Mudanças no Carioca agradam Frizão

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Mudanças no Carioca agradam Frizão

A diretoria de futebol do Frizão participou do arbitral da Fferj na última segunda-feira, 21, aprovando as medidas sugeridas pela Federação, como o fim da seletiva. Com as mudanças, o clube se vê aliviado de já ter subido esse ano, mas também se vê na obrigação de apostar alto para subir para a fase principal que derrubava dois e agora só rebaixará um time para a seletiva. O mesmo ocorre no descenso de divisão. Apenas um time cairá e já disputará neste ano mesmo a segundona.

Subiu na hora certa

Mais do que isso, para o ano que vem, na prática ninguém sobe para a elite. É que a partir de 2021, a segundona (apesar de não receber esse nome) será completamente reformulada. A atual vira, em tese, terceira. Para tanto, os seis primeiros da segundona 2020 subirão para essa nova segundona. Em 2021 ainda haverá seletiva com apenas cinco times, os quatro que sobrarem desse ano mais o último da fase principal.

Rebaixamento ficou mais difícil

Sim, é bastante confuso. O que precisamos saber é que o ideal é que o Friburguense avance da seletiva para a fase principal e que lá não seja o último. Dessa forma se assegura na elite, escapando dessa seletiva ou da nova segundona. O pior dos cenários é ser o último da seletiva e disputar a última segundona do atual modelo em que seis times subirão sem subir. Apenas irão para a nova segundona. Quem não subir fica numa espécie de terceirona.      

Nova segundona

A nova segunda divisão terá cota de TV e será nos mesmos moldes da elite. Com 12 clubes divididos em dois grupos, com turno e returno. Apenas um subirá, enquanto apenas um cairá. Por isso, quem estiver na fase principal desse ano pode ter vida longa na elite. Mas quem estiver embaixo, dificilmente chegará a disputar com os quatro grandes. Ou seja, é o paraíso para quem estiver na fase principal, o purgatório para quem tiver uma nova chance na seletiva de 2021 e o inferno para quem não estiver.

Time forte

A montagem do elenco para a seletiva está em curso, com diversas tratativas simultâneas. Os contatos já foram iniciados e muitos jogadores devem chegar, especialmente vindos da segundona.

Sócio torcedor

Mas o trabalho mais árduo é o financeiro. Após tentar esse ano, mas não evoluir, o programa de sócio torcedor vem sendo pensado e pode ser lançado antes do início do Estadual. O programa do tricolor deve ter características de um clube de vantagens, incluindo compras no comércio local.

Sem patrocínio

A procura por um patrocinador master para as camisas é prioritária. Em um campeonato mais atrativo, a classificação para a fase com os grandes é considerada vital para o objetivo. No entanto, o clube não pode esperar e essa receita é tida como essencial. Mesmo recebendo a cota de TV, que dá um alívio no caixa, a mesma não é suficiente para arcar com as despesas e as dívidas que estão pelo caminho.

Mais jogos em casa

A diretoria do clube avaliou como positiva a tabela da seletiva. O Friburguense é um dos times que mais faz jogos em casa, três. Também não faz sequência alguma de partidas fora de casa. Estrear fora de casa também foi visto de forma positiva, assim como jogar as duas últimas rodadas em seus domínios.

Invicto

Vale ressaltar que o Friburguense terminou a segundona invicto no Eduardo Guinle. Mas também se mostrou um visitante de peso, especialmente nas partidas decisivas. Na temporada 2019, o time teve apenas uma derrota em casa, 1 a 0 para o Maricá, na fatídica e precoce eliminação na Copa Rio.

Vantagem de campeão

Por falar em Copa Rio, por ter sido campeão da Série B, o Friburguense estreia direto nas oitavas de final. Ter sido campeão foi de extrema importância. O time também faz mais jogos em casa na seletiva. O vice, América, apenas duas.

Vagas na Copa do Brasil

E tem mais novidades no Estadual desse ano que favorece aos pequenos. O melhor time, exceto os quatro grandes, será campeão da Taça Independência e garantirá vaga na Copa do Brasil 2021. Os quatro melhores pequenos, exceto o campeão da Independência, disputarão o Torneio Extra, cujo campeão também garantirá vaga na Copa do Brasil de 2021.

Série D do Brasileiro

Os dois melhores times, excluídos os quatro grandes e o Volta Redonda que disputa a Série C do Brasileiro, garantirão vagas para o Brasileiro da Série D 2020 que terá novo formato a partir do ano que vem. Grupos de oito, com os quatro primeiros se classificando.        

Carnaval 2020

A Alunão escolhe seu samba neste sábado, 26, para o Carnaval 2020. Com o enredo sobre a Estrada Real, cinco obras estão na grande final. Enquanto isso, a Vilage apresenta o seu samba para a busca pelo bicampeonato. Apostando no cinema, a verde e branco faz grande festa no próximo domingo, 27, em sua quadra.

Palavreando

“A vida insiste em se teimar inacabada. Quem dera pudesse a vida ter mais tempo.”.

Foto da galeria
A Alunos do Samba faz grande campanha para a escolha do seu samba-enredo para o Carnaval 2020. A final conta com cinco das oito obras inscritas. Através das hastags com frases marcantes dos concorrentes, a agremiação de Conselheiro Paulino faz o chamado para definir o seu hino.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.