Colunas
Mulheres vão definir os rumos da eleição
Pelos próximos meses, a jornalista Laiane Tavares assina a coluna no lugar do titular Wanderson Nogueira. A Justiça Eleitoral determina que candidatos nas Eleições 2018 não podem apresentar, participar ou dar nome a programas de rádio e TV. A regra não se aplica aos órgãos impressos. Mesmo assim, o colunista e A VOZ DA SERRA, em comum acordo, optaram pela alteração neste período. Wanderson Nogueira volta a assinar o Observatório em outubro, após o período eleitoral.
Hoje é dia
- do filósofo
O dia
Em 16 de agosto de 1793, a arquiduquesa da Áustria e rainha da França, Maria Antonieta, de 38 anos, foi guilhotinada. Ela e o marido, o rei Luiz XVI, foram condenados pelos revolucionários franceses. Enquanto o reino passava por uma grave crise econômica com escassez de alimentos para a população, o rei e a rainha mantinham um estilo de vida extravagante.
Palavreando
“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.”
(Machado de Assis)
Observando
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Alckmin depõe sobre repasse de R$10 milhões da Odebrecht para sua campanha
- Cerca de 1,8 milhão de eleitores vivem em áreas dominadas pelo crime organizado no Rio
- Alemanha cria terceira opção de gênero para identificação oficial
- Monge budista chinês acusado de abusos sexuais renuncia ao cargo
- Facebook derruba rede de “engajamento falso” mantida por brasileiros
Mulheres vão definir os rumos da eleição
Foi dada a largada para as eleições gerais deste ano. As campanhas já estão nas ruas e os debates sobre o tema tendem a tomar conta de nossas rotinas durante os próximos dias. Diferente de eleições passadas onde a disputa, desde o início, se desenhava em torno da polarização PT x PSDB, dessa vez a indefinição do cenário tem sido a única certeza.
E entre as muitas incertezas que permeiam a disputa, está o voto feminino, 80% deste eleitorado chega ao início da campanha sem saber em quem votar, ou até se irão votar. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, que destaca ainda as prioridades desse eleitorado. Diferente dos homens, que disseram ser a corrupção o maior problema do Brasil, o levantamento apontou que as mulheres estão mais interessadas na qualidade dos serviços públicos. Para elas o descaso com a saúde é o problema principal do país.
Além disso, pesquisadores indicam que o voto de uma família é mais influenciado pelas mulheres do que pelos homens. Dica: quem deseja sair vitorioso das Eleições 2018 vai ter que ouvir a nossa voz. E uma coisa já posso adiantar, nós, mulheres, estamos mais preocupadas com a qualidade de vida do que com as polêmicas.
Como grande parte das funções de um lar ainda recai sobre nós, por uma questão estrutural que também precisa ser modificada, estamos mais atentas às necessidades básicas do dia a dia, e sabemos que as coisas não vão bem. Ouvimos as propostas buscando soluções.
Nossa indecisão não é fruto de não sabermos o que queremos, ao contrário, sabemos muito bem o que queremos. Nós lidamos diariamente com a falta dessas necessidades. Nossa indecisão está diretamente ligada à insatisfação com o que nos tem sido oferecido.
Nessa eleição, para conquistar o voto feminino o nível vai ter que subir. Esqueçam as polêmicas infundadas, as iniciativas depreciativas com a concorrência, e todos os sorrisos vazios, porque nós queremos saber é de política pública de qualidade e resoluções de médio prazo para resolver esta grande bagunça nacional.
Se os rumos da eleição em curso forem finalmente definidos pelas nossas prioridades, é para comemorar! O Brasil terá enfim uma nova chance.
Debate entre candidatos a governador
Hoje, 16, às 22h, a Rede Bandeirantes vai realizar o primeiro debate entre candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro. Confirmaram a participação: o senador Romário (Podemos); o deputado estadual Pedro Fernandes (PDT); o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM); Índio da Costa (PSD); Márcia Tiburi (PT); Wilson José Witzel (PSC); o vereador Tarcísio Mota (Psol); e o ex-governador Anthony Garotinho (PRP). Os candidatos do Partido Novo, Marcelo Trindade, e do PSTU, Dayse Oliveira, ficam de fora porque as coligações não somam cinco representantes no Congresso, como prevê a legislação eleitoral.
Dinâmica do debate
No debate haverá interação entre eleitores e candidatos. Durante quatro blocos, os candidatos vão responder questionamentos feitos pelas redes sociais, além de trocarem perguntas entre si com temas livres. No fim, eles terão um minuto para dizer qual será o primeiro ato caso sejam eleitos. O público poderá fazer perguntas utilizando a hashtag #DebateBandRio, no Twitter. Além da TV Band, o debate será transmitido na Rádio BandNews FM e no Facebook da Band Rio e da BandNews FM.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário