos mesmos.
COPA VÍDEO-GAME
Após sorteio, ficou definida com que seleção da Copa cada inscrito defenderá na 1ª Copa Game House Esportes TV Zoom, que dará ao campeão um aparelho X-Box Arcade. Os grupos e os confrontos obedecem a Copa real. Dessa forma, assim ficou definido:
África do Sul: Wyrá Lima. México: Jean de Freitas Ramos. Uruguai: Elison Nunes. França: Gabriel Martins.
Argentina: Diego Manhãs Freiman. Grécia: Rafael Careca. Coréia do Sul: Matheus Kramer Herdy. Nigéria: Vinicius Schwartz.
Inglaterra: Osmar Ferreira Júnior. EUA: Fabrício do Bor. Argélia: Welington dos Santos. Eslovênia: Daniel Frossard.
Alemanha: Rafael Moura. Austrália: Marcos Vinicius Portugal. Sérvia: Bruno da Rocha Cunha. Gana: Amauri Erthal.
Holanda: Igor Py. Dinamarca: Luiz Francisco Mielle. Japão: Elton da Silva Pinto. Camarões: Lucas de Freitas Ramos.
Itália: João Paulo Oliveira. Paraguai: Bernardo da Conceição Miranda. Eslováquia: Olivier. Nova Zelândia: Jean Chaves.
Brasil: Daniel Gouvêa. Portugal: Pablo Mozer de Pinto. Coréia do Norte: Kenny Lucas Bittencourt. Costa do Marfim: Douglas de Macedo.
Espanha: Thiago Villaça Cunha. Chile: Miguel Siqueira Pereira. Suíça: Guilherme Schwartz. Honduras: Cristian dos Santos
A competição começa neste sábado, 26, com todos os jogos da primeira fase. Já no sábado seguinte, 03 de julho, oitavas e quartas de final. No sábado, 10, semifinais, decisão do 3° lugar e final.
ENEM (1)
O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi antecipado e elas já podem ser feitas pelo site www.enem.inep.gov.br, até o dia 9 de julho. Para tanto, o aluno deve informar o próprio número de CPF. Quem ainda não tem o documento deve solicitá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
ENEM (2)
A taxa de inscrição deste ano é de R$ 35, sendo que alunos das escolas públicas estão isentos do pagamento, bem como quem comprovar baixa renda. Devem participar do Enem, alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio e aqueles que já tenham concluído o Ensino Médio e que pretendem ingressar no Ensino Superior. As provas acontecem em 6 e 7 de novembro.
REPASSES ESTADUAIS (1)
O governador Sérgio Cabral determinou que seja feito o acerto de contas com os municípios em relação à parte que lhes cabe do que foi arrecadado com multas e juros de ICMS e IPVA em 2010 e também no período de 2004 a 2009. Os recursos começam a ser repassados já em julho.
REPASSES ESTADUAIS (2)
Todos os municípios têm direito ao repasse de 25% do ICMS e 50% do IPVA dos valores pagos pelos contribuintes. Porém, os valores cobrados de juros e multas não eram repassados pelo estado. O pagamento integral se dará em cinco anos. Serão depositadas em julho as parcelas referentes ao período de janeiro a abril de 2010, e em agosto, os recursos referentes ao período de maio a julho. As parcelas seguintes entrarão no fluxo normal de repasse aos municípios.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário